Pico Santo Agostinho no Vale do Garrafão MG

04 de agosto de 2018

Chegando no Parque Estadual Serra do Papagaio

Mais uma aventura nas lindas montanhas da Mantiqueira e desta vez a travessia escolhida foi a do Vale do Garrafão, com acampamento próximo ao cume do Pico Santo Agostinho ou também chamado de Pico do Garrafão (2.359 m), ponto mais alto desse parque. A travessia foi de 2 dias e 1 noite e fizemos com o Carlos Moura, nosso guia e amigo da Mantiex. Essa trilha é bastante indicada para aqueles que estão começando a se aventurar no trekking.

Deixamos o carro em Passa Quatro e fomos de 4×4 até o início da trilha, no Vale do Charco, no município de Alagoa no sul do estado de Minas Gerais. Da saída de casa até Passa Quatro no dia anterior foi debaixo de forte chuva e por isso tínhamos certeza que seria um final de semana molhado e frustrante. Mas os deuses das montanhas estavam ao nosso lado e o tempo incrivelmente firmou. Não pegamos nem sequer uma garoa no período da travessia.

Pico Santo Agostinho

Da base da estrada até seu cume há uma ascensão de 629 metros que realizamos em 2 horas e 45 minutos, tranquilamente. Como o dia não estava com sol forte, foi bem tranquilo. Fomos em um ritmo calmo, contemplando todo o caminho. Não há pontos de água nesse trecho, apenas lá em cima, próximo a área de acampamento.

A maior parte do tempo andamos sob uma crista sem vegetação alta, os famosos campos de altitude da Mantiqueira. Apenas na parte final, já próximo ao acampamento é que há uma área de floresta com árvores mais altas. A trilha está bem demarcada e há pouca sinalização pelo caminho.

Maciço Pico Santo Agostinho

Acampamento próximo ao cume

A área de acampamento é grande, com bastante capim elefante, que funciona como barreira natural contra os ventos. O terreno é argiloso e é fácil estacar a barraca. Há uma nascente a poucos metros do acampamento com uma água bem boa e fresca. Dali até o cume, no máximo,  mais 15 minutos pela trilha.

Cume do Pico Santo Agostinho

Depois de montar o acampamento fomos ver o pôr do sol no cume, mas infelizmente as nuvens baixaram e a visibilidade ficou ruim, mesmo assim conseguimos boas fotos. Avistamos a Serra Fina, o PARNA Itatiaia, o Pico do Papagaio da travessia Baependi x Aiuruoca, entre outras.

De volta ao acampamento o guia preparou um delicioso jantar. Depois fomos descansar.

Veja o vlog desse dia:

4 comentários sobre “Pico Santo Agostinho no Vale do Garrafão MG

    1. Admin Autor da Postagem

      Favor entrar em contato com o guia citado no texto, não fazemos grupos para trekking, apenas usamos os serviços dos guias citados

  1. Frans

    Fantásticas as viagens que vocês fazem! Vocês servem de inspiração para mim e minha esposa e com certeza para muita gente. Muito obrigado pelas fotos, indicações, tudo. Muita saúde e prosperidade para que vocês possam ir cada vez mais alto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *