Cachoeira do Bené na Serra do Cipó

07 de junho de 2015 – Cachoeira do Bené

Hoje não teve trilha, apenas passeio de contemplação e banho na Cachoeira do Bené em Jaboticatubas, na Serra do Cipó em Minas Gerais. Um passeio tranquilo para fechar com chave de ouro nossa estadia na região.

Chegando na Cachoeira do Bené

Depois do café da manhã na Pousada Pôr do Sol o guia Rodrigo da agência Bela Geraes nos levou de 4×4 até a entrada da Cachoeira do Bene (cerca de 150 km do centro da Serra do Cipó), local onde há estacionamento, banheiros e até um bar (apesar de estar fechado). A cachoeira tem águas geladas e ótimo poço para banhos.

Cachoeira do Bené, Jaboticatubas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No caminho de volta almoçamos no Restaurante da Cristina na Vila de São José da Serra. Delícia de comida mineira! Uma vez por ano, a comunidade faz o famoso ‘Boi na Brasa’, uma festa no mês de julho que você paga a entrada e tem direito a beber o comer tudo a vontade!

Voltamos a cidade arrumamos nossas coisas e no dia seguinte logo cedinho pegamos o transfer com o pessoal da agência Bela Geraes de volta a Belo Horizonte pegar nosso voo para casa. E melhor que viajar é fazer novos amigos. Com certeza temos bons novos amigos por lá!

Impressões da viagem

A Serra do Cipó em Minas Gerais, como já devem saber, é a continuidade geográfica e geológica da Chapada Diamantina (na Bahia). As formações rochosas, cachoeiras, vales e belezas naturais são muito parecidas. A Cachoeira da Fumaça (BA) e a Cachoeira do Tabuleiro (MG) são muito parecidas, inclusive quase a mesma altura. Não conseguimos entender o porquê da fama grandiosa e o ‘sonho de destino’ de tantos brasileiros e estrangeiros pela Chapada Diamantina. A Serra do Cipó é mais próxima de São Paulo, os custos dos passeios são mais baratos e a infra estrutura turística e comida tradicional são tão boas quanto. A maioria dos visitantes e aventureiros da Serra do Cipó são de BH. Esperamos que essa série de posts, tanto os de agora como os da viagem de 2013, despertem em você o desejo de conhecer mais esse pedacinho do Brasil incrivelmente lindo! E se você realmente ficou com esse desejo,então, nosso objetivo foi alcançado! Porque a gente só preserva aquilo que conhece! Conheça o Brasil!

Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:

Cachoeira do Bené

Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva

Cachoeira Lagoa Dourada

Serra Morena Hard

Cachoeira do Bicame

Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras

Farofa de Cima

Trekking Vale do Travessão

Lapinha

Tabuleiro por cima

Passeio de Caiaque

Cachoeira do Gavião e Andorinhas no Parque Nacional

10 comentários sobre “Cachoeira do Bené na Serra do Cipó

  1. Unknown

    Olá amigos. Sou um aventureiro, Bombeiro em MG mesmo. Faço expedições com meus amigos em cachoeiras e interessei muito pela fio Bené. Gostaria de saber se o carro para próximo à cachoeira, quantos km de caminhada, etc. Obrigado.
    Respondam no meu email, se possível. Está logo abaixo.
    viniciusnominato@outlook.com

  2. Carla Nogueira

    Olá Vinicius!
    Vou te responder por aqui e por email também, ok?
    Sim, o carro vai até a propriedade de entrada na Cachoeira e depois há uma caminhada de uns 15 minutos mais ou menos, que deve dar uns 500 m de trilha.
    Espero ter ajudado!
    Abraços
    Carla

  3. Lucieny de Almeida Fagundes

    Olá, meu nome é Luci, gostaria de saber se a entrada é gratuita ou qual seria o preço. É segura para pessoas que não sabem nadar muito bem? Obrigada

    1. Admin Autor da Postagem

      Oi Lucieny. Quando fomos pagamos sim entrada, mas não me recordo o preço. Nada muito abusivo. É tranquilo para nadar, tem muitas piscinas naturais. Mas confira antes se dá pé para você, pois todo cuidado é importante. Beijo

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Célio.
      Como não queremos ser responsáveis por eventuais perdas de pessoas que não sabem se orientar corretamente com tracklogs e mapas com bússola, temos a política de não divulgar o trajeto. Infelizmente já fomos questionados por leitores que se perderam e vieram tirar satisfação conosco. Muito triste.
      Mas minha dica é: chegando na Serra do Cipó pergunte aos locais o caminho que eles poderão te informar com mais precisão.
      Espero que compreenda.
      Abraço
      Carla

  4. Anselmo S.Passos

    Conheço a Cachoeira e fiquei fascinado,quem tem o prazer de conhecer se apaixona.Parabens pelas belas fotos,o site seus e muito bacana,Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *