Trilha para Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros

27 de dezembro de 2015 (Mirante da Janela)

Chegando na Chapada dos Veadeiros

Chegamos em Brasília e pegamos nosso transfer (3 h de estrada) até Alto Paraíso de Goiás. Contratamos o transfer e todas as outras aventuras dos próximos dias com nossos amigos da Alternativas Ecoturismo, que conhecemos desde 2010 e gostamos muito de seus serviços (em 2010 conhecemos os passeios tradicionais da Chapada dos Veadeiros e em 2013 fizemos a Jalapada, de 4×4 desde a Chapada dos Veadeiros até o Jalapão).

Chegando em Alto Paraíso de Goiás fomos fazer o check in na Pousada Calliandra (simples, mas com um ótimo café da manhã) e à noite fomos jantar no Vendinha 1961, uma ótima opção na cidade.


28 de dezembro de 2015

Cachoeira dos Abismo

Depois do ótimo café da manhã na Pousada Calliandra o guia Deni veio nos buscar para a grande aventura de hoje: Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela (16 km).

A trilha começa 800 m antes da entrada principal do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros em São Jorge. Inicia-se com uma estradinha de terra de 2 km com leve subida. Ao chegar ao estacionamento há uma escultura com um enorme cristal de quartzo e dois troncos de árvores caídos, ótimo local para recarregar energias.

Estrada para a Cachoeira do Abismo e Mirante Janela

Mirante do Areião

Já na trilha descemos até a propriedade sede para registrar nossos nomes no livro e pagar a entrada (R$ 10,00 por pessoa). Continuamos descendo até chegar em um lindo mirante.

 

 

 

 

 

Logo após o mirante descemos até a Cachoeira do Abismo, que infelizmente estava quase sem água devido a falta de chuva dos últimos dias.

 

 

 

 

 

Cachoeira do Abismo quase seca…

Mirante da Janela

Descemos a ladeira até o vale. Essa descida deve ser feita com cautela, já que o trecho tem pedras e degraus altos. Há corrimão. Essa descida dura cerca de 30 minutos. No vale andamos no plano por uns 15 minutos até chegar a subida para o Mirante da Janela (cerca de 100 m de desnível).

 

 

 

 

 

Confesso que essa subida foi a mais difícil dos últimos anos. Estava um sol forte e eu estava a 3 semanas fazendo uma restrição de carboidratos (preciso emagrecer um pouco para encarar o Nevado Pisco – 5.752 m de altitude – no Peru agora em julho). A restrição a carboidratos simples (grãos, massas, farinhas e vegetais do grupo C) me deixa com pouca energia de explosão, que interfere na hora das subidas. Nada como uma bala e uma bananinha passa possa suprir…
Lá em cima a vista é linda! Vale cada gota de suor!

 

Vista do Mirante

 

 

 

 

Quando pensamos que aquela vista era a janela, o guia nos presenteou com a verdadeira janela! Um pouco abaixo do mirante há uma formação de pedras que se encaixaram perfeitamente numa ‘janela’ triangular. Incrível!

Vista do Mirante da Janela

 

 

Lanchamos e descemos. Na subida do paredão do Abismo, como o sol não estava sob nossas cabeças, subi melhor, apesar dele ser mais íngreme que a subida da Janela. Chegamos na Cachoeira do Abismo e tomamos um merecido banho!

 

 

 

 

 

Cachoeira do Abismo

 

 

Continuamos a subir até a propriedade sede e dali até a estrada. Fomos andando até nosso local de almoço no Restaurante da Nenzinha em São Jorge. Ótimo almoço!

Voltamos a Alto Paraíso, tomamos banho e de noite saímos para jantar no Restaurante Cravo e Canela. Ótimas comidas vegetarianas e veganas.

Veja o que tem mais para fazer na Chapada dos Veadeiros:

Cachoeira Das Loquinhas
Ponte de Pedra
Cachoeira Macaquinhos
Sertão Zen
Catarata dos Couros
Cachoeira Santa Bárbara e Poço Encantado
Cachoeira Santa Bárbara
Parque Nacional: Trilha dos Cânions
Fazenda São Bento e Almecegas
Vale da Lua e Fazenda Raizama
Parque Nacional: Trilha dos Saltos
Cachoeira Cristal

3 comentários sobre “Trilha para Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *