Refúgio Grey ao Paine Grande em Torres del Paine

17 de janeiro de 2017

Saindo do Campamento Grey

Acordamos cedinho e fomos tomar café da manhã no Refúgio Grey. O café é bem servido e pagamos PCH$ 8000,00 por pessoa (cerca de U$ 12). Após o café arrumamos nossas coisas e pegamos a trilha. Hoje estava previsto 11 km em 3 horas.

Já saindo da área do Refúgio Grey podemos avistar os estragos da grande queimada de 2012. Florestas inteiras se recuperando muito devagar. Árvores cinzas e carbonizadas com o lindo Lago Grey ao fundo. Lindas paisagens.

Refúgio Grey

Pica pau ou Carpinteiro

Floresta se regenerando da queimada de 2012

 

Como esse trecho do Circuito O faz parte também do Circuito W, as trilhas estavam mais cheias de pessoas, alguns sem mochila, fazendo um bate volta do Refúgio Paine Grande, outros com mochilas leves pois iriam passar uma noite no Refúgio Grey.

Muitos estrangeiros da terceira idade também faziam parte dessas pessoas na trilha, todos com muita disposição e simpatia. Achei estranho essa gente toda passando por nós e ter que cumprimentar a todos com um ‘hola’, ‘hi’ e ‘hello’. Mas mesmo com a trilha cheia, não vi nenhum lixo jogado pelo chão.

O caminho praticamente é todo ao lado do Lago Grey e só no final da trilha a gente começa a andar sentido ao Lago Pehoé. Foram 5 horas de caminhada no total. Mas paramos bastante para contemplar e curtir.

Laguna Los Patos

 

Chegando no Campamento Paine Grande

Chegamos as 15 horas e fomos fazer o check in. Reservamos nosso jantar de hoje e café da manhã para o dia seguinte. As reservas do jantar são aceitas somente até as 17h. Por isso se quiser fazer a reserva do jantar, chegue antes desse horário.

Paine Grande

Escolhemos uma área para acampar no imenso local. Preferimos ficar próximo da cozinha comunitária. Ventava muito. Cheguei a pensar que a nossa barraca Nepal Azteq não iria aguentar. Ela se torcia e contorcia com a força dos ventos. A noite, acordava com o coração acelerado para ver se a barraca ainda estava no lugar (risos). Depois dessa experiência, podemos recomendar essa barraca.

Depois de instalados fomos a cozinha fazer um lanche. Fizemos uma sopa deliciosa com macarrão instantâneo e salsichas. Esses produtos compramos no armazém de Paine Grande, um dos maiores e melhores que encontramos pelo Circuito O. Aproveitamos para comprar guloseimas (chocolates e balas). Nesse armazém também não há gás para fogareiro.

Os banheiros também tem horários para ducha quente, das 18 as 22h. Há 4 duchas no banheiro feminino e a fila andou rápido. As 19h fomos jantar (comida tipo buffet).

Depois do jantar fomos descansar e de madrugada o vento acalmou…

Tem vlog desse dia!

Mais dicas do que fazer pela região:

Em 2017 Torres del Paine Circuito Completo

Chegando em Torres del Paine

Las Torres ao acampamento Serón

Serón ao Dickson

Dickson a Los Perros

Los Perros ao acampamento Paso (Paso Gardner)

Paso ao Refúgio Grey

Grey ao Paine Gr.

Paine Gr. ao Italiano (Valle del Francês)

Italiano ao acampamento Las Torres

Em 2010 Duas pernas do Circuito W

Torres del Paine: chegando de carro

Trekking de P. Grande ao Refúgio Grey

Trekking do acampamento Las Torres ao Refúgio Chileno

Mirador Las Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *