Cânion Cambajuva e Trombudo em Cambará do Sul

10 de outubro de 2016

Logo cedinho, depois do café da manhã na pousada Recanto das Gralhas, o guia da agência Cânion Turismo veio nos buscar de 4×4 para a caminhada de hoje, cerca de 13 km nos cânions Cambajuva e Trombudo.

Cânion Cambajuva

A estrada de acesso para a entrada da fazenda e início da trilha fica a 33 km da cidade, por uma estrada de chão em condições medianas. Há algumas porteiras pelo caminho.

A trilha começa por uma área onde recentemente foi cortada a plantação de pinheiros. A cena é chocante! Os pinheiros estão secando e a imensidão devastada assusta. Não pelo fato de serem pinheiros, uma vez que não são nativos daqui, mas pela sensação de que a área usada para seu plantio, anteriormente era campo nativo. Os pinheiros foram cortados devido a uma lei nova que proíbe seu plantio próximo a borda dos cânions. Quando o proprietário plantou esses pinheiros, a lei ainda não estava vigorando.

Quase 40 minutos de caminhada em suave subida, chegamos ao Cânion Cambajuva. Lindo! O dia estava ótimo e as fotos ficaram boas. Ficamos lá mais ou menos 30 minutos.

_mg_5380

_mg_5477

_mg_5485

Cânion Trombudo

Continuamos nossa caminhada de volta ao carro e dali seguimos até outra borda de cânion: Cânion Trombudo. A caminhada é tranquila em leve subida. Assim que chegamos em sua borda, uma linda cachoeira do outro lado do cânion me emocionou! É uma sequência de 3 quedas enormes. Arrepia! Pena que estava tão longe. Seu nome é ‘Perau das 3 Cachoeiras’. Ficamos lá quase 1 hora. Vale a pena apreciar aquela vista!

_mg_5489

_mg_5522

_mg_5535

Cachoeira do Antonel

Voltando para o carro resolvemos passar nessa linda cachoeira. Em dias quentes deve ser ótimo tomar um banho em seu poço.

_mg_5541

_mg_5542

Cachoeira do Antonel

_mg_5558

_mg_5569

Voltamos a Cambará do Sul e fomos descansar.

Tem vlog desse dia!

youtube

Dicas do que fazer na região dos Cânions:

Cânion Cambajuva e Trombudo

Serra Gaúcha

6 comentários sobre “Cânion Cambajuva e Trombudo em Cambará do Sul

1. ROLF MÜLLER

Sou natural de Trombudo Central (SC) e pesquiso muito a origem do nome desta cidade. Não aceito as teorias simplistas existentes.
    Assim que vi a reportagem sobre o cânion Trombudo, tive a curiosidade em saber se há alguma explicação relatada a respeito deste nome que, convenhamos é bastante estranha.

Olá Rolf.
      Obrigada pelo comentário!
      O guia nos disse que a origem do nome se deve a um perfil do Cânion que lembra um elefante com duas trombas. Mas confesso que não consegui visualizar essa imagem.