Torres de Bonsucesso

28 fevereiro 2021

Chegando na propriedade

No nosso segundo dia na região de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, fomos conhecer as Torres de Bonsucesso, que ficam na estrada entre Nova Friburgo e Teresópolis (Km 28), uma das mais lindas regiões das serras fluminenses. estávamos com nosso querido amigo e guia Felipe Lombardi.

As Torres de Bonsucesso são também chamadas de pequena Patagônia, devido sua semelhança ao Fitz Roy em El Chaltén, na Argentina. Discordo, achei elas mais parecidas com as Torres em Torres del Paine, no Chile.

Deixamos o carro em uma propriedade particular (22°18’03.2″S 42°46’47.9″W) no Vale dos Lúcios, onde paga-se R$20 por veículo para estacionar. A caminhada começa ali.

Início da trilha

As Torres de Bonsucesso são compostas por 3 torres: o ‘Ferro de Passar Roupa’, ‘Torre Central’ e ‘Torre Maior’. A trilha é bastante íngreme (apenas 3km até o cume da Torre Central) e eu fora de forma como vocês já sabem. O desnível até a Torre Central é de 800m e até a Torre Maior de 1000m.

Os primeiros 2km são feitos dentro de uma floresta/bosque na sombra, que apesar de ser subida, é mais agradável. Quando a vegetação fica mais baixa, o sol castiga mas em compensação a vista fica incrível.

Ferro de Passar Roupa

Nesse ponto, temos uma vista privilegiada das montanhas da região. Avistamos as Torres Central e Maior, A Pedra Oculta, Mirante dos Frades, Pedra do Cabrito, Mulher de Pedra Deitada, Dedo de Deus no PARNA Serra dos Órgãos, a cidade de Teresópolis.

Eu acabei ficando ali no Ferro de Passar e os meninos seguiram até a Torre Central. Muitos aventureiros fazem a trilha até nesse ponto.

Torre Central

Os meninos foram rapidinho até a Torre Central, já que os dois tem um preparo físico invejável. Passaram na pedra ‘Entalada’ e depois fizeram cume da Torre Central (1.860m). Levaram cerca de 1h30min entre ida e volta até onde eu os esperava.

Descendo as Torres de Bonsucesso

Assim que os meninos chegaram começamos a descer até o estacionamento. A descida foi bem tranquila.

Voltamos para o carro e no dia seguinte voltamos para São Paulo.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *