Budapeste (Hungria) a Zagreb (Croácia) de trem

10 de março de 2016

Últimas horas em Budapeste

Acordamos, fizemos e tomamos nosso próprio café da manhã no Senator Apartaments e logo em seguida fizemos o check out do hotel. Pudemos deixar nossas mochilas e malas na recepção, pois nosso trem sairia só no início da tarde para Zagreb, Croácia. Estávamos eu, o Elio e o casal da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações.

Fomos até a Basílica São Estevão a pé mesmo, já que era próximo ao hotel. Linda! Por dentro há muito ouro e ostentação. As torres se elevam até aos 96 m de altura, construção Neoclássica de 1868. Há ainda uma múmia do Rei Estevão I da Hungria. É a múmia de uma de suas mãos. Vários romeiros vão até o local ver essa relíquia.

Basílica São Estevão, Budapeste

 

1018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Múmia da mão do Rei Estevão I

 

Depois fomos até a Grande Sinagoga de Budapeste, mas ficamos só do lado de fora. A entrada estava 10 Euros por pessoa. É uma construção de 1859 no estilo Romântico com detalhes Bizantinos.

Grande Sinagoga de Budapeste

 

Em seguida fomos até a Ópera Estatal Húngara, construção de 1884, em estilo Barroco e Neorrenascentista. Visitamos só por fora.

Ópera Estatal Húngara

 

 

Budapeste a Zagreb de trem

No início da tarde fomos até a Estação Ferroviária Keleti onde pegamos nosso trem a Zagreb. Foram 6 horas de trem, um dos trechos mais longos dessa viagem. Passamos pela zona rural da Hungria e o que mais me impressionou foi a simplicidade do povo do campo. Sítios pequenos e bem organizados. Como era final de inverno, escureceu super cedo e o restante da viagem foi na escuridão.

 

Chegamos em Zagreb às 20:45h e fomos direto ao Hostel Chic, bem próximo (3 quadras) da Estação de trem Glavni Kolodvor. Ótimo hostel.

Saímos para jantar no centro de Zagreb. Jantamos no Wok Burguer deliciosos pratos com massa. Estava bem frio… Mas nos agasalhamos bem e deu para curtir um pouco a noite. As ruas estavam vazias. Voltamos ao hostel e fomos descansar.

Impressões de Budapeste:
A cidade é totalmente diferente a noite. As cores da iluminação noturna das pontes que ligam Buda a Peste e dos palácios, igrejas e Parlamento são incrivelmente belas. O povo é muito fechado, fala pouco, ri pouco. As crianças nas praças brincam sem empolgação e a sensação que temos é que o povo é triste e extremamente rígido. Alguns estabelecimentos ainda tem quadros e adesivos do Comunismo. As construções são antigas e cinzas. Não há cor nas ruas da cidade. Fomos transportados a um set de um filme que acontecia na Segunda Guerra Mundial. Todo esse cenário nos encantou, pois nunca tínhamos visto uma cultura assim.

11 comentários sobre “Budapeste (Hungria) a Zagreb (Croácia) de trem

  1. graciele dos reis

    Olá. Adorei seu blog e gostei muio do seu texto. Estou querendo fazer o caminho inverso (Zagreb para Budapeste), mas eu não estou achando trem que faça esse percurso. Poderiam me ajudar? Saberiam me dizer algum site? Eu apenas achei esse percurso de ônibus com viagens de duração de 5 horas e de 11 horas, isso quando eu procuro para janeiro, mas quando eu procuro para junho, que é a data que eu vou precisar só aparece os trajetos que duram 11 horas? Saberiam me explicar porque?
    Muito obrigada!

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Graciele.
      Obrigada pelo carinho.
      Bom, quando planejamos a viagem, também queríamos comprar todas as passagens antes, daqui do Brasil. Algumas conseguimos, outras não. E quer saber? Não precisa. Você pode comprar na véspera sem problemas. E muitos trajetos e rotas não são bem claros na internet, mas pessoalmente você verá que é possível. Sobre sua dúvida das horas, realmente é estranho e não sei o porquê… Espero ter ajudado. Grande beijo. Boa trip. Carla

  2. Simone Bonach

    Ola!!! Tambem nao estou encontrando trens de zagreb para budapeste na internet. Consigo compra -las na estação de trem de zagreb no dia que for embarcar? Ou conhece algum site especifico para compra-las via internet? Obrigada 😀

  3. Luciana

    Olá!
    Gostaria de saber qual o valor da passagem de trem, só uma estimativa de orçamento.
    O apartamento que vcs ficaram em Budapeste, qual era o valor? Acham que compensa mais que um Aibnb? Seremos em 5 adultos, 2 casais e minha mãe.
    Grata!
    Gostei muito do Blog.,
    Pretendemos ir em maio de 2019.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Luciana. Desculpe, não me lembro os valores das passagens, nem do apartamento. Mas se entrar no site do Senator Apartaments e veja o preço. As passagens entre no Estação Ferroviária Keleti e veja as empresas que fazem esse trecho. O apartamento é como Airbnb, talvez um pouco mais caro. Espero ter ajudado. Bj e boa trip. Carla

  4. Leonel Vinhas

    Olá, gostei muito do seu post! Farei o itinerário Zagreb X Budapest em agosto deste ano, mas estou com dificuldade de achar os horários das passagens de trens ou ônibus. Em qualquer um dos dois modais, você sabe onde consigo localizar os horários disponíveis, ainda que eu opte por comprar na hora, na estação?

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Leonel. Também fiquei preocupada com os horários quando fui, mas não achei em site nenhum… Mas assim que voce chegar lá, vá direto a estação e compre suas passagens. Sempre tem lugar… beijos e boa trip.

  5. izabel

    Olá, adorei mt o textoe me ajudou a montar meu roteiro, vou com amigas em maio e a única coisa que nos preocupa é o trem de Budapeste para Zagreb. Gostariamos de comprar lá e não pela internet e temos medo de estar lotado e não conseguir passagem. Os trens são mt lotados? bj e boas viagens

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Izabel. Não se preocupe. Os trens não lotam e sempre sobram vagas. Talvez em pleno verão seja diferente, mas creio que não. Vão despreocupadas. Boa trip para vocês! E que bom que meu relato as tenha ajudado. Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *