Pico do Tira Chapéu no PARNA Serra da Bocaina

07 de fevereiro de 2016

Parque Nacional Serra da Bocaina

No dia anterior chegamos em Cachoeira Paulista e ficamos na Pousada Maria Porta do Céu, onde pernoitamos com os novos amigos dessa aventura.
Logo cedinho, depois do café da manhã os guias da Mantiqueira Expedições vieram nos buscar para nos levar até São José do Barreiro, na Pousada Lageado, porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Bocaina.

Ao chegarmos na Pousada Lageado montamos o acampamento e antes das 10 horas da manhã já estávamos no início da trilha para o Pico Tira Chapéu (2088 m), ponto culminante do PARNA Serra da Bocaina. O local de camping é ótimo, plano e lindo. O gramado abaixo da grande árvore é nostálgico e tranquilo.

Camping Pousada Lageado

 

 

Início da trilha

Iniciamos a caminhada pela mesma estrada que dá acesso ao PARNA Serra da Bocaina, onde muitos aventureiros seguem para a Trilha do Ouro, que se inicia aqui e termina em Mambucaba, no Rio de Janeiro. Em breve faremos essa trilha. Logo em seguida saímos da estrada principal e caminhamos por uma estrada de terra mais simples por quase 40 minutos.

Estrada de acesso ao PARNA Serra da Bocaina

 

Trilha para o Pico Tira Chapéu

Até então subidinhas suaves. Depois da segunda porteira começa as grandes subidas! Logo de primeira uma que levamos quase 1 hora para subir. Estávamos num ritmo ótimo, apesar do grupo ser bem heterogêneo. Na verdade eu que travei o ritmo da turma, já que meu forte não são subidas íngremes. Mas estávamos dentro do tempo previsto pelo guia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois desse subidão veio a parte em nível (20 minutos). A vegetação é baixa e tivemos muita sorte em não ter sol forte sobre nossas cabeças. Imagino essa subida debaixo de um sol escaldante… Seria mil vezes pior! Na trilha não há acesso a água, por isso leve toda água que necessitará. Eu carregava 3 litros de água e confesso que bebi tudo! Com sol, provavelmente eu ficaria desidratada…

 

Pico Tira Chapéu a direita na foto

Nessa trilha há algumas áreas de mata, onde podemos nos refrescar e descansar. São áreas curtas e logo vem campo aberto novamente. As paisagens da serra ao redor são lindas e vemos ao longe a estrada de onde partimos. O desnível total dessa trilha é de 388 m, distribuídos em 8 km (ida). Parece pouco, mas as subidas são íngremes e só percebi isso quando começamos a descer…

 

A última grande subida durou cerca de 40 minutos, no meu ritmo. Boa parte do grupo avançou e fez em um tempo menor. O tempo começou a fechar e eu estava a espera de descargas elétricas. Felizmente não ocorreram. Meu maior medo, depois da nossa experiência com raios em Bonito MS.

No cume do Pico Tira Chapéu

Tiramos muitas fotos, lanchamos e ficamos por lá cerca de 1 hora. Levamos um total de 3 horas para subir, uma média razoável segundo o guia.

 

 

 

 

 

Cume do Pico Tira Chapéu (2088 m)

A descida foi bem mais rápida, apesar da atenção maior aos joelhos e degraus da trilha. Levamos cerca de 2 horas. O mais gostoso foi ao final da trilha se refrescar nas águas geladas de um riacho que cruzamos logo ao final dessa trilha.

 

 

 

Chegamos ao camping, tomamos um merecido banho quente, e fomos jantar na Pousada Lageado! Ai, ai, que delícia de comida! Pode repetir? Sim!!!! Comemos a vontade uma das mais bem temperadas comidas caseiras da região… Como começou a chover, nossa fogueira e luau foi por água abaixo. A turma ainda ficou na cantoria até tarde, mas nós fomos descansar na barraca, pois no dia seguinte tinha mais…

Veja por onde mais a gente andou na Serra da Bocaina:

Cachoeira Santo Isidro

Pico do Tira Chapéu

6 comentários sobre “Pico do Tira Chapéu no PARNA Serra da Bocaina

  1. Isabela

    Conheci este blog hoje e gostei muito!
    Acho que vou encontrar muitas dicas daqui para as minhas próximas trilhas.
    Obrigada por compartilhar as histórias e dicas.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Isabela!
      Que bom que nos encontrou, rs!
      Espero que nossos relatos a ajudem a escolher o próximo destino e se divertir muito!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *