De Zagreb (Croácia) a Ljubljana (Eslovênia) de trem

12 de março de 2016

Passeio em Zagreb

Acordamos cedinho, fizemos o check out do Hostel Chic e fomos dar uma última passeada em Zagreb sob muito frio! Depois fomos para a Estação Ferroviária pegar nosso trem para Liubliana (Ljubljana), na Eslovênia. O casal da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações estavam conosco.

 

 

 

 

Chegando em Ljubljana

De Zagreb a Liubliana são cerca de 2 horas e o caminho é lindo! Planícies intermináveis no lado Croata e montanhas entre rios no lado Eslovênio. Na fronteira o pessoal da aduana passa em todas as cabines e dá o carimbo de saída da Croácia e entrada na Eslovênia.

 

 

 

 

 

Liubliana estava fria e cinza! Da Estação ferroviária fomos direto ao Hostel Celica (2 quadras da estação), um antigo presídio que se transformou num hostel. Os quartos são celas e as portas ainda possuem suas grades. Os banheiros são coletivos. Cada quarto tem uma disposição de camas diferentes e todos com janelas com grades de ferro. Achei o banheiro bem sujo e outro ponto negativo é que a noite, outros hóspedes chegaram fazendo algazarra, o que atrapalhou muito nosso sono.

Centro de Ljubljana

Fomos passear por Liubliana. Que cidade linda! Vários pubs e barzinhos na beira rio. Muitas lojas e povo muito receptivo. Apaixonante! Passamos pelo Rio Ljubljanica, a Ponte dos Dragões, Mercado Municipal e Catedral São Nicholas (estilo Barroco do início do Século 18).

 

Rio Ljubljanica
Ponte dos Dragões

 

Mercado Municipal

 

 

 

 

Catedral de Liubliana, São Nicolas
Mercado Municipal

 

 

 

 

A Igreja Francisca da Anunciação é uma linda construção de 1646, estilo Barroco é uma atração a parte. Sua cor e seu interior são delicados e impressionantes. Fica no coração de Liubliana, na Praça Preseren, em frente a ponte tripla.

Igreja Franciscana da Anunciação
Interior da Igreja Franciscana da Anunciação

 

Praça Preseren

 

Praça Preseren e a Ponte Tripla, desde 1842

 

 

 

Em seguida fomos ao Parque Zvezda, já em um lindo pôr do sol. Nessa praça avistamos a Igreja Ursuline da Santíssima Trindade, estilo Barroco de 1726 e a Universidade de Liubliana.

Praça Zvezda

 

 

 

 

Igreja Ursuline da Santíssima Trindade
Castelo de Liubliana ao fundo

 

Universidade de Liubliana

 

 

 

 

 

 

Jantamos no Juljia ótimos goulash e muita polenta. Já disse que come-se bem por aqui? E barato! Voltamos ao Hostel Celica e fomos descansar…

Impressões da Croácia: Apesar do frio e dos dias cinzas, Zagreb é bem mais calorosa que Budapeste (Hungria). O povo é mais simpático e gentil. A arquitetura não é exuberante quanto Budapeste, mas tem ótimos locais e praças para visitar. O Mercado Municipal é diferente, a céu aberto e organizado, boa opção de passeio. O centro tem várias lojas de departamento com preços bons. Dois dias na capital da Croácia foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos, mas o Parque Plitvice, a 130 km de Zagreb, infelizmente não tivemos tempo para conhecer, já que pretendíamos ficar mais tempo na Eslovênia. Quem sabe esse seja um motivo para querer retornar…

2 comentários sobre “De Zagreb (Croácia) a Ljubljana (Eslovênia) de trem

  1. RODINEI RONFINO

    Meus queridos,
    Help me ! Estou buscando informações sobre o trem de Zagreb para Liubliana, que não seja pela Raileurope. Parece que tem um mais barato em outra cia. Mas não estou conseguindo.
    Podem me informar se consigo comprar passagem na véspera, na estação ? Eu e minha esposa estaremos lá em meados de junho.
    O que tiver de informação agradeço.
    Obrigado
    Rodinei

    1. Admin Autor da Postagem

      Olá Rodinei!
      Não lembro qual companhia pegamos o trem, mas é possível sim comprar na hora.
      Nós compramos na véspera e estava vazio.
      Espero ter ajudado.
      Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *