Cume do Itaguaré

19 de junho de 2016 – Cume do Itaguaré

Tem vlog dessa aventura!!!! Aproveita e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

O nascer do sol

Acordamos cedinho para ver o nascer do sol. Que lindo, ver o mar de nuvens sobre as cidades do Vale do Paraíba. De um lado o céu clareando, amarelo e laranja e do outro lado o céu escuro, azul róseo. Todos que dormiram no acampamento levantaram para apreciar esse espetáculo. Estava bem frio e ventava muito!

pico_itaguare (1)

Nascer do Sol no acampamento do Pico do Itaguaré

pico_itaguare (3)

pico_itaguare (7)

pico_itaguare (9)

pico_itaguare (14)

pico_itaguare (16)

pico_itaguare (18)

pico_itaguare (24)

pico_itaguare (25)

Após tomar nosso café da manhã (levamos achocolatado e pão de fubá) como todos os dias, queria fazer o ‘número 2’. Um dos maiores problemas na Serra da Mantiqueira é o lixo e os dejetos. Muitos trilheiros ainda fazem o ‘número 2’ no mato ou enterram lá no acampamento. Mas o solo é raso, pouco material orgânico e microrganismos que fariam a decomposição das fezes, então isso não é recomendado por lá. A solução do guia Carlos da Mantiex (que nos guiou até lá) é o shit tube.

Ele é composto por um tubo de plástico, jornal, cal, serragem e sacos plásticos. Você faz o ‘número 2’ no jornal com serragem, aplica a cal, embrulha e coloca no tubo dentro de um saco plástico, muito parecido como fazíamos no Monte Roraima. Chegando na cidade, o guia enterra os papelotes de jornal. É fácil de usar e eu aprovei! 😉

shit_tube

Foto cedida pelo pessoal da Mantiex

Ataque ao cume

Colocamos nossas cadeirinhas e pegamos a trilha para o cume do Pico do Itaguaré. O dia estava lindo e o mar de nuvens lá em baixo começava a se dispersar. A trilha segue pelas pedras, nada muito inclinado como o Pico dos Marins.

Passamos pelo cavalinho sem usar a corda e uma hora depois de sair do acampamento estávamos na última fenda para chegar no cume verdadeiro. Subimos a fenda com a corda, a cadeirinha foi apenas uma segurança plus caso escorregássemos. Muito tranquilo a subida! E enfim o cume!

pico_itaguare (26)

pico_itaguare (27)

pico_itaguare (29)

pico_itaguare (31)

pico_itaguare (32)

pico_itaguare (33)

Guia Luiz, eu e Laurinha do Blog 7 cantos do mundo

pico_itaguare (34)

pico_itaguare (38)

pico_itaguare (39)

Fenda para a pedra do cume do Itaguaré

cume 3

Cume do Itaguaré

Ficamos meia hora no cume, assinamos o livro, fotografamos e começamos a descer. Para descer a fenda também usamos a cadeirinha com corda e foi nesse momento que tive um pouco de medo. Ainda bem que é um trecho de 5 metros apenas, pois se fosse maior acho que eu travaria… Mas deu tudo certo!

pico_itaguare (44)

pico_itaguare (50)

pico_itaguare (52)

Vista dos Marins do cume do Itaguaré

pico_itaguare (55)

pico_itaguare (61)

pico_itaguare (63)

pico_itaguare (64)

pico_itaguare (65)

pico_itaguare (67)

pico_itaguare (70)

pico_itaguare (71)

pico_itaguare (73)

pico_itaguare (75)

Descemos até o acampamento, desmontamos as barracas e ao meio dia começamos a descer. Levamos só 2 horas para descer tudo! A trilha é fácil (puxada mas fácil) nada técnica como os Marins. Só achei que aqui há mais pontos de exposição ao precipício, por isso o uso de cadeirinhas oferece mais segurança.

pico_itaguare (79)

pico_itaguare (80)

pico_itaguare (82)

pico_itaguare (84)

Impressões dessa aventura:

Uau! Que pernoite linda! Delícia acampar. Por isso sou suspeita em falar dessa aventura! Mas vamos falar da trilha: limpa, bem demarcada, bons pontos de água até começar a escalaminhada. Lá perto do acampamento tem um ponto de água boa, mas com quase nenhuma corrente, por isso, seja bem cuidadoso ao usá-la: não a contamine, não lave nada nela, nem as mãos ou o rosto. Use-a apenas para retirar água para uso de cozinha e bebida. Claro, sempre usando clorin (para eliminar os microrganismos) e um filtro (para tirar a turbidez e partículas sólidas em suspensão). A vista? Ai, ai… Uma das mais lindas que já vi! O mar de nuvens é surreal! Ficou com vontade de ir lá agora mesmo? Vá! Curta essa natureza linda, mas por favor: #TragaSeuLixo. A Mantiqueira agradece! 😉

tragaseulixo

Apoiamos!

Veja também:

Acampamento no Pico Itaguaré

Pico dos Marins bate e volta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *