Parque Nacional Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

19 de fevereiro de 2012

Depois do ótimo café da manhã na Pousada do Sol, seguimos com os guias da Alternativas Ecoturismo (Neto e Longuinho) até a vila de São Jorge, onde fica a entrada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. A vila estava muito mais cheia que a cidade de Alto Paraíso de Goiás. São Jorge é lindinha e se você curte mais agitação, deve-se hospedar-se por lá.

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

 

O acesso ao Parque é feito somente com guias credenciados. Por isso agende com seu guia antecipadamente, pois ouvimos de várias pessoas que não conseguiram entrar no parque por falta de guia. Entram no máximo diariamente no parque 450 pessoas, e em épocas de feriados esse número se esgota rapidamente. Vá cedo ao parque. Outra informação importante é que o parque só fica aberto para entrada de pessoas até ao meio dia.
Há dois roteiros para se fazer dentro do Parque: Trilha dos Saltos (4,5 km ida) e Trilha dos Cânions (5,2 km ida). Fizemos a Trilha dos Saltos.
O grupo que seguiu com a gente foi ótimo. Pontuais, ágeis e todos gostavam de fotografar, isso contribuiu que a caminhada fosse realizada com pausas para fotografarmos as flores! E na trilha há muitas flores…

 

 

 

 

 

O que me chamou muito a atenção é que o caminho da trilha é forrado com pedras de quartzo rosas. No local, antes de ser um Parque Nacional, era local de extração de pedras, como os cristais. Ainda há muitos cristais por lá.

 

Salto do Rio Preto

Perto do Salto do Rio Preto, cachoeira de 120 m de altura e cartão postal do parque, há uma subidona, mas fácil de se subir. Lá de cima tem-se uma vista maravilhosa do salto, apenas contemplação.

 

Salto do Rio Preto – 120m de altura

Cachoeira Garimpão

Depois seguimos para a Cachoeira Garimpão, com 80 m de altura. Neste local há entrada na água, muito gelada por sinal, mas vale a pena… Há uma corda que separa as pessoas da parte mais forte da correnteza da cachoeira e há bombeiros de prontidão para qualquer emergência. Muitas pessoas estavam visitando o local e mesmo assim, zero de lixo!

Garimpão – 80m de altura

Depois de uma hora no local, seguimos as corredeiras, para mais um banho de rio, agora com direito a hidromassagem…

 

Jardim de Maitreya

Voltamos a entrada do parque e seguimos pela estrada até Alto Paraíso. Na estrada paramos para contemplação do Jardim de Maitreya, com visualização dos Morros Furado e Baleia.

 

Ao chegar na cidade fomos almoçar no Moinho, não gostamos das carnes oferecidas no buffet. Voltamos a pousada, mais flores pelo caminho e depois fomos descansar…

 

 

 

 

 

Veja o que tem mais para fazer na Chapada dos Veadeiros:

Cachoeira Das Loquinhas
Ponte de Pedra
Cachoeira Macaquinhos
Sertão Zen
Catarata dos Couros
Cachoeira Santa Bárbara e Poço Encantado
Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cachoeira Santa Bárbara
Parque Nacional: Trilha dos Cânions
Fazenda São Bento e Almecegas
Vale da Lua e Fazenda Raizama
Cachoeira Cristal

5 comentários sobre “Parque Nacional Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos

  1. Os caminhantes

    Oi Amiga!
    Ai que saudades de Veadeiros…
    Tem gente que fala que não gosta de São Jorge, mas nós particularmente, adoramos! O clima de lá é bem legal, né?
    Adoro também os cristais espalhados no chão, de todos os tamanhos e formatos.
    Lindas fotos, flores mais lindas!!!
    Bjos!
    Marcia

  2. Expedição Andando por aí...

    Valeu Silmara! Já estou indo lá participar do sorteio!
    Olá Zé Reynaldo! Temos uma Canon S95 e uma Nikon P100, super simples… Mas o que faz as fotos ficarem boas é a exuberante NATUREZA!
    Verdade Marcia! E pode ter certeza que vamos voltar pra Chapada dos Veadeiros, pois ficou ainda outros lugares para explorar…
    Bjs
    Carla

  3. Cristiane Dias

    Amiga, que lugares! Tô aqui curtindo de camarote o que eu perdi. rsrs… Mas com certeza ainda iremos conhecer a Chapada dos Veadeiros.
    Está tudo bem com o baby, sim! Nem nasceu ainda e já está me dando uma baita canseira com esses enjoos. Aff… passei meu carnaval inteiro de molho, enjoada. 🙂 Mas faz parte, né?! rs
    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *