Cânion Fortaleza trilha Borda Sul

Cânion Fortaleza

08 de outubro de 2016

Logo após o café da manhã na Pousada Recanto das Gralhas, o pessoal da Cânion Turismo veio nos buscar para a trilha de 9 km de hoje, na borda sul do Cânion Fortaleza. A trilha é toda feita dentro do Parque Nacional Serra Geral, entrada pelo município de Cambará do Sul. A estrada tem cerca de 23 km e os últimos 5 km são de terra, bem conservados. Na entrada do parque o guarda apenas pergunta quantas pessoas visitarão o parque e de onde somos. Há estacionamento amplo. Não há banheiros.

Mirante do Cânion Fortaleza

Nossa primeira parada foi no mirante. A caminhada é leve, com suave subida que dependendo do ritmo é feita em 30 minutos. A trilha é bem demarcada. No mirante não há guarda-corpo, cuidado com crianças e pessoas com vertigem.

A vista estava ótima. Pudemos avistar o fundo do vale (que já faz parte do estado de Santa Catarina) e até o litoral. O dia estava com nuvens mas sem cerração. Já andamos por aqui em 2011 e também tivemos a sorte de pegar o tempo bom…

canion_fortaleza-3

canion_fortaleza-4

canion_fortaleza-6

canion_fortaleza-7

canion_fortaleza-11

canion_fortaleza-12

canion_fortaleza-15

Vista do Mirante do Cânion Fortaleza

insta

canion_fortaleza-19

Trilha Borda Sul

Voltamos do mirante e começamos a contornar os paredões do Cânion Fortaleza por quase 3 horas. As vistas são lindas e a cada passo algum paredão se apresenta em formas e cores diferentes. A caminhada é leve, em nível quase o tempo todo. A vegetação é um campo nativo entre áreas encharcadas, já que o solo é raso.

canion_fortaleza-28

canion_fortaleza-31

canion_fortaleza-35

canion_fortaleza-39

canion_fortaleza-41

canion_fortaleza-42

canion_fortaleza-44

canion_fortaleza-47

canion_fortaleza-48

canion_fortaleza-54

canion_fortaleza-55

canion_fortaleza-56

canion_fortaleza-58

Cachoeira Tigre Preto

Avistamos a linda cachoeira Tigre Preto de um ângulo que ainda não conhecíamos. A queda d’água é tão alta (quase 400 m de altura) que fica quase impossível ver seu poço. A partir daí, encontramos a trilha tradicional que vai até a Pedra do Segredo. Atravessamos o rio da Cachoeira Tigre Preto para continuar a caminhada.

canion_fortaleza-63

canion_fortaleza-67

canion_fortaleza-69

canion_fortaleza-71

canion_fortaleza-72

canion_fortaleza-73

Pedra do Segredo

Mais 10 minutos caminhando e chegamos ao ponto final dessa trilha com uma vista do vale inteiro do Cânion Fortaleza e da Pedra do Segredo. Muitos turistas chegam ao final dessa trilha sem saber onde fica a Pedra do Segredo. Não há indicação.

canion_fortaleza-74

canion_fortaleza-76

Pedra do Segredo

canion_fortaleza-77

canion_fortaleza-80

canion_fortaleza-81

canion_fortaleza-82

canion_fortaleza-83

Em questão de minutos baixou uma cerração e todo o vale desapareceu. Visitar os Cânions é assim mesmo, num minuto está tudo limpo e podemos avistar quilômetros de distância, num minuto depois está tudo fechado. Por isso, vale a pena esperar algum tempo nos mirantes para ‘pegar’ uma brecha na neblina e apreciar todo o vale.

youtube

Tem vlog do dia de hoje:

Dicas do que fazer na região dos Cânions:

Cânion Cambajuva e Trombudo

Circuito das Águas

Cânion Itaimbezinho

Cânion Fortaleza Trilha Borda Sul

Cânion Fortaleza trilha tradicional

Cânion Monte Negro

Serra Gaúcha

2 comentários sobre “Cânion Fortaleza trilha Borda Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *