Travessia dos Lençóis, Barreirinhas-Atins

03 de setembro de 2016 – Dia 1 da Travessia dos Lençóis

Chegando em São Luis do Maranhão

Encontramos passagens baratas para São Luis do Maranhão e resolvemos fazer a travessia dos Lençóis. Contratamos a agência Nature Adventure que tem um ótimo staff, desde o transfer do aeroporto de São Luis/Barreirinhas/São Luis, além do ótimo guia Carlos Queimada.

Chegamos um dia antes em São Luis e a van, na madrugada seguinte, nos pegou diretamente no hotel e fomos até Barreirinhas. São cerca de 4 horas de estrada. Já apreciei um lindo nascer do sol na van, na cor laranja avermelhado, que me deu uma pequena ideia de como seria o nascer e pôr do sol.

Barreirinhas

Chegamos 7:00h da manhã em Barreirinhas e fomos ao local combinado de encontro com o guia. Fizemos umas comprinhas e as 9:00h nosso barco saiu do cais com destino a Atins. Havia conosco um grupo que iria passar uma noite na vila de Atins, ótima opção para quem quer fazer um programa diferente dos passeios tradicionais nos Lençóis Maranhenses.

Vassouras

Primeira parada da Travessia dos Lençóis foi em Vassouras, local diferente daquele que estivemos em maio de 2012, quando conhecemos os Lençóis Maranhenses. Segundo o guia, o antigo restaurante precisou ser fechado depois que a proprietária vendeu um macaco a um estrangeiro e foi denunciada para o ICMBio. Que feio ‘dona’!

Caminhamos um pouco nas dunas de Vassouras, pois esse seria o único contato que teríamos com os Pequenos Lençóis. O Rio Preguiças divide a região dos Lençóis Maranhenses em 2 partes: uma menor com areias amareladas que são os Pequenos Lençóis, e uma bem maior com areias brancas chamado Grandes Lençóis, onde fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

_mg_2960

_mg_2965

_mg_2973

_mg_2980

_mg_2984

_mg_2985

_mg_2988

_mg_2989

_mg_2996

insta

Farol Preguiças

Continuando nossa jornada de barco paramos no Farol Preguiças na comunidade de Mandacaru. A vista de cima do farol é bem bonita. Vale a pena subir os 160 degraus.

_mg_2998

_mg_3002

_mg_3007

_mg_3021

Caburé

Depois fomos almoçar na Barraca do Peixe em Caburé uma ótima refeição. Preço acima do padrão que estamos acostumados a pagar, mas bem servida e gostosa. Serve 3 pessoas tranquilamente. Em 2012 viemos para Caburé duas vezes: uma de barco e uma de quadriciclo. Aliás, alugar um quadriciclo e vir pelos pequenos lençóis é um passeio imperdível. Cada um leva 2 pessoas e é aventura na certa. Vale a pena!

_mg_3022

Atins

Chegamos em Atins as 14:30h e daí sim começou nossa aventura. Andamos 30 minutos até uma barraca de praia, local que há um atalho para o Canto do Atins. Mais ou menos 5 km de caminhada. Ficamos até as 16h nesse local, esperando o sol baixar e claro, desfrutar um delicioso banho de mar. Foi nossa primeira vez na vila e gostamos muito. Bem tranquila e com muitos estrangeiros.

_mg_3031

_mg_3032

_mg_3036

_mg_3038

_mg_3045

_mg_3052

_mg_3057

_mg_3059

Travessia dos Lençóis

Nossa caminhada começou numa área de dunas com vegetação baixa. Depois de alguns minutos a vegetação desapareceu e ficou só as areias das dunas e restos de vegetação remanescentes como troncos, fundos coloridos de lagoa secas. O sol foi tomando aquele tom laranja avermelhado que eu tinha presenciado logo pela manhã e tudo foi ficando num toque dourado. Muito mágico! Subimos na maior duna para ver o pôr do sol. Que lindo!

Caminhar na areia é duro! Os pés afundam e o passo não rende. mas nas dunas não é o tempo todo assim. A maioria das vezes a areia está firme e fácil de andar. Usei uma sapatilha-tênis nessa caminhada. Alguns momentos andei descalça e outras apenas de meia. Não leve botas, elas não serão úteis. Será apenas um item a mais para carregar.

_mg_3065

_mg_3070

_mg_3078

_mg_3083

_mg_3093

_mg_3094

_mg_3108

_mg_3116

_mg_3134

_mg_3143

_mg_3148

Travessia dos Lençóis

_mg_3151

_mg_3153

_mg_3163

_mg_3166

_mg_3169

Assim que o sol se pôs continuamos andando até o restaurante e pousada da Dona Luzia. Lá tomei um merecido banho, jantamos deliciosos camarões (especialidade da Dona Luzia) e fomos descansar. Infelizmente havia uma grande festa na comunidade do Canto do Atins, bem próximo a pousada e a noite foi bem mal dormida.

Tem vlog desse dia!

youtube

Veja os outros dias da Travessia dos Lençóis:

Dia 1 – Este post

Dia 2 – Canto do Atins a Baixa Grande

Dia 3 – Baixa Grande a Queimada dos Britos

Dia 4 – Queimada dos Britos a Santo Amaro

E mais em 2012:

Lagoa do Peixe e Lagoa Azul

Passeio de barco até caburé e Farol Preguiças

Lagoa Bonita

Quadriciclo até Caburé pelos Pequenos Lençóis

10 comentários sobre “Travessia dos Lençóis, Barreirinhas-Atins

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Odiva!
      Encontramos o melhor preço de todos que procuramos com o pessoal da Nature Adventure, R$ 990,00 por pessoa. Aconselho entrar em contato com eles e verificar e o valor continua o mesmo.
      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Carla

  1. Demilson

    Demais essa experiência . Quero muito fazer a travessia nas minhas próximas férias e gostaria muito saber os valores e quantos dias .
    Parabéns !

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Demilson!
      Faça mesmo, a travessia é linda e vale muito a pena.
      Sobre os valores, nós fechamos com o pessoal da Nature Adventure, por R$990,00 por pessoa.
      Foram no total 4 dias de travessia.
      Acompanhe nossos próximos relatos com a continuação dessa travessia.
      Abraços
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *