Vale do Garrafão – Serra do Papagaio MG

05 de agosto de 2018

Acampamento no Pico Santo Agostinho

Acordamos cedinho e depois do café da manhã comunitário com o pessoal da Mantiex (tapiocas de vários recheios) desmontamos o acampamento e começamos a descida do Pico Santo Agostinho, o ponto mais alto da travessia do Vale do Garrafão, no Parque Estadual Serra do Papagaio em MG.

Antes do café, o Elio se deliciou com um lindo nascer do sol, que lhe rendeu belíssimas fotos:

Descendo o Pico Santo Agostinho

Com tudo arrumado, começamos a descida, que foi bem tranquila, ora por amarelos campos de altitude, característicos da Mantiqueira, ora por pequenas e ralas florestas de mata mais fechada. O dia estava nublado e por isso a sensação térmica estava ótima.

Em alguns pontos podíamos avistar a Serra Fina, o Parque Nacional do Itatiaia a nossa esquerda e um lindo vale a nossa direita. Foi uma caminhada sem muitas descidas bruscas e ótima para iniciantes na arte do trekking.

 

Chegando na estrada

Nosso carro de resgate estava prontamente nos esperando no início da tarde, no local combinado. Foram 950 metros de desnível em 9 km, bem suaves. Apenas um trecho de trilha com erosão e com pedras mais soltas.

Impressões desse destino:

Uma travessia bem tranquila e gostosa de se fazer. Ideal para aqueles que querem iniciar nas aventuras do trekking, pois o acampamento é bom, espaçoso, nivelado e com água potável, próximo ao local de acampamento. Sem contar que a trilha de subida tem desnível moderado mas sem nenhum momento de escalaminhada. A vista do acampamento é incrível, principalmente do pôr e do nascer do sol. Do mirante do acampamento podemos avistar, a Serra Fina, a Mitra do Bispo, a Careta, o Papagaio e o Parque Nacional do Itatiaia. Pertinho de São Paulo e pode ser feita em um final de semana sem correrias. A trilha é de fácil navegação. Vale a pena levar aquela sua(seu) namorada(o) que nunca acampou para ter uma experiência inesquecível. Roteiro exclusivo da Mantiex.

Tem vlog desse dia, confere aí. Aproveita e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *