Budapeste: Parlamento, Mercado Central e Aquincum (Anfiteatro Romano na Hungria)

09 de março de 2016

Acordamos cedo no Senator Apartaments e depois do café da manhã que a gente mesmo preparou saímos pelas ruas de Budapeste a caminho do Parlamento. Estávamos nós e o casal de amigos da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações.

Assim que pisamos na rua vimos o dia lindo que nos esperava. Quase sem nuvens no céu, um friozinho gostoso… Passamos no metrô e compramos mais um ticket transporte família (para até 5 pessoas) por 24h, já que o nosso do dia anterior expiraria logo mais (3.300 Florins Húngaros).

Parlamento Húngaro

Fomos de tram até o Parlamento e a construção me impressionou muito. Grandiosa, imponente e acabamento delicado. Sua inauguração foi em 1904 e seu estilo é Neogótico e Neorrenascentista.

Ponte Szabadság

Parlamento Húngaro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A marcha dos guardas: sincrônica e ordenada

 

Ao redor do Parlamento Húngaro ficam algumas construções belíssimas, incluindo o Museu Etnográfico e jardins com um gramado verde intenso.

Museu Etnográfico

 

 

 

 

 

Depois passeamos pela orla do Rio Danúbio até a ponte para a Ilha Margaret.

 

 

 

 

 

 

 

Pegamos um tram e atravessamos para o lado de Buda, caminhamos um pouco e pegamos outro tram que margeia a orla de Buda. Olhar Peste do lado de Buda de dia é tão lindo quando de noite, entendeu?

 

 

 

 

 

 

Mercado Central

Atravessamos a pé a ponte Szabadság e fomos ao Mercado Municipal. Como já passava da hora do almoço, resolvemos almoçar no Mercado. Sempre gosto de visitar o Mercado Municipal de cidades que conheço, pois é lá que podemos ver a essência da cultura e gastronomia local.

 

 

 

Mercado Central

 

 

 

 

Eu já mencionei que eles gostam muito de páprica?

 

 

 

Depois fomos caminhando até o Bálna Budapeste, um tipo de shopping com cafés e lojas, nas margens do Rio Danúbio e com uma arquitetura interessante. Tomamos um café e comemos uma sobremesa no Bar e Restaurante Escobar.

 

 

 

 

Parque Arqueológico Aquincum

Já quase no final da tarde resolvemos visitar um anfiteatro romano no Parque Arqueológico Aquincum, no lado de Buda, num bairro um pouco afastado do centro. Para isso pegamos um tram. Infelizmente estava fechado por ser fora de temporada. Mas visitamos e fotografamos as construções pelo lado de fora. A área foi descoberta em 1931 e suas ruínas datam de 194 DC a pedido do Imperador Sétimo Severo.

 

Anfiteatro Civil

 

 

 

 

 

 

Voltamos ao centro de Peste para o Senator Apartments e de noite saímos para jantar nas barraquinhas de rua mesmo, um delicioso hot dog típico húngaro, com um salsichão deliciosamente recheado de páprica! Voltamos ao apartamento e fomos descansar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *