Vale do Pati: Vale do Capão a Igrejinha

24 de dezembro de 2012 (Vale do Pati)

Saindo do Vale do Capão

Acordamos cedo, tomamos o ótimo café da pousada Canta Galo, conhecemos nossos amigos de trekking (Carol do RS, Renata, Jaqueline, Marcos e Marcelo de SP). Fizemos umas comprinhas no mercado (como água) pegamos o carro que nos levaria até o a Vila do Bomba, início do trekking para o Vale do Pati. O nosso amigo/guia Dmitri da Chapada Trekking nos deu todo apoio!
 .

Início da trilha

Infelizmente começamos tarde a trilha, as 10 horas da manhã. Isso refletiria no final do dia, que acabamos fazendo um trecho no escuro usando nossas lanternas. Lá do Bomba até o Planalto dos Gerais dos Vieira dá mais ou menos 1h e 30min de subidão. Lindas paisagens!
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
.
 .
.
A vista da Chapada é linda! Andamos cerca de 2 h nesses Gerais dos Vieira até chegarmos ao Rancho. Todo o trajeto tem água apenas no meio do Gerais e lá no Rancho. Muita seca. Lá no Rancho, enquanto o guia Dmitri fazia nosso lanche/almoço nós fomos nos deliciar nas águas do poço do Rancho e tomar uma hidromassagem na cascatinha.

Quebra Bunda

Almoçamos e seguimos caminho para os Gerais do Rio Preto uns 200 m de subida. Subimos pelo ‘Quebra Bunda’, tranquilo.
Andamos por cima dos Gerais do Rio Preto por cerca de 2 h 30 min avistando paisagens lindas.
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .

Chegando na Igrejinha

Chegamos no local da descida da trilha para chegar a Igrejinha (ou também conhecida como Ruinha) quase no entardecer.
Começamos a descer ainda com luz, mas no meio da descida escureceu total. Usamos nossas lanternas de cabeça para encontrar o melhor lugar para descer. Não sei se porque estava de noite, mas achei essa descida amais difícil de todas. Chegamos na Igrejinha as 19h,
totalizando 26 km em 9h de caminhada. Na Igrejinha conseguimos um quarto com 3 colchões (não há camas, apenas colchões no chão coberto de lona plástica). No local há ainda 4
banheiros (um com água quente), cozinha comunitária (diária R$ 8,00), uma venda com vários produtos (inclusive tomates e batatas, cerveja/água/refrigerante resfriados em potes de barro com água) do Seu João.
O Dmitri fez uma ótima janta (galinhada com arroz regado a leite de coco), jantamos, brindamos com vinho o Natal e fomos dormir.

4 comentários sobre “Vale do Pati: Vale do Capão a Igrejinha

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Esta parte fizemos só o João e eu. A Júlia ficou com nossa amiga, saindo à tarde da Pousada onde estávamos e nos encontrando no final…
    Achei muuito longa também, e lembro que chegamos bem cansados.
    Mas a caminhada vale o sacrifício, foi um dos cenários mais bonitos que já vi!
    Um beijo!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *