Circuito das Águas em Cambará do Sul

Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Tainhas

Lembramos a todos leitores e amigos que todas as trilhas e passeios de contemplação que realizamos pelo Brasil são supervisionados por guias/agências, sempre que possível credenciadas pela ABETA, respeitando as leis ambientais e/ou Plano de Manejo dos parques visitados.

No passeio de hoje visitamos o Parque Estadual do Rio Tainhas e tanto o Passo do S, como o Passo da Ilha estão liberados no Plano de Manejo do Parque.

Circuito das Águas

07 de outubro de 2016

Chegamos em Porto Alegre de manhã e o transfer do pessoal da agência Cânion Turismo já estava no aeroporto para nos recepcionar. De Porto Alegre a Cambará do Sul são cerca de 3 horas (250 km). Da outra vez que viemos para cá, alugamos um carro para fazer esse trecho, que é também uma ótima opção para conhecer a região.

Já em Cambará do Sul, depois do almoço no Restaurante da Regina (deliciosa comida caseira), o guia Tio Zé veio nos buscar na Pousada Recanto da Gralhas (ótima opção na cidade), para fazermos o Circuito das Águas. Esse passeio de meio dia é feito em carro 4×4, anda cerca de 100 km e é apenas de contemplação.

Cascatas dos Venâncios

Saindo de Cambará do Sul e chegando no município vizinho Jaquirana fomos à Cascatas dos Venâncios, primeira parada no Circuito das Águas. A propriedade é particular e cobra R$10,00 por pessoa. Disponibiliza banheiros (inclusive com duchas), área de churrasqueiras, camping e banhos nas piscinas naturais do Rio Tainhas. Local agradável, com várias cachoeiras de tamanhos variados e limpo. Passar o dia na área deve ser bem prazeroso.

circuito-das-aguas-2

insta

circuito-das-aguas-6

circuito-das-aguas-7

circuito-das-aguas-10

circuito-das-aguas-11

circuito-das-aguas-20

circuito-das-aguas-21

circuito-das-aguas-23

circuito-das-aguas-24

Passo do S

Seguindo na estrada chegamos a um ponto que ela literalmente segue a letra S por dentro do Rio Tainhas. Carros baixos também podem atravessar, quando o nível da água estiver no limite dos sinalizadores de condução que ficam pelo caminho. A regra é andar sempre a direita dessas estacas. O vlog ao final desse post mostra mais detalhadamente essa travessia.

Cachoeira do S

Uma linda queda que fica a direita do Passo do S de quem vem das Cascatas dos Venâncios. Infelizmente um deslizamento de terra nos últimos meses fez o acesso até a base da cachoeira ficar intransitável e pudemos observá-la apenas de cima. Linda vista!

circuito-das-aguas-25

circuito-das-aguas-31

circuito-das-aguas-33

Passo da Ilha

Mais uma travessia por dentro do Rio Tainhas. Sinceramente essa travessia eu jamais faria com carro baixo, apesar da placa indicativa dizer que é possível (e segundo uma leitora, é possível mesmo!). Mesmo com 4×4 fiquei com um pouco de medo! Essa travessia chega até uma ilha onde fica uma área de camping. Ótimo local para passar o dia.

circuito-das-aguas-43

circuito-das-aguas-44

circuito-das-aguas-46

circuito-das-aguas-47

Voltamos a Cambará do Sul e jantamos no delicioso Galpão Costaneiro um delicioso churrasco, servido na mesa em uma chapa quente onde podemos pedir para repor as carnes que mais gostamos. Vale a pena!

youtube

Tem vlog desse dia!

Dicas do que fazer na região dos Cânions:

Cânion Cambajuva e Trombudo

Circuito das Águas

Cânion Itaimbezinho

Cânion Fortaleza Trilha Borda Sul

Cânion Fortaleza trilha tradicional

Cânion Monte Negro

Serra Gaúcha

2 comentários sobre “Circuito das Águas em Cambará do Sul

  1. Taciane Pereira

    Oi Elio e Carla,
    Só pra exclarecer a dúvida quanto a travessia do rio pra chegar até o Camping Passo da Ilha, é sim possível passar com carro baixo normal, já acampamos por diversas vezes nesse camping, e sei porque vi, carros tipo Gol, Fiesta, Pálio, Corsa ( exemplificando por serem carros mais baixo) entre outros atravessarem sem problemas. Não sei se o trajeto que fizeram foi de propósito por estarem numa 4×4 ou não, mas não é aquele trajeto pra entrar na Ilha de carro com tração normal. É sim possível e muito fácil a travessia com carro baixo e também a pé. Abraços

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Taciane!
      Obrigada por seu comentário.
      Vou corrigir no texto que os carros baixos podem sim chegar a Ilha, mas com certeza por um caminho diferente que fizemos.
      Mais uma vez obrigada!
      Volte sempre!
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *