Chapéu da Bruxa

27 de fevereiro 2021

Fomos a Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, para fazer os Picos Médio e Menor dos 3 Picos no Parque Estadual dos Três Picos. Porém, logo no início da trilha, começou a chover muito forte e resolvemos voltar para o carro. Estávamos com nosso amigo e guia Felipe Lombardi.

A chuva cessou depois de quase 2 horas, e resolvemos fazer outras trilhas mais leves pela região, pois o solo estava muito encharcado e subir os 3 Picos seria uma imprudência. Resolvemos fazer o Chapéu da Bruxa.

Chapéu da Bruxa

A trilha é pequena, apenas 1km de ida, tem altitude de 1.354m, que fizemos em 40min. Próximo ao cume há uma parede mais técnica em rochas, com correntes para auxiliar a subida, que subimos com tranquilidade. Lá em cima, no dia em que fomos, por causa da chuva, havia muitos insetos, entre mosquitos e abelhas sem ferrão, que nos ‘atacaram’. Por isso não pudemos ficar muito tempo lá em cima.

Apesar do dia nublado, a vista lá de cima é muito bonita. Avistamos 10 cachoeiras temporárias na montanha a frente ao Chapéu de Bruxa: Pico da Caledônia. Essas cachoeiras se formaram devido a forte chuva mais cedo e eram temporárias, assim que a água drenasse por completo da parte mais alta do cume, elas secariam.

Também era época de florada da Quaresmeira ou Jacatirão, uma linda árvore da Mata Atlântica que tem flores roxas, e que deixavam a paisagem mais bonita ainda.

Cachoeira da Adutora

Voltamos para o carro e fomos até a cachoeira da Adutora que ficava ali perto. O carro fica na estrada e para chegar na cachoeira faz-se uma pequena trilha de fácil acesso.

Cachoeira da Feiticeira

Também a beira da estrada fica essa cachoeira lindíssima. Como tinha chovido bem algumas horas antes, o volume de água das duas cachoeiras estavam incríveis.

Voltamos a pousada e fomos descansar.

Veja o vlog desse dia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *