Torcello, Burano e Murano em Veneza, Itália

19 de março de 2016

Depois do ótimo café da manhã no Hotel San Marcuola em Veneza, fizemos nosso check out e deixamos nossas mochilas guardadas no hotel e fomos fazer nosso passeio para as ilhas: Torcello, Burano e Murano, ao redor de Veneza. Fomos independentes, sem contratação de agências ou guias, pois é muito fácil se localizar e andar pela região. Estávamos com os bilhetes de 24h para os Vaporetos (20 Euros por pessoa) comprados novamente pela manhã, já que os de ontem já tinham expirado. É uma ótima opção esses bilhetes, pois você tem acesso livre a todos e quaisquer barcos pela região.

Torcello

Decidimos ir primeiro para a Ilha mais longe, fazendo o caminho inverso da maioria dos turistas, que primeiro vão a Murano. A barca é maior que os vaporetos que andam pelos canais de Veneza e a viagem foi tranquila. Aproximadamente 1h de barca.

A ilha é charmosa e tem uma arquitetura ímpar. É uma das ilhas habitadas mais antiga do complexo de ilhas em torno de Veneza (do século V). A imponente Catedral de Santa Maria Assunta (do ano de 639) tem arquitetura estilo bizantino. Há ainda um Museu do Estuário no local. Hoje menos de 20 pessoas moram na ilha e o comércio conta com apenas alguns restaurantes.

torcello (1)

Torcello

torcello (2)

torcello (4)

torcello (6)

torcello (9)

torcello (10)

torcello (12)

Catedral de Santa Maria Assunta

torcello (14)

torcello (16)

torcello (17)

torcello (18)

 

torcello (20)

torcello (22)

torcello (23)

torcello (27)

torcello (33)

torcello (34)

Burano

Voltamos para o cais e pegamos a barca que estava indo a Burano, nossa próxima parada. Ao desembarcar já notamos a considerável diferença: Burano é bem maior e tem uma energia vibrante que, em partes vem das cores alegres das casas, e outra parte do comércio fervilhante da ilha. Aproveitamos e almoçamos deliciosas porções de peixes e frutos do mar, logo na saída do cais.

Andar pela vila de pescadores e entre os canais da pequena ilha é divertido, pois a cada esquina você quer parar para fotografar as faixadas das casas e comércios. Muitos turistas ‘atrapalham’ as fotos, impossível conseguir uma imagem ‘limpa’, mas mesmo assim o encanto dessa ilha é mágico.

burano (2)

burano (4)

burano (7)

burano (13)

burano (15)

burano (22)

burano (24)

burano (26)

burano (28)

burano (36)

burano (37)

burano (46)

burano (47)

burano (53)

burano (56)

burano (58)

burano (61)

burano (66)

burano (67)

burano (70)

Murano

Nossa última parada do dia foi em Murano: a cidade dos vidros coloridos! O comércio local se especializou em vidros desde a muito tempo, quando Veneza passou a fabricação de todos os vidros que consumia a esta ilha, para evitar incêndios na área residencial de Veneza. Hoje, Murano é famosa por suas jóias em vidro, que vão desde colares, pulseiras, relógios e peças de decoração. É a maior das três ilhas que visitamos no dia de hoje.

A Basílica de Santa Maria e São Donato é uma das atrações da ilha. Com sua torres de tijolos a vista e relógio central. Um lindo monumento de vidro azul foi erguido ao lado da Basílica e o local ficou muito mais charmoso.

murano (4)

Murano

murano (6)

murano (7)

murano (10)

murano (12)

A Basílica de Santa Maria e São Donato

murano (14)

murano (17)

murano (19)

murano (22)

murano (24)

murano (28)

murano (34)

murano (35)

murano (38)

murano (42)

Igreja Santa Fosca

murano (43)

murano (44)

murano (47)

murano (49)

mapa torcello

Voltamos a Veneza ao anoitecer, pegamos nossas mochilas no hotel e fomos até o local de onde saem os ônibus para Roma. O local é bem sinistro, lá no fundo da área de portos, onde ficam os estacionamentos para os carros dos moradores da cidade. Como os assentos do ônibus não são marcados, foi uma muvuca só entrar no busão. Parecia horário de pico do metro de Sampa. Mas conseguimos entrar e pegar um bom local. Viajamos a noite toda e de manhã do dia seguinte já estávamos em Roma.

Ficamos mais 2 dias em Roma na casa dos nossos amigos da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações e fomos fazer muitas compras. A melhor delas foi na Decathlon de Roma, onde comprei vários itens bem mais baratos que no Brasil e ainda recebi de volta o imposto ao passar no Tax Free. Nem sabia dessa hipótese e amamos.

Impressões de Veneza:

Como o Elio diz: ‘Uma das capitais do mundo…’. Realmente, encontramos turistas de diversas partes do mundo, tudo muito limpo, tranquilo, mesmo com pouquíssimo policiamento nas ruas. Comida cara, assim como quase toda a Itália, mas povo agradável e simpático. Mesmo estando no final do inverno, sentimos algumas vezes o cheiro de esgoto andando pelas calçadas e canais de Veneza. Imagino o cheiro em pleno verão… No primeiro post de Veneza disse que era um sonho conhecê-la e muitas vezes nos decepcionamos quando temos uma expectativa muito grande em relação a algo. Mas Veneza não foi assim. Foi tudo que sonhei: romântica, alegre e nostálgica.

Veja por onde mais andamos pela Itália:

Pelos canais e calçadas de Veneza

Chegando ao Velho Mundo e uma volta por Roma

30 fatos sobre a Itália que você não vai ler por aí

Roma em um dia, Vaticano

Agrigento, Caltagirone, Catania a Roma

Vale dos Templos, Agrigento Sicília

Escada Turca, Agrigento Sicília

Vulcão Etna, Castiglione e Taormina

Teatro Grego Romano, Isola Bella e uma volta em Taormina

Cetraro a Taormina (Calábria a Sicília de trem)

Cetraro Paese, Calábria

Cetraro Marina, Calábria

Firenze a Cetraro de trem/ônibus

Fiesole Florença

Palácio Pitti, Jardim Boboli e Bardini em Firenze

Chegando em Firenze

 

Veja mais do nosso mochilão pela Europa:

 

Croácia

Eslovênia

Hungria

2 comentários sobre “Torcello, Burano e Murano em Veneza, Itália

  1. Lorelize

    Entrei no site de vocês por acaso, mas gostei muito de relembrar Veneza pelas fotos de vocês. Também gostei muito quando estive lá. Pretendo voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *