Salto dos Macacos em Morretes

19 de maio de 2018

Parque Estadual do Marumbi

Desde há muito tempo a gente queria fazer essa trilha até o Salto dos Macacos e encontramos essa oportunidade de fazer com a agência Paraná Ecoturismo, de Morretes. A guia Larice nos acompanhou nas 3:30 horas de subida em uma linda floresta por dentro da Serra do Mar. Mata Atlântica exuberante, com seus vários tons de verdes, pássaros e alta umidade. Saímos da entrada do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) as 9 horas da manhã. No dia seguinte iríamos fazer o Caminho do Itupava, com a mesma agência.

Assim que entramos na trilha já atravessamos por 2 vezes os rios que descem da serra que, devido as chuvas da noite anterior, estavam bem cheios. Inclusive, ao chegarmos no IAP, tivemos dúvidas se os guardas parques nos deixariam fazer a trilha, devido a segurança na travessia dos rios. Mas fomos liberados.

Atravessamos os rios com uma sapatilha especial para caminhar nos corais, ótima alternativa para não molhar os pés.

 

Marcações da trilha

Pelo caminho há vários pontos de travessia de riachos e córregos, que fazem do caminho mais bonito. Estava bem típico da Mata Atlântica, tudo muito úmido, chegando a embaçar as lentes das câmeras fotográficas.

Em toda a trilha há marcações nas árvores do Corpo de Bombeiros. São uma sequência de números que, caso alguém se perca, basta ligar para o 193 e comunicar em qual numeração se encontra para facilitar o resgate. Destes 8 anos de trilhas no Brasil foi a primeira vez que vimos isso.

A trilha ainda conta com marcações com fitas coloridas para orientação do trilheiro no meio da mata, mas a trilha é bem demarcada.

 

Condições da trilha

A trilha conta com subidas suaves, sendo a mais forte a que antecede os Saltos, do Redondo e dos Macacos. Estava tudo muito escorregadio e a atenção desprendida é bem maior, pois um pequeno deslize pode nos custar uma torção que acabaria com o dia de aventura.

 

Árvore Alasão: coloração vermelha bem pigmentada. Pena que alguns trilheiros não respeitam a natureza…

Salto do Redondo

Chegamos primeiro no Salto do Redondo com cerca de 40 metros de altura. Nos apaixonamos com essa linda queda. O acesso por baixo é mais difícil, por isso não são todos os guias que levam até ele. Mas vale a pena!

Salto dos Macacos

Um pouco mais acima do Salto do Redondo fica o Salto dos Macacos, que conta com uma linda queda de 70 metros de altura. Forma algumas piscinas naturais, que no calor são deliciosas para se refrescar. Além das piscinas se formam alguns escorregadores, que devem ser usados com cautela, já que vários acidentes com risco de morte já aconteceram por ali.

A vista do Parque Complexo Marumbi também é ímpar. Pode-se avistar os trens passando na ferrovia também.

Complexo Marumbi

Vista do Salto Redondo por cimaSalto dos Macacos

Voltando ao IAP

O caminho de volta foi de 2:30 horas, bem tranquilo. Pelo caminho, a guia veio recolhendo o lixo deixado por algum trilheiro sem educação, que infelizmente tem em todos os lugares…

 

Voltamos de Morretes à Curitiba para a casa dos meus pais. Resolvemos ficar por lá pois a saída para a trilha do Itupava sairia pelo início da manhã na região metropolitana de Curitiba, em Borda do Campo.

Fomos descansar.

Veja o vlog desse dia de aventura:

 

5 comentários sobre “Salto dos Macacos em Morretes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *