Ilha do Superagui, Travessia do Lagamar

13 de novembro de 2016 – Ilha do Superagui

Avistamento de Guará Vermelho

Logo cedo, depois do café da manhã preparado pelos guias da Ana Wanke Turismo e Aventura, fomos até uma área, ainda pelo lado da Ilha do Cardoso, para avistar as aves Guará Vermelho. Lindas! Essas aves até bem pouco tempo atrás estavam ameaçadas de extinção, mas nos últimos anos essa estatística mudou.

ilha_do_superagui-1

Ilha do Cardoso

ilha_do_superagui-2

ilha_do_superagui-3

insta

ilha_do_superagui-4

ilha_do_superagui-5

ilha_do_superagui-6

Avistamento de Guará Vermelho

ilha_do_superagui-7

ilha_do_superagui-8

Ilha do Superagui

Em seguida atravessamos o canal que separa a Ilha do Cardoso da Ilha do Superagui com um barqueiro morador do Pontal do Leste, comunidade na qual passamos a noite. Estava um dia bem feio, com muita garoa, as vezes uma chuva fraca.

Já na Ilha do Superagui (Parque Nacional do Superagui – conheça nosso projeto Parques Nacionais do Brasil) caminhamos 16 km a beira mar. Uma cena chocante e interessante foi o momento que avistamos um cachorro velando um golfinho/boto. Realmente não entendemos o motivo e a fidelidade do cão.

Mais uma vez o lixo estava presente em toda a orla da praia, pelos 16 km. Não sei o que mais me chocou nessa manhã: o cão velando o golfinho ou o lixo compondo a paisagem!

Nesse trecho há alguma barras para atravessar, todas pequenas, exceto a última antes do camping que foi preciso tirar o calçado.

ilha_do_superagui-9

ilha_do_superagui-11

ilha_do_superagui-12

ilha_do_superagui-13

Ilha do Superagui

ilha_do_superagui-14

ilha_do_superagui-15

ilha_do_superagui-16

ilha_do_superagui-18

Acampamento Dona Rosa

Acampamos na casa da Dona Rosa que tem uma bela área de camping. Fica R$15,00 por pessoa com direito a usar os banheiros e até sua cozinha. Há uma espécie de mosca (menor e mais escura que a mutuca/butuca) que as vezes pica a gente, mesmo por cima da roupa. Almoçamos um peixe fresquinho que a filha da Dona Rosa pescou e preparou para nós. Delícia!

ilha_do_superagui-19

ilha_do_superagui-20

ilha_do_superagui-21

ilha_do_superagui-23

Camping Dona Rosa

ilha_do_superagui-24

ilha_do_superagui-25

Muitos insetos nos rodeando

Armamos acampamento e ficamos o restante do dia de boa, ora na praia, ora descansando, ora jogando papo fora com os novos amigos. E tem coisa melhor?

youtube

Tem vlog desse dia:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *