Torres del Paine Circuito O: Serón ao Dickson

Torres del Paine Circuito O

13 de janeiro de 2017

Saindo do Campamento Serón

Amanheceu mais um lindo dia de frio e sol no Campamento Serón, terceiro dia no Circuito ‘O’ ou Maciço Paine no Parque Nacional Torres del Paine (Chile). Antes mesmo de arrumar nossas tralhas fomos ao Refúgio Serón (Fantástico Sur) tomar nosso café da manhã (delicioso e farto). Como já comentei, em todos os locais de acampamentos e em que havia um refúgio, preferimos pagar o jantar e o café da manhã, para carregar menos peso nas mochilas, já que os alimentos são os itens que mais pesam.

Hoje seriam 19 km de trilha, que no folder do parque marcava 3 horas até o Guarderia Coirón e mais 3 horas até o Campamento Dickson. A trilha é em nível e depois de uma hora há uma subida intensa e longa. No meio dessa subida encontrei um guardaparque retornando e ele me perguntou se eu estava com as reservas para fazer o Circuito ‘O’. Disse que sim. Ele me respondeu que queria me poupar da caminhada até a guarderia se eu não tivesse as reservas, pois sem elas, de lá não poderia continuar. Achei a ação exagerada, mas depois confesso que achei gentil da parte dele a preocupação.

Campamento Serón

 

Torres del Paine Circuito O

Início da subida

Após terminar a subida, há um imenso vale com um lago e o rio Dickson ao fundo. Ao cruzarmos o paso, os ventos quase nos carregaram de volta ao Serón (rs). Brincadeiras a parte, estimamos uma velocidade de 100 km/h, pois eu com 90 kg, mais 15 kg de carga, jogava-me para frente e não caía no chão. As rajadas de vento me jogavam na encosta do barranco e para eu não cair andava com um pé na trilha e outro na parede da encosta. Nunca tinha caminhado com uma ventania tão intensa como essa. Experiência incrível!

Paso

   

Guarderia Coirón

Já na Guarderia Coirón os guardas parques pedem todas as reservas que você efetivou pela internet para fazer o Circuito ‘O’. Conferem no papel ou digitalmente, se você levar salvo no seu celular ou tablet. Conferem mesmo! Muitos desavisados voltam a partir dali para o Serón por estar sem uma reserva. Por isso não arrisque fazer o circuito sem elas. Você terá que voltar!

Na guarderia apenas tem água e banheiros. Não há local de acampamento.

Depois da guarderia a trilha ficou bem fácil. Apenas em nível, muitos campos com margaridas e bosques. O tempo começou a fechar e ao passarmos atrás das Torres pudemos avista-las com dificuldade. Momentos em que havia mais lama, os guardaparques construíram estruturas em madeira como passarelas.

Las Torres por trás

Hora do descanso e de fazer novos amigos

Chegando no Campamento Dickson

Mais uma breve subida e a vista lá de cima impressiona! Que vale lindo! Uma linda laguna com icebergs gigantes flutuando. E o refúgio e campamento Dickson lá embaixo. Foi uma das paisagens mais lindas de todo trekking. Perdemos alguns minutos a mais ali para fotografar e curtir o visual. Não adianta passar pela trilha correndo e não ver o picapau, as flores, as pedras diferentes pelo caminho. E são esses pequenos detalhes que ficam gravados nas suas lembranças. É a vivência, o cheiro, a sensação. Não temos vergonha em falar que levamos 7:10 h para fazer esse trecho, pois sabemos que por andar mais devagar, apreciamos muito mais o caminho.

Campamento Dickson

Fizemos o check in no Refúgio, pois não conseguimos reservar pela internet o camping. No site da Vértice, empresa que administra esse acampamento, não conseguíamos efetivar o pagamento da reserva. Depois quando conseguimos, dizia que não havia mais lugar no camping. Mas o camping é enorme, impossível terem esgotado as vagas. Bom, a solução foi pagar mais caro e ficar no refúgio. O refúgio é ótimo, ficamos em um quarto com 3 camas mas não chegou mais ninguém, então foi um quarto privado. Ótimos banheiros. Jantamos no refúgio uma deliciosa comida e fomos descansar.

Tem vlog desse dia, Veja:

Mais dicas do que fazer pela região:

Em 2017 Torres del Paine Circuito Completo

Chegando em Torres del Paine

Las Torres ao acampamento Serón

Serón ao Dickson

Dickson a Los Perros

Los Perros ao acampamento Paso (Paso Gardner)

Paso ao Refúgio Grey

Grey ao Paine Grande

Paine Grande ao Italiano (Valle del Francês)

Italiano ao acampamento Las Torres

Em 2010 Duas pernas do Circuito W

Torres del Paine: chegando de carro

Trekking de Paine Grande ao Refúgio Grey

Trekking do acampamento Las Torres ao Refúgio Chileno

Mirador Las Torres

4 comentários sobre “Torres del Paine Circuito O: Serón ao Dickson

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Cleber!
      Não é mais possível reservar na hora. É necessário ir com as reservas prontas.
      O que vc pode fazer é reservar na agência da Vértice que tem em Puerto Natales.
      Espero que dê certo.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *