Italiano ao Camping Torres em Torres del Paine

19 de janeiro de 2017

Saindo do Campamento Italiano

Acordamos cedinho e fomos preparar nosso café da manhã no péssimo abrigo do Campamento Italiano. Arrumamos nossas coisas e as 10 horas pegamos a trilha em direção ao Camping Torres (Central) para nossa última noite no parque. Como já mencionei, não fizemos a perna do Circuito W que vai até o mirador Las Torres, já que a conhecemos em 2010. Como nosso cronograma estava apertado, deixamos de fazê-la desta vez.

Lago Nordenskjold

Refúgio Los Cuernos

Eram 16 km entre pequenas subidas e descidas, que percorremos em 9 horas, contando com quase 1 hora de parada para almoço no Refúgio Los Cuernos e mais 30 minutos de parada para gravar esse vídeo de dicas de vestuário e equipamentos que levamos na trilha. Vale a pena assistir!

Após 5 km de trilha o sol surgiu entre nuvens com força! Muito calor! Cerca de 30ºC no sol. Andar sob o sol é muito mais desgastante, mesmo com água a vontade a cada km, fornecido por alguma geleira pelo caminho. Água fresca e fria é a melhor coisa numa trilha, ainda mais vindo da ‘geladeira dos Andes’…

Muitas pessoas cruzaram nosso caminho. Esse trecho do parque parece ser o mais frequentado. Mas todos com um sorriso no rosto de poder estar ali e ver uma das maravilhas da terra. No Refúgio Los Cuernos (Fantastico Sur) conhecemos um brasileiro do Espírito Santo que trabalhava como cozinheiro do restaurante. Trocamos altas ideias e enfim descobrimos porque o pessoal da Vértice é tão relaxado tanto nas reservas online como no atendimento dos Campamentos e Refúgios: salário baixo! Bom, no fundo já desconfiávamos que tinha a ver com remuneração inadequada…

 

Camping Torres

Chegamos ao Camping Torres as 17:45h, montamos o acampamento e fizemos nossa última refeição dessa aventura. Mais uma vez carne da Vapza com molho pronto e purê de batatas. O Camping Torres é um dos melhores de todo o circuito, com ducha quente 24 horas, banheiro limpos e grandes, áreas de camping ótimas e armazém com muitos artigos. Visite o armazém de dentro do refúgio, completíssimo!

20 de dezembro de 2017

Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã e fomos ao refúgio gastar nossos últimos pesos. Lá pedimos empanadas deliciosas e sucos. Ficamos um pouco lá, já que nossa condução sairia da Laguna Amarga apenas as 13:30 h.

Fomos andando até o local onde pegamos o ônibus que nos leva até a Laguna Amarga. Chegamos lá 11 h e esperamos até as 13:10 h a nossa condução. Tínhamos certeza que perderíamos nosso ônibus das 13:30 h para Puerto Natales, mas a condução chegou na Portaria da Laguna Amarga as 13:28 h. O motorista do ônibus estava nos esperando! Ufa! Tudo isso aconteceu pois não nos informamos direito sobre a frequência dessa condução até a Laguna Amarga, mas caso você for fazer o mesmo que a gente, fique tranquilo que o motorista do ônibus que leva a Puerto Natales esperará por você, caso tenha passagem comprada!

Chegamos em Puerto Natales, comemos sanduíches próximo a rodoviária e já pegamos nosso ônibus a Punta Arenas. Em Punta Arenas ficamos novamente no Hostel Magallanes e no dia seguinte fomos ao aeroporto pegar nosso voo de volta ao Brasil.

Impressões dessa aventura:

I N C R Í V E L ! 

Um dos lugares mais lindos que já conhecemos. Foram 9 dias de muitas provações, desde sair da zona de conforto (Campamento Paso) até alcançar o objetivo que há 7 anos esperávamos (Valle del Francês). Fazer esse circuito solo (sem guia) também foi uma grande vitória para nós, assim como eu carregar 15 kg e o Elio 22 kg. Mas sem dúvida nenhuma, o momento mais emocionante foi reencontrar o Elio descendo do Mirador Britânico e ver a felicidade dele ao perceber que eu estava ali, vendo TUDO aquilo.

O novo método de reservas antecipadas que estreou essa temporada (2016 – 2017) deu e está dando muito certo. Poucas pessoas desavisadas, aumentando o número de mochileiros responsáveis e diminuindo o número de aventureiros ‘porra-louca’. Quem conheceu o parque antes dessa nova regra e voltou agora, sabe muito bem do que estou falando. Infelizmente o pessoal da Vértice ainda não está habituado a este sistema, apresentando vários problemas de reserva e atendimento online. Mas acreditamos que para a próxima temporada estejam mais organizados.

A Patagônia sempre foi e sempre será nossa paixão! Desde a primeira vez que pisamos lá, sentimos isso. Os ‘deuses das montanhas’ sempre nos abençoaram com dias incríveis e não foi diferente dessa vez.

Tem vlog desse dia de aventura, confira!

Mais dicas do que fazer pela região:

Em 2017 Torres del Paine Circuito Completo

Chegando em Torres del Paine

Las Torres ao acampamento Serón

Serón ao Dickson

Dickson a Los Perros

Los Perros ao acampamento Paso (Paso Gardner)

Paso ao Refúgio Grey

Grey ao Paine Grande

Paine Grande ao Italiano (Valle del Francês)

Italiano ao acampamento Las Torres

Em 2010 Duas pernas do Circuito W

Torres del Paine: chegando de carro

Trekking de Paine Grande ao Refúgio Grey

Trekking do acampamento Las Torres ao Refúgio Chileno

Mirador Las Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *