Chegando em Huaraz – Peru

14 de julho de 2012

Chegamos em Lima dia 14 de julho e fomos direto a Huaraz, cidade a quase 400 km ao Norte de Lima. Nosso vôo chegou as 9 da manhã em Lima e seguimos direto a Movil Tours no Passeo de la República, defronte ao Estádio Nacional. Pegamos o ônibus das 13h a Huaraz. Mais 8 horas sentados… Desta vez consegui observar um pouco a paisagem, já que estava de dia e comprovei que a Pan Americana até a entrada para ‘subir a serra’ a Huaraz é igual ao norte do Chile: DESERTO e aquelas praias sem areia, só rochas. Mesmo assim linda paisagem!

 

 

A subida para Huaraz tem pontos de altitude 4100m e depois há uma descida, pois Huaraz fica a 3100m. Senti um pouco de dores de cabeça e mal estar no trajeto. Foi meu primeiro dia de 6 dias que precisei tomar paracetamol para sobreviver sem dores por lá…
Ao chegar na rodoviária da Movil Tour em Huaraz a Rut da Scheler Artizon Trek e o motorista Jerônimo foram nos pegar e nos levaram ao Hotel. Fizemos o check in no Hotel Casa Blanca. Achei ele mais simples que o Albergue Churup que ficamos ano passado…
Neste mesmo dia conheci meus companheiros de trekking Dmitri (de Igatu) e sua namorada Sarah de Salvador na Bahia. Também conhecemos um casal super legal, mas que não iam fazer o trekking com a gente de Passa Quatro MG – Thomas e Viviane. De noite o Scheler da Artizon Adventure veio nos dar boas vindas!
Saímos para jantar no Encuentro (a garçonete lembrou da gente!) e depois fomos descansar…

15 de julho de 2012

No dia seguinte tiramos o dia para aclimatar. Fizemos umas comprinhas e ficamos de boa na cidade!

 

O café da manhã do hotel é daquele tipo ‘continental’: dois pães, geleia, margarina, suco de laranja, café ou chá e só! O do Albergue Churup é do tipo ‘buffet’, com muito mais variedades… De noite conhecemos nosso outro companheiro de aventura, o espanhol Alberto de 60 anos (que não gosta de ser chamado de espanhol e a toda hora diz ser do País Basco – Bilbao), que foi nosso paizão no trekking. O Scheler da Artizon Adventure nos deu o roteiro de aclimatação do dia seguinte: Laguna Churup e nos disse que o guia que irá nos acompanhar pelos dias seguintes é seu irmão Vladimir.

16 de julho de 2012

Acordamos as 7h e as 8h e o motorista Jerônimo e o guia Vladimir nos levaram ao trekking de aclimatação a Laguna Churup. Como sempre, no meu primeiro trekking da temporada, não passei bem e fui até ao paredão. Desta vez o Elio subiu e desceu o paredão pela direita e concluiu que o ideal é subir pela direita do paredão e descer pela esquerda (pelas cordas de aço). Quem sabe ano que vem ao fazer a aclimatação para o trekking Cedros eu consiga ir até o final dessa laguna…
Voltamos ao hotel e fomos descansar, pois no dia seguinte começaria a maior de todas as aventuras de minha vida…

 

 

 

5 comentários sobre “Chegando em Huaraz – Peru

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!!
    Estava louca, esperando suas fotos e seu relato desta aventurona!!!
    Já tinha visto a foto no Face, mas este lugar é demais, hein? Lindo!!
    E realmente, a altitude pega mesmo…vi um guia peruano brincando com alguns turistas brasileiros: "-vamos brazucas, tartarugas!!". Nem dá raiva, porque nós não estamos acostumados mesmo com a altitude, fazer o que?
    Bjos.
    Marcia

  2. Rubens

    Que experiência maravilhosa a de vocês. Poder conhecer (quem sabe reconhecer) um local tão lindo como esse proporciona muitas vivências valiosas tanto para o corpo como para o espírito. Que bom que correu tudo bem durante todo o trajeto. Parabéns pelo merecimento de poder passar por mais esta bela viagem.

    1. Expedição Andando por aí...

      Obrigada Rubens! A sensação de objetivo cumprido que estou sentindo é tão gratificante que por mim voltaria hoje mesmo desde o primeiro dia e faria tudo de novo, mesmo depois de sofrer todos os perrengues que sofri e que ainda vou postar aqui no blog nos próximos dias…

  3. Ana Carolina Martins Costa

    Olá, tudo bem? Os relatos de vocês são ótimos e super motivadores.
    Vamos para Huaraz em julho/2017 e pensamos em ir de carro para poder se locomover até o início das trilhas e poder passear pelas estradas da cordilheira.
    Vocês acham que vale a pena ou recomendam ir de carro para Huaraz?

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Ana! Obrigada pelo carinho! Vocês vão alugar o carro em Lima e ir até Huaraz? Olha, nunca pensei nessa hipótese, mas parece ser bem bacana dirigir por lá, o trânsito de Lima é caótico! Não sei se eu iria de carro. As estradas de acesso as trilhas são ruins lá em Huaraz, muitos desvios e morros de estrada de chão bem precários. Se for um 4×4 acho que tudo bem. E também levar o mapa ou GPS para não se perder. Lembre que as comunidades próximas a entrada das trilhas não falam espanhol, apenas a língua local Quechua, daí se vocês se perderem pode ser um transtorno. É uma aventura a parte ir de carro, mas não sei se eu encararia isso… Se forem de carro depois que voltarem voltem aqui e me digam como foi. Fiquei realmente curiosa sobre essa jornada. Abraços! Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *