Ponte de Pedra na Chapada dos Veadeiros

02 de janeiro de 2016 (Ponte de Pedra)

Depois do café da manhã na Pousada Calliandra, os guias da Alternativas Ecoturismo vieram nos buscar para a trilha de hoje: Ponte de Pedra em Cavalcante.
Antes passamos na Feirinha de produtos orgânicos, vegetarianos e veganos que tem todos os sábados em Alto Paraíso e foi lá que conheci a ‘comida viva‘, uma técnica de fazer alimentos que além de saudável é gostoso.

Chegando em Cavalcante fomos a pousada Vale das Araras pegar nossa autorização para fazer a trilha, pois o local passa por dentro de uma propriedade particular e é necessário pagar R$ 10,00 por pessoa. A pousada Vale das Araras foi a mesma que ficamos em 2013 quando fomos pela primeira vez a Cachoeira Santa Bárbara.

Início da caminhada

Depois seguimos mais alguns quilômetros de estrada de chão e chegamos na Fazenda Renascer, local de início da trilha. Caminhamos por uma estrada antiga por 45 minutos, cruzamos um rio e logo em seguida o primeiro subidão. Levamos 1 hora para subir esse trecho, que fica no meio da mata e por isso é bem mais fresquinho. Depois andamos mais 1 hora em nível no cerrado de altitude.

Trilha para a Ponte de Pedra

 

 

 

 

 

 

 

Chegamos na Ponte de Pedra e fiquei chocada com a sua altura. São quase 30 metros de vão onde o rio São Domingos passa por baixo. A Ponte de Pedra fica no limite da área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, chamado Calha Norte do Parque Nacional. Após a Ponte de Pedra o rio São Domingos cai numa linda cascata (de quase 100 m) e passa por um cânion estreito que só pode ser observado dos mirantes.

Ponte de Pedra

 

 

Depois de uma pausa para o lanche, subimos, ou melhor, ‘escalaminhamos’ até os mirantes, onde pudemos avistar a cascata, o cânion do rio São Domingos,  a Serra Santana e Vão do Paranã, uma vista deslumbrante de encostas rochosas e paredões. Fiquei impressionada com a revoada das andorinhas que davam rasantes sobre nossas cabeças e uma algazarra incrível. De arrepiar!

Vista do Mirante da Ponte de Pedra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o tempo estava fechando e uma forte chuva estava por vir, resolvemos voltar. Mas antes nos refrescamos no rio São Domingos!
Descemos em 1:40h, e não pegamos a chuva que se armou no céu!

 

Cachoeira do rio São Domingos

 

 

 

Parada para o banho

 

 

 

 

 

 

Jantamos no centrinho de Cavalcante, voltamos a Alto Paraíso de Goiás e fomos descansar.

 

Veja o que tem mais para fazer na Chapada dos Veadeiros:

Cachoeira Das Loquinhas
Ponte de Pedra
Cachoeira Macaquinhos
Sertão Zen
Catarata dos Couros
Cachoeira Santa Bárbara e Poço Encantado
Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cachoeira Santa Bárbara
Parque Nacional: Trilha dos Cânions
Fazenda São Bento e Almecegas
Vale da Lua e Fazenda Raizama
Parque Nacional: Trilha dos Saltos
Cachoeira Cristal

 

2 comentários sobre “Ponte de Pedra na Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *