Salar de Atacama: Laguna Cejar e Ojos del Salar em San Pedro de Atacama

10 de setembro de 2015 – tarde (Salar de Atacama)

Depois do almoço, fomos fazer o passeio ao Salar de Atacama e Lagunas Cejar com o pessoal da Maxim Experience. O guia que nos levou foi o maluquinho do Estefano, atrapalhado e confuso, mas bem divertido. Há 6 anos atrás tínhamos ido a esse salar, mas erroneamente achava que era o Salar Tara, inclusive publiquei isso aqui no blog. Agora sei que é o Salar de Atacama.

Laguna Cejar

Para nadar na Laguna Cejar (ou Cejas), agora tem que pagar uma salgada taxa (antigamente o acesso era gratuito) de PC$ 15.000 (cerca de R$ 90,00). Sinceramente não sei se vale a pena… No nosso caso, como a gente pagou tudo adiantado, o valor da entrada estava diluído no valor do pacote que pagamos à agência.

Agora o local conta com vestiários e chuveiros com água doce, bem diferente de quando viemos aqui na primeira vez que tivemos que tirar a água salgada do corpo com uma caneca. Notamos que a quantidade de sal da laguna está bem inferior e que em sua borda não se formam mais os cristais que encontramos antigamente. De novo, é o preço do progresso e turismo da região.

Laguna Cejar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficamos lá cerca de 1:30h e claro que não resisti ao mergulho na laguna considerada mais salgada que o Mar Morto.

Ojos del Salar

Saímos dali e fomos aos Ojos del Salar e me deparei com a notícia que no mês passado um brasileiro deixou sua camionete cair dentro de um dos ‘ojos’. Aff!!!! Não preciso dizer nada.

Ojos del Salar

 

 

 

Laguna Tebinquiche

Depois seguimos para a Laguna Tebinquiche para ver o pôr do Sol magnífico nas suas margens . Lá o guia nos presenteou com um ótimo lanche, com direito a um Pisco Sour e tudo!

Laguna Tebinquiche

 

 

 

 

 

 

 

 

Sal a flor da terra

Voltamos a cidade já de noite e fomos jantar no Restaurante La Pica’da del Indio, um ótimo restaurante, com porções bem servidas, gostosas e baratas. Vale a pena! Voltamos ao Hotel Dunas e fomos descansar.

Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:

Terremoto em Calama

Cerro Toco (5.640m)

Trekking Guatin e Terma de Puritama

Salar Tara

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

Laguna Cejar e Ojos del Salar

Geiser El Tatio

Valle de la Luna

Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris

Chegando em San Pedro de Atacama

Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *