Pico do Corcovado em Ubatuba SP

30 de junho de 2018

Chegando em Ubatuba

Acordamos cedinho, já em São Paulo, e fomos até a Estação de Metrô Vergueiro encontrar o pessoal da Pisa Trekking, nossos guias dessa aventura. Na descida da Rodovia dos Tamoios, o pessoal do ARTESP parou a van e nos deu um chá de cadeira de quase 40 minutos, o que nos fez atrasar para o início da trilha.

O Pico do Corcovado, com seus 1.169m de altitude, fica no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, Litoral Norte Paulista. É um dos maiores, mais imponentes e bonitos picos da região.

Início da trilha para o Pico do Corcovado

Começamos a subir as 11:00h da manhã. Na placa, no início da trilha, está descrito que o trajeto ida e volta é de 12 km, nível muito difícil e que o tempo total dá cerca de 12 horas. Nesse momento percebi que subir o desnível de quase 1.200 m de altitude no mesmo dia seria praticamente impossível para mim, pois minha velocidade de subida não é das melhores. Por isso pedi para o Elio seguir com o grupo mais rápido, pois percebi que não faria o cume nesse dia.

Cinco horas subindo

Bom, caminhar na Mata Atlântica todo mundo sabe que é duro, pois suamos demais e o passo não rende. Agora, adicione a isso um desnível intenso, onde você fica praticamente 6 horas subindo uma ladeira ‘infinita’ de raízes e piso escorregadio. Cheguei aos 1.000m de altitude em 5 horas, controlando meus batimentos cardíacos para não exagerar. Na verdade quem manda no meu ritmo é o meu coração.

A mil metros fica uma crista de 1 km mais ou menos em nível, que termina na última grande subida. Foi nesse momento que desisti, pois o grupo da frente já estava descendo do cume.

Início da crista em nível

Última grande subida

Cume do Pico do Corcovado

O pessoal do grupo de elite fez cume em 4 horas e 40 minutos. Uau! Haja coração e perna! Mas fiquei feliz até onde cheguei. Pois para mim o importante é o caminho e não o destino final. Mas confesso que fiquei com inveja da vista que eles viram lá de cima. Se nas fotos a vista é linda, imagino pessoalmente. Fica para a próxima, saindo lá de baixo as 8 horas da manhã. Risos…

Área de acampamento no cume

Crista em nível vista do cume

Descendo do Pico do Corcovado

Ao começarmos a descer do cume, em torno das 16 horas, encontramos uma cobra no meio da trilha. Parecia uma jararaca de 1 metro, bem lenta. Ficamos esperando a boa vontade dela em sair do meio do caminho. Depois desse ‘susto’, ficamos mais atentos, ainda mais que começou a escurecer.

Chegamos no estacionamento às 20 horas. Voltamos de van para São Paulo.

Impressões deste destino:

Uma bela montanha aqui no Litoral de São Paulo. Íngreme, muita umidade e de visual incrível. Ótimo para treinar subidas mais empinadas como nos Andes ou até alta montanha, já que o esforço cardíaco é intenso. O desnível acumulado chega a 2.200 metros em 12 km.

O parque está bem cuidado, a trilha bem demarcada e não há lixo. O último ponto de água fica a 3 km do início da trilha desde o estacionamento. Caso vá acampar, não esqueça de se abastecer nesse ponto. Consegue-se estacionamento ao final da estrada saindo da Praia Dura.

A dica de ouro é chegar cedo caso queira fazer bate e volta. E não esqueça de pedir autorização caso vá sem guia, pois é necessário (autorização e agendamento aqui: agendamento.picinguaba@gmail.com.br).

Não deixe lixo, não alimente os animais e respeite a natureza, é o mínimo que você pode fazer para preservar esse lindo trecho de Mata Atlântica que ainda nos resta aqui no Sudeste.

Veja o vlog desse dia:

 

10 comentários sobre “Pico do Corcovado em Ubatuba SP

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Cleonice.
      O pessoal da Pisa Trekking tem todas as informações para você. Entre no site deles que eles terão o mair prazer em te responder.
      Grande beijo.
      Carla

  1. maria isabel barros kotzent

    O ideal mesmo é começar bem cedo.

    Fiz a subida pelo núcleo Santa Virgínia, mas são 20 km,ida e volta. Tem trechos mais suaves , mas tambem com muita subida , inclusive às vezea a trilha é sobre pedras nos riachos. Tinha hora que conseguia ouvir os batimentos cardíacos, mas para meus 68 anos até que fui bem.
    Demoramos 4.40 h subida e descida 4 horas, ritmo intenso devido a distância.

    1. Admin Autor da Postagem

      Essa trilha pelo núcleo Santa Virgínia deve ser linda e está nos nossos planos.
      Parabéns pelo pique, espero chegar aos 68 anos assim.
      Obrigada pelo carinho e volte sempre.
      Grande beijo
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *