Último dia trekking Santa Cruz, Paso Portachuelo

25 de julho de 2016

Cachinapampa

Depois do café da manhã preparado pelo pessoal da Artizon Adventure, seguimos a trilha em direção ao povoado Cachinapampa e depois para Vaqueria, local onde a van nos resgataria e nos levaria ao próximo acampamento (Lagunas Llaganuco).

_MG_1720

_MG_1724

_MG_1727

_MG_1728

_MG_1737

_MG_1739

_MG_1744

O povoado de Cachinapampa é bem simples, com crianças nos parando a toda hora pedindo balas e biscoito. É triste vê-las implorando um doce e o coração fica apertado em não poder ajudar mais do que isso. Certa vez vi um grupo da Alemanha entregando cadernos e lápis de cor às crianças em outro trekking (Cedros Alpamayo) aqui no Peru e achei a ideia super legal.

_MG_1745

_MG_1750

_MG_1754

_MG_1766

_MG_1777

_MG_1782

Vaqueria

A caminhada até Vaqueria tem subidas leves e fortes, mas como a altitude já estava bem mais amena, foi uma caminhada mais fácil. São 3 horas até Vaqueria, onde todos os grupos esperam suas vans ou ônibus para retornar a Huaraz. No local há comércio de bebidas e comidas e me deliciei com um prato típico da região, uma salada de feijão com temperos incríveis.

_MG_1786

vaqueria

Vaqueria

vaqueria1

Paso Portachuelo

Já na van, percorremos o trecho de quase 20 km até o Paso Portachuelo (4.765m). Fizemos uma parada para o almoço. Depois paramos em outro mirante onde pudemos avistar melhor o Nevado Huascarán e Pisco (que subiríamos nos próximos dias). O ziguezague da estrada é de dar inveja a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

_MG_1800

Vista do Paso Portachuelo: Huascaran (6.768m)

_MG_1801

_MG_1802

_MG_1803

pisco

Caminho que faremos nos próximos dias na subia ao Nevado Pisco

_MG_1806

_MG_1819

Nosso guia e amigo Vlademir e o cozinheiro Hilário preparando nosso almoço com a vista mais linda do mundo!

_MG_1826

_MG_1834

_MG_1839

Nosso cozinheiro e amigo Hilário

_MG_1835

_MG_1848

Eu e minha Pochete Tundra da Curtlo: perfeita para essa aventura

_MG_1850

Chegamos em Cebollapampa (3.900m), descarregamos nossos equipamentos e nos despedimos dos amigos da Dinamarca que fizeram esse trekking com a gente. Nesse acampamento há banheiros com privada e pia, mas nada de chuveiro. Então, mais 4 dias sem banho! Confesso que o cheiro dos lenços umedecidos me dão enjoo até agora…

_MG_1855

_MG_1858

_MG_1859

Curtimos o final de tarde, jantamos e fomos descansar.

Veja o vlog desse dia e aproveite para inscrever-se no nosso canal do Youtube.

Veja mais episódios dessa série na Cordilheira Branca:

Outros trekkings por Huaraz

4 comentários sobre “Último dia trekking Santa Cruz, Paso Portachuelo

1. Vanilde S Barboza Ferraz

Lugares incríveis, alguns já conheci m, outros ainda não. Amo essa terra maravilhosa abençoada por Deus!!!! Lugar de pura magia e emoção.

2. vanessa

Olá Carla e Elio! Estou lendo os relatos e assistindo seus videos (mto bons!) na próxima semana vou a Huaraz e também vou fazer o trekking santa cruz e quero subir ao pisco ao final. O trekking vou fazer por conta própria, mas para o pisco preciso contratar guia. Como funcionou a logística pra vcs em relação aos guias para o Pisco? foram os mesmos do trekking sta cruz ou uma nova equipe encontrou vcs no acampamento base? (mandei uma mensagem privada para Carla no facebook, se puderem me esclarecer algumas dúvidas….Muito obrigada 🙂