Laguna Uruscocha na Cordilheira Branca, Peru

21 de julho de 2016 (trilha para Laguna Uruscocha)

Acordamos cedinho e depois do café da manhã o guia Victor da Artizon Adventure veio nos buscar para o passeio de aclimatação de hoje. Com um desnível de 620 metros em cerca de 12 km (6 para ir mais 6 para voltar) a aclimatação de hoje seria mais pesada que a de ontem.

Laguna Uruscocha

A van nos deixou a 3650 metros de altitude e o início da trilha é o mesmo que vai para a Quebrada e Nevado Ischinca. Uma subida suave feita numa estrada de chão. Ao sair da trilha para pegar o desvio até a trilha para Uruscocha, encontramos o Guarda Parque do Parque Nacional Huascaran, que gentilmente nos vendeu os ingressos, já que precisávamos comprar, pois tanto o trekking Santa Cruz, como a subida do Nevado Pisco ficam dentro do parque. Pagamos 65 soles cada entrada nominal e ela vem carimbada com a data da compra, já que é válido por 21 dias.

O início da trilha nos presenteia com lindas vistas do Nevado Huascaran: imponente, grandioso e majestoso. É a sétima maior montanha das Américas, com 6.768 m.

Após 2 horas de caminhada em subida, chegamos a um pequeno vale com um lindo bosque. Esse foi o único momento que andamos em nível. Dali para a primeira laguna Uruscocha, foram mais 30 a 40 minutos, em subida mais íngreme e muito gelo. A direita desta foto o nevado Yanarahu.

_MG_0004

_MG_0184

_MG_0194

As lagunas Yanacocha e Uruscocha

Tanto a primeira como a segunda lagunas são do tom verde esmeralda, lindas! A primeira fica a 4250 m e a segunda, 20 minutos a mais de subida, a 4320 m. Havia uma vaca brava na segunda laguna, que não nos deixou descer até as areias da praia que se forma na laguna. Como poucos visitantes aparecem por lá, o bicho estava bravo… Mas acabamos lanchando na primeira laguna mesmo. Levamos no total 4 horas de subida.

_MG_0205

_MG_0229

_MG_0236

_MG_0250

De volta a primeira laguna Yanacocha

_MG_0253

_MG_0258

Na primeira laguna lanchamos e o Elio fez uma review da Calça Bermuda Track da Curtlo, veja só:

Voltando ao carro

Voltamos pela trilha e levamos 2:30 horas para descer. Como o sol mudou de posição, as fotos ficaram mais bonitas, já que a tarde os nevados da Cordilheira Branca ficam banhados com a luz do sol.

_MG_0271

_MG_0311

_MG_0355

_MG_0374

_MG_0382

_MG_9993

Voltando a Huaraz

Voltamos a Huaraz, jantamos novamente no Encuentro como nossos novos amigos Clara e Filipe, que infelizmente, devido às crises de dores de cabeça de Filipe, tiveram que abortar o trekking Santa Cruz que sairia no dia seguinte.

Assista o segundo episódio da série no peru. Aproveite, inscreva-se no nosso canal do YouTube. Assim você recebe de primeira mão as atualizações dos vlogs!