Trilha Hombu na Serra da Capivara

23 de outubro de 2017

Boqueirão Canoas da Serra Vermelha

Depois do café da manhã na pousada Progresso, fizemos o check out e fomos conhecer mais uma parte do Parque Nacional Serra da Capivara. Seguimos rumo a entrada do parque Setor Serra Vermelha e antes da entrada, desviamos à esquerda e fomos ao Boqueirão Toca do João Pimenta ou Canoas da Serra Vermelha. Neste local vimos uma linda vista panorâmica e algumas tocas. Mesmo sendo fora do parque, em propriedade particular, o acesso é liberado e o local da toca é protegido por cercas com aviso de que há um sítio arqueológico ali.

Toca da Invenção

Linda toca com várias pinturas rupestres.

Trilha Hombu

Uma trilha de meia hora, que sob o sol pareceu muito mais. Subimos uma escadaria feita em ferro, bem conservada, de quase 300 degraus. Um desnível de 150m, sendo que 76 m foram de escada. A vista lá de cima é linda! A partir desse ponto fomos a pé até a Toca do Caititu II. Mais meia hora de trilha!

 

Toca do Caititu II

Nessa linda toca há pinturas rupestres que parecem mãos desenhadas nas pedras. São figuras emblemáticas. Seguimos pela trilha passando por outras tocas e vistas incríveis até chegar a Toca Ema do Sítio do Brás, mais meia hora de trilha!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toca Ema do Sítio do Brás

Descemos a encosta por uma área de floresta e folhas secas ao chão. Tive medo de pisar em cobras, já que não se via o chão. Logo abaixo, mais uma linda toca. Essa era usada por sitiantes na década de 60 e até tinha um forno de torrar farinha. Como os sitiantes viviam ali em algumas épocas do ano, fazia-se fogueiras e muitas das pinturas rupestres ficaram comprometidas por causa disso. Mas mesmo assim pode-se ver nitidamente alguma delas.

 

 

 

 

De volta ao carro

Voltamos caminhando pela estrada do parque até o carro. Foram quase 40 minutos sob o sol do meio dia. Nossa água estava quente e se hidratar era impossível. Nunca sofri tanto com sede. Terrível! Mas foi um teste de superação!

Voltamos a São Raimundo Nonato, deixamos o guia Zezão em sua casa e voltamos para Petrolina no Pernambuco para devolver o carro na locadora e pegar nosso voo para São Paulo.

Impressões desse destino

INCRÍVEL! Nunca pensei que o Parque Nacional Serra da Capivara fosse tão lindo assim. Está na lista dos top 3 dos mais bonitos que já visitamos. Organizado, conservado, limpo, didático, pedagógico, vistas lindas e tocas gigantescas. Orgulho enorme em saber que essa maravilha mundial está aqui, dentro do nosso território brasileiro.

Fiquei muito triste em saber que a maioria dos visitantes do parque vem do próprio estado (Piauí) e estrangeiros. Pouco conhecido entre os brasileiros de outros estados. Pesquisadores e pessoas ligadas à história, pré-história, arqueologia, paleontologia estão entre os brasileiros de outros estados que mais conhecem e visitam o parque. Turistas e viajantes independentes não o conhecem e grande parcela de culpa desse desconhecimento vem do difícil acesso à São Raimundo Nonato. Mas acredito que nos próximos anos esses números mudem, pois o aeroporto da cidade tem que começar a receber voos de São Paulo, pelo menos duas vezes por semana. Isso seria uma mudança positiva tanto para os brasileiros (que poderão conhecer um pouco mais sobre sua pré-história), como para os moradores locais que terão mais uma fonte de renda ao receber os turistas, tanto na parte de hospedagem, alimentação e visitas guiadas.

Mais uma vez, obrigada Dra. Niéde Guidon por todo seu esforço nos últimos 40 anos para deixar o parque do jeito que está. E se o seu reconhecimento pelo povo brasileiro ainda é pequeno, é porque nem todos conhecem o trabalho que a senhora fez e faz por aí. E quem conhece, sabe o quanto lutou e luta para deixar tudo organizado e incrivelmente mágico. Obrigada!

E você? Gostou dessa série? Então anime-se e deixe um lugar na sua agenda para conhecer esse Patrimônio Mundial. Eu garanto: vale a pena!

Ah! Tem vlog desse dia:

Veja por onde andamos no Parque nacional Serra da Capivara PI:

Dia 1 – Museu do Homem Americano

Dia 2 – Manhã – Circuito do Meio e Pedra Furada

Tarde – Boqueirão da Pedra Furada

Dia 3 – Desfiladeiro da Capivara e Serra Vermelha

Dia 4 – Serra Branca

4 comentários sobre “Trilha Hombu na Serra da Capivara

  1. Andrei Stevan

    Sensacional. A vontade que tinha em conhecer este paraiso apenas aumentou com suas fotos. Vocês poderiam passar contatos dos guias locais e uma ideia dos preços cobrados??? Fotos lindas de lugares maravilhosos!!! Em questão de caminhadas diárias, qual foi o maximo realizado??? Irei com minha filha e esposa, que nao estao acostumadas com caminhadas longas, assim quero estar preparado para qulquer contratempo!!! Parabéns a sra. GUIDON por manter esse parque e vocês pela divulgação!!!!

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Andrei!
      Que ótimo ler isso. Nosso objetivo é esse mesmo: divulgar os Parques nacionais do Brasil e outros destinos com trilhas e travessias aprovadas pelo meio Ambiente dos locais visitados. Assim gerando renda aos moradores locais e comércio das regiões visitadas.
      Bom, o valor do guia foi cerca de R$150,00 por dia, mas converse com o Zezão e combinem o que for melhor para vocês. Facebook dele é:
      https://www.facebook.com/profile.php?id=100014757156882
      Andamos muito nesses dias pelo parque, sob o sol escaldante da caatinga. Mas é claro que dá para programar menos tempo de caminhada, tudo a combinar com o guia.
      Espero ter ajudado!
      Grande beijo
      Carla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *