Salar Tara em San Pedro de Atacama

12 de setembro de 2015 (Salar Tara)

A saída do passeio de hoje foi as 8:00h sendo assim conseguimos tomar o café maravilhoso do Hotel Dunas. No horário, o guia Oscar da Maxim Experience veio nos buscar numa van para o passeio de hoje: Salar Tara (4.300 m altitude).

Humedal de Quepiaco

Saindo de San Pedro de Atacama pela Ruta 27, pegamos a estrada que vai tanto para o Salar de Uyuni na Bolívia, bem como o Paso Jama com a Argentina.
Nossa primeira parada foi para tomar um delicioso café da manhã no Humedal de Quepiaco. Estava incrivelmente frio!

Monjes de la Pacana

Depois seguimos para os ‘Monjes de la Pacana’, um local de formações rochosas isoladas no deserto, formadas pela erosão dos ventos. Local muito bonito para fotos. Caminhe entre as esculturas para apreciar as formações, que ora se parecem com monges, ora se parecem com dinossauros.

Las Catedrales

Continuamos, agora fora da estrada, por um rípio de deserto até chegar nas ‘Las Catedrales’, paredões rochosos muito parecidos com os que visitamos em Talampaya na Argentina, e que se parecem realmente com catedrais de pedras.

Salar Tara

E lá do alto das catedrais pudemos avistar o lindo Salar Tara. Descemos até ele a pé, mas a opção foi nossa, pois a maioria dos outros turistas desceram de van. O frio que passamos nesse trecho vale a pena quando a compensação é a vista que tivemos lá do alto.

O guia nos preparou um almoço incrível! Macarrão, frango e salada, acompanhado de vinho e sucos. Verdadeiro banquete em pleno deserto!

Almoço no Salar Tara

Depois seguimos para um local próximo dali, entre os paredões das Catedrais e a vista mais uma vez foi ímpar. No local havia um derrame de Pedra Pomes, muito parecida com as Piedras Pomes que visitamos na Argentina, mas aqui numa proporção bem menor e de coloração amarelada.

Voltamos a San Pedro no final da tarde e demos uma paradinha ao lado do Vulcão Lincancabur para tirar umas fotografias.

Vulcão Lincancabur

Já em San Pedro fomos jantar na El Charrua Pizzaria e gostamos muito. Voltamos ao hotel e fomos descansar.