Circuito 5 Lagos e Pedra do Altar no Parna Itatiaia

22 de julho de 2018

Chegando no Parque Nacional do Itatiaia

Dormimos super bem no camping da Pousada dos Lírios. A noite não foi tão fria. Acordamos cedinho e depois do delicioso café da manhã (tapiocas salgadas e doces) preparado pelo amigo e guia Carlos da Mantiex, arrumamos nossas coisas e seguimos rumo ao Parque Nacional do Itatiaia, Posto Marcão, para tentar pegar uma senha para subir os Agulhas Negras. Infelizmente, assim como ontem, não conseguimos chegar entre os 150 primeiros para pegar a senha para os Agulhas. Tudo bem. Nunca é dia perdido quando estamos com um grupo maravilhoso e vontade de andar pela natureza. Decidimos então fazer o Circuito 5 Lagos e a Pedra do Altar, a décima primeira mais alta do Brasil. Bora lá?

Camping e Pousada dos Lírios

Trilha Circuito 5 Lagos

Já tínhamos visto algumas fotos dessa trilha do nosso amigo Fábio Fliess e tínhamos gostado bastante. Boa oportunidade para fazê-la. É uma trilha bem fácil, para iniciantes, mas com paisagens ímpares de uma parte do Parque Nacional do Itatiaia pouco visitado.

O circuito tem esse nome pois no meio do trajeto de 12 km há uma cachoeira chamada 5 Lagos, que infelizmente devido as poucas chuvas desse inverno, estava praticamente seca. É considerada um circuito pois sua entrada fica logo a frente do Posto Marcão e a volta é pela estradinha que vem do Abrigo Rebouças.

As únicas partes que podem ser mais difíceis para iniciantes são alguns aclives e declives com pedras escorregadias nos quilômetros intermediários da trilha, somando poucos metros de desnível. Demanda um pouco mais de atenção e respeito aos limites de seu corpo, mas de fácil superação. Já avistando a Pedra do Altar, encontramos o desvio que leva a Cachoeira do Aiuruoca, que fizemos quando descemos a trilha Serra Negra, ano passado.

Pedra do Altar a direita

Pedra do Altar (2.665 m)

É a décima primeira montanha mais alta do Brasil (há quem diga que é a décima quarta) e sua subida é fácil, apenas caminhando, sem dificuldades. Uma das mais belas imagens do Agulhas Negras sem dúvidas é pela vista de cima do cume da Pedra do Altar. Aliás, todo o Parque visto lá de cima fica mais bonito, pois ele está estrategicamente bem centrada e localizada no meio do Parque.

Descendo da Pedra do Altar, pegamos uma trilha que chega ao Abrigo Rebouças e passa ao lado do majestoso maciço das Agulhas Negras. Não vou mentir que acho essa montanha uma das mais bonitas que já vi. Fico horas olhando para suas pedras finas e compridas, apontando para o céu. Uma formação rochosa incomum e fascinante. O Agulhas Negras visto pela trilha fica ainda mais emocionante.

Agulhas Negras ao fundo

Pedra do Altar

Prateleiras ao fundo

Impressões dessa aventura

Chegamos ao Posto Marcão, pegamos nosso carro e voltamos para casa, com aquela pontinha de tristeza de ter que deixar esse lindo parque mais uma vez e por não ter conseguido subir as Agulhas Negras. Mas essa tristeza logo vai embora quando lembro que por causa disso terei que voltar em breve. Aliás terei que voltar ainda muitas outras vezes, pois o parque conta com vários pontos de trilhas, subida a cumes e travessias. Um dos Parque Nacionais do Brasil mais organizado, limpo e bem sinalizado. Vale a pena conhecer e voltar sempre!

Veja o vlog desse dia de aventura:

Veja o que já fizemos no Parque Nacional do Itatiaia:

Travessia da Serra Negra em 3 dias: dia 1, dia 2 e dia 3

Travessia Couto x Prateleira com cume do Couto

Cachoeira Santa Clara e do Santuário na parte baixa do Parque

Cume do Prateleiras

 

6 comentários sobre “Circuito 5 Lagos e Pedra do Altar no Parna Itatiaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *