Pico do Itobira

15 de janeiro de 2021

Saindo do camping no Pico das Almas

Acordamos cedinho no nosso acampamento selvagem aos pés do Pico da Almas, tomamos café da manhã preparado pelo guia e amigo Dimitri de Igatu, da agência Chapada Trekking, desmontamos nosso camping e voltamos até onde o carro estava estacionado. Eu ainda estava mal do estômago e não conseguia comer quase nada no desjejum, claro que isso afeta nosso desempenho nas caminhadas.

Em linha reta, o Pico das Almas fica a mais ou menos 20 km do Pico do Itobira (1.970m de altitude, segundo mais alto do Nordeste), no município de Rio de Contas – BA. Mas de carro, pelas estradinhas do interior da Bahia, deu cerca de 40 km. Chegamos quase na ‘hora do almoço’ no estacionamento da entrada da trilha para o Pico do Itobira.

Início da trilha para o Pico do Itobira

Achei essa trilha bem mais fácil que a do Pico das Almas, pois é quase o tempo todo andando em trilha/picada, com pouco ‘trepa-pedra’. Logo no início da trilha há uma linda cachoeira para se refrescar. Eu ainda estava zoada do estômago e o mergulho que dei na água fria da cachoeira, melhorou bem meu astral.

Acampamento e muita chuva

Após quase 2h de trilha, o tempo começou a fechar e o guia decidiu que acamparíamos no camping selvagem aos pés da última subida ao Itobira e não no cume como previsto, por precaução. Assim que montamos nossas barracas a chuva caiu numa força assustadora. Era 16h da tarde e estávamos a 40 min do cume. Choveu a tarde toda e noite quase toda, foram 12 horas seguidas de chuva e ventos muito fortes. Decidimos subir ao cume na manhã do dia seguinte, para nossa segurança.

O jantar foi preparado pelos guias dentro de suas barracas e fizeram tipo um ‘prato feito’ e nos levaram até as nossas barracas. Formou-se um verdadeiro rio onde passava a trilha. Nossa guerreira (Nepal 2 da Azteq) resistiu bravamente, entrado pouca de água ao final de 12 horas de chuva intermitente e ventos fortes.

16 janeiro de 2021

Acordamos assim que clareou o dia e a chuva tinha dado uma trégua, mas estava uma cerração intensa e bem frio. Os guias decidiram que não faríamos o cume do Pico do Itobira e resolvemos voltar para o carro. Pois 12h de chuva intensa, poderia ter deixado a trilha mais perigosa. Ótima decisão, prefiro assim: segurança antes de qualquer feito pessoal, diferente de alguns coachs messiânicos por aqui na Mantiqueira.

Rumo a Catolés

Voltamos para o carro do guia e seguimos para a pousada de Rio de Contas, onde nosso carro estava. Pegamos o nosso carro e fomos até Catolés, a 114 km de Rio de Contas (2h30min), para a pousada que ficaríamos essa noite, pois no dia seguinte iríamos atacar o Pico do Barbado (pico mais alto do Nordeste 2.033m de altitude).

A estrada até Catolés estava boa e mesmo com carro 1.0 (Moby da Fiat alugado) conseguimos acompanhar o grupo. Na pousada pudemos desfrutar banho quente, conforto de uma cama e um jantar maravilhoso.

Veja o vlog dessa aventura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *