Chegando em Torres del Paine – Dicas

Segunda vez em Torres del Paine

Essa é a nossa segunda visita ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Em 2010 viemos pela primeira vez e fizemos passeio de carro pelo parque e duas pernas do Circuito ‘W’: o Glaciar Grey e as Torres. Em 2011 tentamos voltar ao parque para fazer o Vale do Francês, mas foi bem na época do grande incêndio e o parque ficou fechado aquela temporada inteira. Desta vez, planejamos tudo para conseguir fazer o Circuito Maciço Paine ou como é mais conhecido entre os brasileiros: o Circuito ‘O’, bem devagar, em 9 dias, sem subir até as Torres, já que a conhecíamos.

Planejamento e reservas

Sim! O sistema de reservas para entrar no parque está funcionando. Vimos muitos mochileiros voltando da Guarderia Coríon por não terem as reservas ou impressas ou em documentos digitais em tablets e celulares.

Nosso planejamento começou em outubro de 2016, quando abriram a temporada e pelo Twiter do parque foi avisado que a partir dessa temporada 2016/2017 só poderiam fazer o Circuito ‘W’ e ‘O’ aqueles que realizassem as reservas dia-a-dia com antecedência.

No início achamos essa nova norma terrível, pois os refúgios e acampamentos dirigidos pela empresa Vértice, foram difíceis de conseguir reservar e pagar via Brasil. Mas depois, já dentro do circuito, até concordamos que estava tudo muito mais organizado e que as reservas antecipadas foi uma ótima decisão, pois todos que estavam ali obrigatoriamente tinham que se planejar e seguir seu planejamento, deixando de fora aqueles mochileiros desavisados e desorganizados.

Também no planejamento resolvemos jantar e tomar o café da manhã em todos os refúgios particulares para poder levar o mínimo de peso possível na trilha. Por isso, levamos apenas 4 refeições e 4 desjejum. O peso total de cada cargueira ficou cerca de 15 quilos a minha e 23 quilos a do Elio.

A sequência dos acampamentos foram:

Clique na foto para acessar o relato completo e lindas fotos do dia

Dia 1 – Acampamento Central ou Las Torres – privado – Fantastico Sur – serve jantar e café da manhã (este post)

Dia 2 – Acampamento Serón – privado – Fantastico Sur – serve jantar e café da manhã

Dia 3 – Refúgio Dickson – privado – Vértice – serve jantar e café da manhã. Ficamos no Refúgio pois no site da Vértice não conseguimos pagar o camping. Erro do sistema deles.

Dia 4 – Acampamento Los Perros – privado – Vértice – não serve refeições e não tem ducha quente

Dia 5 – Acampamento Paso – público e gratuito, mas necessita reserva/permissão. Não serve refeições e não tem ducha

Dia 6 – Acampamento Grey – privado – Vértice – serve jantar e café da manhã

Dia 7 – Acampamento Paine Grande – Vértice – serve jantar e café da manhã

Dia 8 – Acampamento Italiano – público e gratuito, mas necessita reserva/permissão. Não serve refeições e não tem ducha.

Dia 9 – Acampamento Central ou Las Torres – privado – Fantastico Sur – serve jantar e café da manhã

 

As reservas com a Fantastico Sur e os acampamentos públicos foram fáceis de conseguir reservar via internet com antecedência. Já as reservas pela Vértice foram um sufoco tanto pela desorganização do site, mal atendimento on line e bugs na hora de comprar e pagar as reservas. E o problema não foi só conosco. Todos que conhecemos pela trilha também reclamaram do atendimento do pessoal da Vértice. Por isso se prepare para sofrer um pouco nas mãos deles. Dica: comprar pelo cartão de crédito do Santander.

Vestuário e Equipamentos

Esse vídeo mostra exatamente o que levamos de vestuário e equipamentos para fazer a travessia.

Além disso levamos: saco de dormir confort 0º e colchonete Ultra Light A 200 da Quechua, liner Thermolite Extreme da Sea to Summit, fogareiro, gás pequeno (compramos em Puerto Natales, já que não se pode embarcar no avião com eles), panelas, pratos, canecas, talheres, barraca Nepal Azteq, comida, kit higiene e kit medicamentos.

Chegando em Torres del Paine

11 de janeiro de 2017

Saímos de São Paulo em um voo até Punta Arenas com escala em Santiago. Em Punta Arenas pegamos um ônibus da Bus Sur até Puerto Natales e de lá outro até o Parque. Levamos quase 3 dias desde a saída de casa até o Parque, pois os horários das passagens não estavam sincronizados.

Chegamos no Parque, descemos na Laguna Amarga e na Guarderia pagamos a entrada do parque (21.000 Pesos Chilenos por pessoa) e assistimos a um vídeo de como se comportar no parque.

Pegamos um transfer até o acampamento Las Torres (Central) por 3.000 Pesos Chilenos por pessoa, para não andar cerca de 7 km sob sol na estrada de chão.

Chegamos no acampamento, armamos a barraca e fomos jantar no Refúgio Las Torres. O camping é ótimo, chuveiro quente 24 horas e pode cozinhar apenas em cima das mesas que tem espalhadas na área de camping.

Fomos dormir cedo para encarar a caminhada de 9 km do dia seguinte.

 

 

Acampamento Central

Veja o vlog desse dia:

9 comentários sobre “Chegando em Torres del Paine – Dicas

  1. Aline Cruz

    Estamos indo no final de abril. Sei que o parque fecha em primeiro de maio! Seria possível fazer uma trilha de cinco dias? Qual vocês recomendariam? Que site utilizo pra fazer as reservas e programar a trilha? Vocês têm o contato de alguma agência? Obrigada!

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Aline!
      Obrigada pela visita!
      Bom, respondi essas questões pelo Facebook, onde você também nos fez as mesmas perguntas.
      Mas como muitos leitores lêem os comentários, irei copiar e colar a mesma resposta que te enviei lá, ok?

      Oi Aline. Para programar você terá que ver por onde quer chegar: Laguna Amarga ou Pudeto e ver quaisso acampamentos vão querer ficar. Depois basta ver de quem administra o acampamento: Vértice, Fanáutico Sir ou Público, entrar em contato com eles via site e fazer as reservas. Cuidado, faça as reservas rápido. Ouvi dizer que quase todas as reservas dessa temporada já foram solicitadas. Muita gente vai até lá e não pode entrar por causa da falta das reservas para fazer o W e o O. Agência: http://dittmaradventures.com/

      Obrigada pelo carinho!
      Beijo

  2. MELISSA Loei

    Ei casal, que bom que fizeram o O agora, muito lindo né? Saudades de caminhar com vocês, mas acompanho vocês sempre. Agora ficou bem mais complicado caminhar em TDP, mas se melhorou, beleza.beijos e boas caminhadas.

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Melissa!
      Que bom que você nos acompanha sempre. É um prazer enorme tê-la aqui conosco!
      Sim, precisamos marcar uma viagem de aventura juntas. Saudades de você!
      Obrigada pelo seu carinho.
      Beijo grande!

  3. Marina Zuhlke

    Ola Elio e Carla! Primeiramente Parabens pelo blog, muito bacana ler os relatos de voces!
    Estou indo para a Patagonia no mês que vem e estou com duvida em relação as reservas do Parque Torres del Paine. Elas são necessarias apenas se for acampar? No meu caso, irei ficar hospedada em Hostel em Puerto Natales, então teoricamente não preciso fazer reserva pois vou passar o dia e volto para dormir em Puerto Natales. Você saberia me ajudar?
    Outra duvida é quanto ao deslocamento, vocês conhecem alguma cia de onibus que me leve de Puerto Natales até Torres del Paine?
    Desde ja, agradeço! Obrigada, Marina.

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Marina.
      Obrigada pelos elogios. 😉
      Bom, só é necessário fazer reserva quem for dormir no parque.
      No seu caso que é bate e volta, não é necessário.
      Para o deslocamento, na rodoviária de Puerto Natales tem algumas empresas que fazem o transfer.
      Nós usamos a Bus Sur, mas há outras.
      Qualquer dúvida, basta nos escrever.
      Abraços.

  4. Amanda

    Bom dia, o que vcs diriam sobre a questão do condicionamento para a trilha? Estou com medo de não dar conta 😓. Sou gordinha e pretendo ir sozinha.

      1. Admin Autor da Postagem

        Oi Amanda!
        A trilha é fácil, mas tem bastante subidas e descidas.
        Quem não está acostumado com caminhadas, pode achar difícil.
        Pelo fato de ser gordinha não tem nada a ver…
        Também sou gordinha, mas não sedentária.
        Por isso tiro de letra!
        Espero ter ajudado!
        Boa trip.
        Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *