Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras na Serra do Cipó

02 de junho de 2015 – Tabuleiro por baixo
Hoje era o dia de ir até Conceição do Mato Dentro, no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, um dos pontos turísticos mais visitados na Serra do Cipó e decidimos fazer esse roteiro com o pessoal da agência Bela Geraes que oferece carro 4×4, guia e lanche de trilha. Depois do ótimo café da manhã na Pousada Pôr do Sol, o guia Tio Chico nos levou de 4×4 até a entrada do Parque. Foram cerca de 2:30h de translado, pois o tempo estava bem ruim, chovendo muito e frio na parte de cima da serra. Mesmo sabendo que o guardaparque poderia impedir o nosso plano de fazer a trilha pelo vale do Rio Ribeirão do Campo devido as condições climáticas, resolvemos seguir até lá.
A estrada que leva de Conceição do Mato Dentro até a comunidade do Tabuleiro está em condições ruins, ainda mais com as chuvas. Mas, se você tiver habilidade em dirigir em terreno acidentado e não ter pena de seu carro baixo, pode seguir até lá.

Chegando na Cachoeira Tabuleiro por baixo

Dito e feito. Na entrada do Parque (paga-se uma pequena taxa por pessoa e a sede conta com banheiros e um pequeno auditório) a guardaparque só nos autorizou a subida até o Mirante. A caminhada dura 15 minutos de uma subida leve e a Cachoeira do Tabuleiro  (273 m, a maior do Estado de Minas Gerais) vai tomando sua famosa forma de coração.
Serra do Cipó
Chegando no Mirante da Cachoeira do Tabuleiro por baixo

Incrivelmente, quando chegamos ao Mirante, o céu se abriu e nos brindou com uma paisagem linda do coração do Tabuleiro. Mais uma vez achamos a Cachoeira do Tabuleiro muito parecida com a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, bem porque é a mesma formação geológica. Há dois anos atrás fizemos o trekking da Cachoeira do Tabuleiro por cima e não sei dizer qual a imagem mais bela que avistei.

Cachoeira do Tabuleiro por baixo: formato do coração bem visível

Cachoeira Três Barras

No retorno a Serra do Cipó passamos na Cachoeira Três Barras, de fácil acesso, ao lado da estrada. Muito bonita.

Voltamos a Serra do Cipó e fomos almoçar/jantar no Restaurante Cipó Rural (uma ótima e bem servida refeição).
Voltamos a pousada e fomos descansar.

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Tabuleiro por cima

Passeio de Caiaque

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

2 comentários sobre “Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras na Serra do Cipó

1. Samuel Cachoeira Tabuleiro

Gratidão por divulgar as cachoeiras gigantes do Brasil, Minas Gerais e a cachoeira do coração Tabuleiro.
    Sou Samuel guia e proprietário da Pousada da Gameleira.
    Será um grande prazer receber e guiar voces pela cachoeira do Tabuleiro, sitio arqueológico e outras 70 cachoeiras na região, maravilhas do nosso quintal, compartilhando energias e vivencias espirituais, reforçando o encontro da vida na natureza e nossa arvore gameleira com 458 anos.