Pico dos Marins, bate e volta, na Serra da Mantiqueira SP

17 de abril de 2016

Desde a muito tempo queríamos subir ao Pico dos Marins, mas sempre adiávamos. Ouvi falar que era uma montanha técnica e resolvi preparar um pouco mais meu condicionamento antes de encará-lo. Com 5 quilos a menos, após 5 meses de exercícios funcionais e um corte nos carboidratos de alto índice glicêmico, resolvemos fazer essa montanha, nossa estréia na Serra da Mantiqueira.

No dia anterior chegamos em Guaratinguetá e ficamos no Hotel Lótus. Às 4:30h da madrugada do dia seguinte o guia Gerson Santos Expedições nos pegaram na portaria do hotel e de van fomos até o acampamento/estacionamento base do Pico dos Marins em Piquete (SP). A estrada de terra para chegar até o estacionamento estava em condições medianas, suficiente para carros baixos passarem. Como havia muitos buracos nessa estrada, cheguei enjoada no destino final.

Na lanchonete do local, tomamos um café da manhã gostoso, preparado em fogão a lenha e nos aprontamos para a saída. As 7 horas pegamos a trilha. Estávamos em 13 clientes e 3 guias.

A pedidos de vários leitores, começamos a gravar um vlog nesse dia de trilha. Você pode acompanhar esse vídeo no nosso canal do YouTube. Aproveite, inscreva-se no canal e fique por dentro de todos os próximos vídeos que serão postados.

Subindo o Pico dos Marins

O primeiro trecho é em estrada de terra, mesclado com mata, subidas moderadas e vistas para o vale. Chegamos no Morro do Careca meia hora depois e dali já podíamos ver o Pico dos Marins (2420 m) e Marinzinho. O dia estava com um céu azul incrível e as fotos e vídeo ficaram ótimas.

Do Morro do Careca em diante, a maior parte da trilha é exposta ao sol. Por isso é importante usar protetor solar, boné ou chapéu e até uma camiseta manga longa. Nós usamos a Camiseta Active Fresh da Curtlo.

_MG_7396-2

_MG_7398-2

_MG_7404-2

_MG_7418-3

_MG_7427-2

_MG_7432-2

_MG_7445-2

_MG_7458-2

_MG_7470

_MG_7479

_MG_7503

_MG_7508

_MG_7523

_MG_7527

_MG_7540

 

Há muito capim elefante pelo caminho, cuidado para não se cortar. O ideal é usar luvas para proteger as mãos do capim e pedras que inevitavelmente você irá tocar/segurar pelo caminho. Após uma subida longa há um trecho em nível, antes do paredão de laje. A vista fica cada vez mais incrível.

Já na parte de subida nas pedras há o primeiro trecho técnico (escalaminhada). Se você usa bastão de caminhada, essa é a hora de guardá-lo, já que nessa situação ele só atrapalha. A subida dessa fenda é feita com segurança e é uma pequena escalada. Confesso que gostei da brincadeira… Decidir onde a gente vai colocar os pés e as mãos na rocha é excitante! E quando a gente chega lá em cima, o coração dispara e a adrenalina corre no sangue… Sensação boa demais!

Subimos cada vez mais e muitas vezes me senti o ‘homem aranha’, pois o aclive era tão intenso que as mãos tocavam no chão com facilidade. E quando eu não sabia como subir, lá estava o guia com a mão estendida para me ajudar a ‘encontrar’ o caminho certo pelas pedras. Uma frase não saía da minha cabeça: ‘quero ver descer isso daqui…’

Encontramos o Rafael do blog Seu Mochilão e a Gisele do blog A Montanhista em um dos paredões. Trocamos uma ideia e foi um prazer conhecê-los pessoalmente.

_MG_7570

_MG_7574

_MG_7596

_MG_7620

_MG_7626

_MG_7632

_MG_7665

_MG_7666

_MG_7677

_MG_7680

_MG_7691

_MG_7692

_MG_7696

_MG_7697

_MG_7702

‘De Boas’ o cão guia no Pico dos Marins

_MG_7706

_MG_7713

Descendo dos Marins

E depois de 4:20 h de subida intensa, chegamos ao pico! Que visual! Que dia lindo! Ficamos quase 1 h lá em cima, lanchando, contemplando e agradecendo por estar ali.

Descer, como eu tinha previsto, forçou bastante o joelho. Nos paredões mais íngremes algumas vezes desci sentada para evitar escorregar. Mas se você estiver com uma bota com bom solado, confie nela. A borracha ‘gruda’ na rocha e é seguro.

Levamos cerca de 4 horas para descer. Chegamos no final da tarde no acampamento base, exaustos mas felizes! Objetivo cumprido!

_MG_7728

Pico do Itaguaré, logo ali

_MG_7734-2

_MG_7741-2

_MG_7776

_MG_7782

_MG_7786

_MG_7801

_MG_7804

_MG_7811

_MG_7812

_MG_7827

_MG_7861-2

Descansando? Não! Contemplando…

_MG_7878-2

_MG_7898

_MG_7919

_MG_7937

_MG_7955

_MG_7966

 

Impressões dessa aventura:

Sim, o Pico dos Marins é técnico. Muita escalaminhada, usa muita força nas pernas e braços, tanto na subida como na descida. Esteja um pouco preparado para fazer confortavelmente essa trilha. Não quero dizer que se você não estiver preparado não conseguirá. Consegue sim, mas irá sofrer e o que era para ser prazeroso, poderá acabar sendo traumático. A trilha estava limpa e bem demarcada. Sugiro que você faça outros picos na Serra da Mantiqueira antes dos Marins, o Pico Itaguaré por exemplo, para ir se preparando. Por causa da proximidade do local à capital paulista, é um destino bastante procurado, por isso conservar, trazer seu lixo e até seus dejetos de volta à cidade, é um ato de responsabilidade e respeito à nossa linda mãe natureza!

Veja também:

Acampamento no Pico Itaguaré

Ataque ao Cume do Itaguaré

16 comentários sobre “Pico dos Marins, bate e volta, na Serra da Mantiqueira SP

  1. Mary Bolina

    Poxa, um relato e tanto… foi bom demais compartilhar a montanha com vocês.
    Parabéns!! Fotos belíssimas…
    A mantiqueira é maravilhosa e redescobri-la é sempre uma aventura ímpar!

  2. Tatiana

    Belo relato!! O dia estava lindo, o grupo só de “boas vibes”!Parabéns pelas fotos, show de bola e Você foi super bem Carla! Até uma próxima!
    Bjo nos ceis
    Tatiana

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Jaime!
      Nós ficamos em Guaratinguetá, pois o guia Gerson saía de lá, mas a cidade mais próxima é Piquete SP.
      Sobre equipamentos, nada em especial para fazer bate e volta, apenas lanche e água.
      Como disse no post seria bom usar uma luva, pois como são muitas pedras para subir, as mãos podem ficar machucadas.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!
      Volte sempre!

  3. Israel

    Olá. Tenho em subir o pico dos mairins. Não tenho experiência nenhuma. Como fazer?. Preciso de guia, né? Como contratar um guia? Agradeço quem me ajudar com respostas.

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Israel.
      O Pico dos Marins é uma das trilhas mais duras da Serra da Mantiqueira.
      Aconselharia a você subir outras na região antes de encarar esta.
      A temporada para subir os picos da Serra da Mantiqueira é no outono e inverno, por causa das chuvas e raios e trovões do verão.
      A temporada recomeçará em abril e os amigos Carlos Moura e Gerson Expedições são guias experientes que sempre tem grupos para irem até lá.
      Basta entrar em contato com eles.
      Espero ter ajudado.
      Volte sempre.

  4. Elliot

    Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso,
    li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo,
    adorei. obrigado pelas informaçoes.

  5. Ithyara

    Olá Elio e Carla
    Nessa quinta feira estou querendo ir conhecer o Marins! Queria saber como eh a marcação na trilha e nas horas da escalaminhada pq vamos sem guia! Se puder entre em contato por e-mail para esclarecer algumas dúvidas, agradeceria!! Obrigada

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Ithyara.
      Olha, na parte onde há trilha, o caminho é bem demarcado, mas na parte da escalaminhada não há muitas marcações nas pedras. Não recomendo ir sem guia, mas se você é boa de navegação, pelo menos vá com um bom tracklog da trilha.
      É uma subida bem forte e dura, mas se você já está acostumada a fazer trilhas e escalaminhada sempre, não terá problemas.
      Vou enviar essa mensagem para seu e-mail também.
      Obrigada pela visita e espero ter ajudado.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *