Campo Base Alpamayo no trekking Santa Cruz

23 de julho de 2016

Acordamos cedinho! Dormimos super bem na barraca, não passamos frio. Também, estava usando a blusa e a calça Thermo Plus da Curtlo, além do meu saco de dormir Quechua Confort 0ºC. Para dizer a verdade, de madrugada tive que abrir o saco de dormir, pois estava com calor…

Fomos à barraca de refeição e tomamos um delicioso café da manhã, com cereais, café com leite, pães e omeletes. Uma delicía. Tudo preparado pela equipe do Scheler da Artizon Adventure.

Laguna Ichiccocha

Fomos praticamente os primeiros a pegar a trilha, já que nosso local de acampamento ficava a frente de todos. Pelo caminho muito gelo e poças de água congelada, sinal de que fez muito frio a noite.

Passamos pela Laguna Ichiccocha, que se rompeu em 2013 devido as fortes chuvas. Hoje é uma área cercada por cerca elétrica para evitar que as pessoas cortem o caminho passando por dentro dela. Assim, aos poucos, a natureza poderá fazer sua parte e regenerar a flora e fauna local. Todo o caminho é feito em nível nesse trecho.

_MG_0787

Deixando nosso acampamento para trás

_MG_0806

_MG_0850

_MG_0856

Laguna Jatuncocha

Continuando a caminhada, passamos pela Laguna Jatuncocha. Quase 35 minutos andando pelas margens dessa linda laguna verde água. Muitas pessoas pela trilha e nenhum lixo no chão. A grande maioria dos trilheiros eram europeus, um grupo bem grande de alemães e franceses.

_MG_0872

_MG_0879

_MG_0884

_MG_0886

_MG_0907

_MG_0909

Depois desse trecho, caminhamos 30 minutos por uma areião fofo. Horrivel caminhar nesse tipo de areia fofa. Lembrou o dia que caminhamos horas sem fim no trekking do Descobrimento em uma área de areia fofa interminável. Mas as paisagens estavam lindas!

Andar nos Andes peruanos é assim mesmo: bosques, desertos, lagunas coloridas e nevados incríveis. Tudo muito impressionante!

_MG_0929

_MG_0935

_MG_0941

_MG_0954

_MG_0955

_MG_0969

Desvio para Campo Base Alpamayo

Depois do areião pegamos um desvio com subida bem íngreme para o campo base do Alpamayo. Essa subida segue por um outro vale lindo, onde ficamos no meio dos nevados Agulha de Santa Cruz, Pumapampa, Curuicashajana, Quitaraju, Alpamayo, Pucahirca, Rinrinjirca, Taullipampa, Artesonraju, Paria e Millishraju. Trocando em outras palavras: você fica cercado por nevados belíssimos!

_MG_0975

_MG_0978

_MG_0990

_MG_0995

_MG_1018

_MG_1030

Paramos para almoçar, um delicioso arroz com verduras e carne, que o cozinheiro trouxe gentilmente. Um agrado ímpar do pessoal da Artizon Adventure. E como cai bem essa refeição no meio da trilha… Melhor ainda aos pés do Campo Base Alpamayo.

Laguna Arhuaycocha

Depois de caminhar mais 1 hora e meia, chegamos na Laguna Arhuaycocha, a 4.420 metros de altitude. Último subidão do dia, mas dessa vez já a 4.200 m, o que cansa um pouco mais. Ao chegar: que vista linda! Nessas horas só consigo agradecer a Deus por me dar saúde e disposição para chegar até lá. E não tenho dúvidas: os lugares mais lindos do mundo só se pode chegar a pé!

_MG_1038

Laguna Ahuaycocha

_MG_1158

Acampamento Taullipampa

Retornamos todo o trecho do desvio (o desvio tem aproximadamente 10 km, 5 ida mais 5 volta) e pegamos o atalho ao acampamento. Não precisamos descer o primeiro subidão, andamos em nível na encosta da montanha. Ainda bem, já estava bem cansada! Andamos cerca de 20 km hoje! Chegamos no acampamento as 17:30h. Nos lavamos, jantamos e fomos descansar!

_MG_1167

_MG_1245

_MG_1261

_MG_1267

E tem vlog! Veja esse dia em 12 minutos! Aproveita e inscreva-se no nosso canal do Youtube!