Budapeste, a capital da Hungria – parques, castelos e vista noturna

08 de março de 2016

Chegando em Budapeste

Logo cedinho fomos para o Aeroporto Ciampino em Roma para pegar nosso voo da Ryanair para Budapeste na Hungria. Estrangeiros precisam passar no guichê da companhia aérea para notificar a saída da Itália, mesmo o voo sendo entre países da União Européia. O voo levou aproximadamente 2 horas. Fomos em 2 casais, nós e o casal da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações.

Chegamos no Aeroporto de Budapeste (Ferenc Liszt) às 9 da manhã e logo no desembarque fomos ao guichê para comprar nossos passes com direito a trem, tram e ônibus. Compramos o passe familiar, para até 5 pessoas por 24 h, por 3.300 Florim Húngaro (cerca de 11 Euros). Mesmo estando em 4 pessoas o valor desse ticket familiar valia a pena que comprar individual.

Dali fomos direto ao nosso ‘hotel’ Senator Apartaments. Como o check in do apartamento era só as 15h, deixamos as malas na recepção e fomos passear pela cidade. Primeiro fomos direto a estação ferroviária Keleti para comprar nossas passagens de trem para Zagreb para dali a 2 dias (33 Euros por pessoa). Compramos pela MAV.

Estação Ferroviária Keleti

Parque da Cidade  – Városliget

Fizemos uma caminhada de aproximadamente 10 quadras até o Parque da Cidade.  As árvores totalmente sem folhas e o dia nublado só nos provavam que estávamos no final do inverno. Fazia uns 5 a 8ºC.  Pelas ruas pude observar que as construções são cinzas e frias. Em momentos parecia que estávamos andando num set de filmagens da Segunda Guerra Mundial. Ruas vazias, pessoas apressadas… O cenário estava lindo!

 

 

Parque Városliget

Praça dos Heróis

Andamos por dentro do parque e chegamos na Praça do Heróis, uma construção de 1929 com várias figuras importantes da história da Hungria. Ao lado o Museu de Belas Artes de Budapeste.

Praça dos Heróis
Museu de Belas Artes de Budapeste

 Castelo Vajdahunyad

Do outro lado da avenida de frente ao Monumento dos Heróis fica os jardins e o Castelo Vajdahunyad, uma construção feita em 1897, em comemoração aos mil anos da Hungria. O que mais me impressionou foram os diversos tipos de construções (romana, gótica e barroca) em um mesmo espaço. A igreja no estilo romano é linda e valeu muito a pena a visita! Hoje o local é o Museu da Agricultura da Hungria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoçamos um delicioso Kebab (com muita páprica, eu disse muita páprica…) em um lugar qualquer pelas ruas da cidade. Aliás, descobri que gosto de páprica!!!!! 😉
Voltamos ao Senator Apartments e fizemos nosso check in. Que apartamento lindo!!!!! Um quarto, sala, cozinha e banheiro novinhos! Como estávamos em 2 casais, ficamos com o sofá-cama na sala, super confortável.

Margens do Rio Danúbio a noite

No início da noite voltamos a caminhar pela cidade e tudo que achei de Budapeste de dia (cinza e fria) mudou instantaneamente. De noite Budapeste é incrivelmente linda! A iluminação na orla do Rio Danúbio (sim, da música Danúbio Azul, que de azul não tem nada) tanto do lado de Buda como de Peste (sim!!!! São duas cidades separadas pelo Rio Danúbio) é quente e alegre! Quem diria…

 

Castelo de Buda
Ponte Széchenyi Lánchíd

 

Igreja Matthias
Ponte Széchenyi Lánchíd

Atravessamos a ponte Széchenyi Lánchíd a pé (de Peste para Buda), pegamos o ‘Funicular da Colina do Castelo’ (1.200 Florim Húngaro, cerca de 4 Euros) e subimos até o Castelo de Buda. Lá em cima a vista é tão linda quanto do outro lado do rio. Caminhamos até a incrível Igreja Matthias (Nossa Senhora de Buda), uma das construções góticas mais lindas que já vi. Construída originalmente em 1015, mas destruída em 1241 pelos mongóis. A construção atual foi inaugurada na segunda metade do século 13. Imagino a vista daqui de cima no entardecer…

Castelo de Buda

 

Arco decorativo na entrada do túnel

 

Do alto da colina do Castelo de Buda

 

Parlamento Húngaro visto do Castelo de Buda

 

 

Igreja Matthias

 

 

 

Infelizmente a igreja estava fechada… Mas a emoção de vê-la por fora foi tão intensa que valeu a pena!

Voltamos ao apartamento, compramos lanches para nosso jantar e café da manhã (mais uma vantagem em ficar em um apartamento ao invés de hotel) e fomos descansar…

2 comentários sobre “Budapeste, a capital da Hungria – parques, castelos e vista noturna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *