Cachoeira do Bicame na Serra do Cipó

03 de junho de 2015 – Cachoeira Bicame

O dia amanheceu terrível! Tempo muito fechado. Mesmo assim seguimos para a Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho/MG, para visitar a Cachoeira Bicame, que fica em uma propriedade particular RPPN Brumas do Espinhaço e Ermo dos Gerais.
Assim que terminamos o super café da manhã na Pousada Pôr do Sol, o guia e amigo Zé Colmeia, da agência de Ecoturismo Bela Geraes, nos acompanhou com carro 4×4 até a entrada da sede.

Início da trilha para a Cachoeira do Bicame

Ao chegarmos na entrada a chuva começou. Ainda bem que levei minha capa de chuva… Ventava muito e o frio estava patagônico! É necessário assinar o livro de controle que fica em uma casa com o guarda. Nesse local há banheiros, água (e ainda filamos um cafezinho =D).Os 8 km de ida até a cachoeira, praticamente não vimos nada, pois a chuva não deixou. A trilha é tranquila, quase em nível o tempo todo, com leve subida. A cachoeira fica no Rio de Pedras e tem cerca de 30 m de altura.

Caminho para a Cachoeira do Bicame
 

Trilha para a Cachoeira do Bicame

 

Cachoeira do Bicame

 

 

 

 

Ficamos lá por alguns minutos e resolvemos voltar. Por incrível que pareça no retorno o dia foi se abrindo e o céu ficando azul. Só faltou esquentar para ficar perfeito! Pudemos ver melhor a trilha no retorno e ficamos encantados com os caminhos das pedras da Serra do Espinhaço.

Cachoeira do Bicame

 

Trilha voltando da Cachoeira do Bicame

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Linda trilha. Como fomos numa quarta feira, só tínhamos nós por lá. Mas em finais de semana ou feriados é necessário chegar bem cedo na sede, pois só é permitida a entrada de 30 pessoas por dia. Sugiro que vá de 4×4 pois a estradinha desde a entrada da Lapinha da Serra até a fazenda está bem ruim.
Voltando a Serra do Cipó, almoçamos no mesmo local da outra vez que viemos a Lapinha da Serra visitar as Pinturas Rupestres, na Dona Tereza e Seu Zé Branco (Restaurante Luar da Serra) um ótimo almoço/janta.
Voltamos a pousada e fomos descansar.

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Cachoeira do Bené

Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva

Cachoeira Lagoa Dourada

Serra Morena Hard

Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras

Farofa de Cima

Trekking Vale do Travessão

Lapinha

Tabuleiro por cima

Passeio de Caiaque

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

8 comentários sobre “Cachoeira do Bicame na Serra do Cipó

  1. Ricardo o Duro

    Só para ter uma noção aquela avenida principal de Cardeal mota quando se chega a Serra do Cipó , ou da cachoeira do camping véu da noiva nestas caheoiras que voçês fazem fica longe, me assustei numa referencia que mencionam que fica 150 km de distancia , lapinha da serra vale a pena o passeio , quem tem carro , digamos sem peito de aço dá pra chegar quantos minutos de cardeal mota, obrigado e parabéns pelo site

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Ricardo.
      Sim, Lapinha da Serra é longe mesmo. Mas fica tudo dentro do Parque Nacional Serra do Cipó.
      Dá para ir de carro próprio, mas também pode-se contratar guias que nos levam em seus carros 4×4, próprios para o terreno acidentado.
      Infelizmente as pessoas que visitam a Serra do Cipó acham que o parque é só aquele trecho do Véu da Noiva e acabam indo embora sem ter noção da grandiosidade e maravilha que o parque pode nos fornecer.
      Obrigada pelo carinho!
      Espero ter ajudado!
      Beijos.
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *