Vila do Abraão a Lopes Mendes na Ilha Grande

13 de maio de 2016

Há algum tempo queríamos fazer a volta a Ilha Grande, mas para fazermos com calma e do nosso ritmo, levaríamos cerca de 7 dias no mínimo. Então optamos por fazer a volta a Ilha Grande em 2 etapas: na primeira etapa (que será apresentada nessa série da Meia Volta a Ilha Grande) conhecemos a Vila do Abraão, Praia do Pouso, Lopes Mendes, Parnaioca, Cachadaço, Dois Rios e o Pico do Papagaio. A segunda etapa (que faremos em breve) vamos explorar o outro lado da Ilha Grande, do Aqueduto até a Praia do Aventureiro.

Fomos de carro próprio até Angra dos Reis de deixamos nosso carro no Estacionamento Praia do Anil,  que além de ter local coberto para o carro, ainda tem serviço de transfer até o cais (Estação Santa Luzia), tanto na ida como na volta.

Meia volta a Ilha Grande 1/4

Chegamos cedinho na Ilha, fizemos o check in na Pousada Armação dos Anjos e já nos aprontamos para a primeira trilha: da Vila do Abraão até Lopes Mendes, passando pela belíssima praia de Santo Antônio. Fomos caminhando e voltamos de barco.

Seguindo nossa promessa de manter um vlog das viagens, filmamos tudo! Para receber de primeira mão os vlogs (já que são lançados antes no Youtube) sugiro que inscreva-se no nosso canal.

Começamos a trilha sob Mata Atlântica e mesmo com o tempo fechado (as vezes até chovendo) estava bem quente. Para Lopes Mendes há cerca de 2 grandes subidas, que por causa da umidade, estavam bem escorregadias, principalmente nas descidas. Desde a Vila do Abraão até a Praia do Pouso, utilizamos a trilha T10, nomenclatura dada pela Secretaria do Turismo da Ilha Grande (veja o mapa e clique para acessar o site).

mapa ilha grande

Mapa Ilha Grande com suas trilhas

_MG_7980

_MG_7987

_MG_7998

_MG_8006

_MG_8009

_MG_8013

_MG_8015

_MG_8028

_MG_8030

_MG_8033

Praia das Palmas

Cerca de 1:30h desde a Vila do Abraão chegamos na Praia Brava que já faz parte da Enseada de Palmas. Comunidade simples de pescadores, com algumas pousadas, restaurantes e comércio. Como o dia estava bem feio, não paramos para um banho…

_MG_8035

Praia Brava

_MG_8036

_MG_8037

_MG_8046

_MG_8052

_MG_8055

_MG_8058

_MG_8061

Praia Grande de Palmas

_MG_8063

_MG_8066

Praia dos Mangues e Pouso

Depois de mais 30 minutos de caminhada desde a Praia das Palmas, chegamos na Praia dos Mangues e logo depois a Praia do Pouso. Outra tranquila comunidade de pescadores com embarcações atracadas no pequeno cais, de onde saem os barcos de volta a Vila do Abraão. Com suas águas verdes e mesmo com o tempo fechado, a visibilidade da água estava ótima e acreditamos que é uma boa pedida para quem pratica snorkelling.

_MG_8068

_MG_8071

Praia dos Mangues

_MG_8072

_MG_8077

Praia do Pouso

_MG_8083-2

_MG_8084-2

_MG_8085-2

_MG_8094-2

Praia de Santo Antônio

Meia hora depois que saímos da Praia do Pouso chegamos na Praia de Santo Antônio. Para chegar até ela é necessário pegar a T11 (mapa) e fazer um pequeno desvio um pouco antes da Praia de Lopes Mendes. Está tudo bem sinalizado com placas, não tem como errar. A Praia de Santo Antônio é linda! Na minha opinião (e na do Elio também) é muito mais charmosa e fotogênica que Lopes Mendes. Vale a pena o desvio.

_MG_8099-2

_MG_8107-2

_MG_8112

_MG_8119

_MG_8126

_MG_8128

_MG_8132

Praia de Lopes Mendes

Meia hora depois chegamos a Lopes Mendes. Praia grande, com ondas e com alguns ambulantes vendendo bebidas e petiscos. Infelizmente já estava tarde demais para ir até a pequena igreja que fica a cerca de 1,5 km de onde estávamos. Ficamos com medo de perder a última barca à Vila do Abraão (que em baixa temporada sai as 17h).

Ficamos ali cerca de 30 minutos, mas como havia bastante mutuca, resolvemos voltar a Praia do Pouso, esperar nossa barca de volta.

_MG_8148

Lopes Mendes

_MG_8151

_MG_8157

Praia do Pouso

_MG_8160

_MG_8164

Voltamos de barco para o Abraão.  Tomamos um banho na Pousada e almoçamos no próprio restaurante da pousada: Restaurante Armação dos Anjos. Ótima comidinha, bem servida, gostosa e com um preço bem melhor que os outros restaurantes da ilha.

Veja nossa jornada completa na Ilha Grande:

 

Dia 1 – Vila do Abraão a Lopes Mendes (esse post)

Dia 2 – Praia do Cachadaço e Parnaioca

Dia 3 – Parnaioca à Vila do Abraão a pé

Dia 4 – Pico do Papagaio

8 comentários sobre “Vila do Abraão a Lopes Mendes na Ilha Grande

    1. Admin Autor da Postagem

      Obrigada Conceição!
      Sim, estar em boa forma é ótimo, pois além de gozarmos mais da nossa vida diária, ainda podemos estender com caminhadas na natureza!
      Nunca é tarde para começar!
      E se precisar deu um incentivo, pode contar conosco!
      Bj
      Carla

  1. Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz

    Olá! Parabéns pela postagem com essas belas fotos. Moro relativamente perto da Ilha Grande (da praia aqui no continente avisto boa parte dela), porém fui conhecendo aos poucos os diversos pontos da ilha. Minha última caminhada foi em 2014, quando, finalmente, visitei o lado mais selvagem desse lugar maravilhoso voltado para o mar aberto que seriam as localidades do Aventureiro e Parnaioca, não sendo permitido atravessar a Praia do Sul por se tratar de uma reserva ambiental fechada. Estive na ilha pela primeira vez em janeiro de 1999 e, desde então, sempre aproveitei uma nova ida para conhecer lugares novos. Em 2013, fui e voltei no mesmo dia quando subi o Pico do Papagaio. Segue aí o link de meu último relato, embora sem imagens próprias porque não tenho muito gosto por registrar todos os momentos, mas admiro quem se interesse por fotografar como fez: http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2014/08/no-lado-selvagem-da-ilha.html

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Rodrigo!
      Sim a Ilha Grande é linda e merece ser visitada várias vezes.
      Obrigada por compartilhar seu relato e seu blog, assim contribuindo na divulgação das belezas desse Brasil.
      Abraços.Carla

  2. Marcio Amaro de Vasconcelos

    Oi casal maravilhoso. Já fiz também essa trilha. Maravilhosa! Muito bacana suas fotos. Abraço. Já fizeram o Pico da Bandeira? Muito linda.

    Abraço,

    Marcio

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Marcio!
      Obrigada pelo carinho!
      Sim, fizemos o Pico da Bandeira também, subimos pelo lado mineiro e descemos pelo lado capixaba.
      Lindo demais!
      Volte sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *