Acampamento la Morrena no Nevado Pisco

27 de julho de 2016

Deixando o Campo Base Nevado Pisco

Hoje subiríamos até o acampamento la Morrena do Pisco, cerca de 3 horas e meia de caminhada nas pedras. Saímos logo depois do café da manhã preparado pelo pessoal da Artizon Adventure.

_MG_1997

A primeira parte, subindo a encosta do morro, até que foi fácil. Eu estava carregando minha Mochila Mirage 35L Curtlo com quase 10 quilos e o Elio com sua Mochila Monutaineer 65L Curtlo com quase 14 quilos.

_MG_2000

_MG_2016

_MG_2017

_MG_2018

Depois da subida veio minha primeira prova de superação: descer por uma corrente cerca de 15 metros precipício abaixo, sem poder enxergar onde colocaria meus pés, pois o local era estreito e inclinado. Ainda por cima carregando minha mochila. Juro, que quando percebi que era por ‘ali’ que desceríamos, quase desisti. Jamais pensei que poderia descer aquela encosta.

Vale lembrar que o mais tradicional é fazer o Pisco em 3 dias e 2 noites. Nós escolhemos fazer em 4 dias e 3 noites para que, nesse dia extra, fizéssemos até o acampamento la Morrena e  no dia seguinte, poder andar menos no ataque ao cume. Isso significa que, para as pessoas que fazem em 3 dias, esse trecho da corrente é feito de madrugada, em plena escuridão, só com lanternas. Sentiria mais medo ainda…

_MG_2022 _MG_2025

_MG_2027

_MG_2029

_MG_2033

Nevado Pisco

_MG_2036

Nevado Pisco ao fundo

_MG_2037

Pessoas subindo o paredão da corrente

Vale de Pedras

Bom, depois de descer essa encosta, andamos por quase 1 hora nas pedras, enormes, irregulares e soltas, numa espécie de ‘vale de pedras’. Encontramos muitos estrangeiros voltando do Pisco nessa hora, as pessoas que tinham feito o cume naquela manhã. Um casal de alemães nos disseram que ao passar ali de madrugada, se perderam e estavam indo em direção ao nevado Huandoy. Andaram mais de 1 hora na direção errada pois não achavam a trilha certa. Estavam sem guia.

_MG_2039 _MG_2041

_MG_2044

_MG_2046

_MG_2047

Pessoas subindo o paredão da corrente, invisíveis a olho nu…

_MG_2048

Subimos a encosta oposta no ‘vale de pedras’, essa bem menos inclinada comparada com a que descemos de corrente. Ao chegar no topo dessa encosta, uma linda surpresa: uma laguna verde água. Já estávamos próximos ao acampamento la Morrena.

_MG_2054

Nevado Pisco

_MG_2072

Chegando no acampamento la Morrena

Mais 1 hora de caminhada e chegamos. Da laguna até o acampamento foi bem sofrido, já que estávamos carregados e numa altitude de 5.000 m. Mas viemos super bem, em 3:30 h de total de percurso. A vantagem de quem faz esse trecho no mesmo dia ao ataque ao cume é que faz leve, sem mochila.

_MG_2074

_MG_2077

_MG_2079

_MG_2081

Homenagem a três escaladores chilenos que morreram escalando o Huandoy

_MG_2082

_MG_2089

_MG_2093

_MG_2099

Depois de acomodados fomos almoçar. De tarde os guias nos deram algumas instruções sobre o dia seguinte, horário de saída (as 2 horas da madrugada) e ajustaram os materiais (grampões e cadeirinhas) aos nossos equipamentos.

Jantamos cedo e assim que o sol se pôs, fomos dormir, pois no dia seguinte seria o dia mais importante da minha vida, pelo menos até hoje…

Tem vlog! Aproveita e inscreva-se no nosso canal do YouTube!