Cânion Fortaleza em Cambará do Sul

6 de março de 2011 

O ônibus da Canyon Turismo estava na pousada exatamente às 8 horas e nem deu pra tomar o café da manhã direito. Super pontuais.

Da cidade até a entrada do Parque Nacional da Serra Geral são mais ou menos uns 23 km, feitos em 1 hora por uma estrada de chão de conservação média. Já dentro do parque a trilha para o mirador do Cânion Fortaleza é fácil e a vista é maravilhosa.

Engana-se quem pensa que os dois passeios são parecido (Cânion Itaimbezinho e Fortaleza), afinal fazem parte da mesma formação geológica.

O Cânion Fortaleza é menos íngreme que o Itaimbezinho e suas encostas são totalmente encobertas pela vegetação, aparecendo bem pouco os paredões rochosos. Parece mais um vale que um cânion.

Lembrando que o termo Cânion é usado erroneamente nesta formação geológica, uma vez que do inglês cânion significa vale de paredões rochosos esculpidos pela ação de rios. Neste caso o rio não foi o principal contribuinte em sua formação e sim vários derramarentos vulcânicos que ocorreram a milhões de anos atrás e que na separação dos continentes eles sofreram essa fissura.

O termo correto seria PERAU, mas esse nome não tem tanta força turística quanto Cânion e por isso preferiram usar este termo ao invés daquele.

Cânion Fortaleza



Lá de cima do Fortaleza a vista é esplêndida e as fotos ficam todas lindas…



Descemos a trilha de volta ao ônibus e seguimos 3 km adiante até a trilha da cascata Tigre Preto e para a Pedra do Segredo. Trilha considerada nível fácil, mais ou menos uns 30 minutos de caminhada.

A Cascata do Tigre Preto é maravilhosa e vale muito a pena molhar os pés parta fazer sua travessia, pois a melhor vista dessa beldade fica do outro lado do rio…

A Pedra do Segredo fica também do outro lado do rio, passando-se por cima da cachoeira. Tomar cuidado, pois nesses dias de chuvas fortes, as pedras do topo da cachoeira podem ter sofrido alguma avaria e devem-se evitar chegar muito próximo a beirada da cachoeira, pois há riscos de desabamento.

Voltamos a visitar esse parque em 2016, veja o relato aqui

Cascata Tigre Preto
Pedra do Segredo

Lageados das Margaridas

Voltamos a cidade às 15 horas e pegamos o carro na pousada e fomos almoçar no Restaurante Cristal, defronte ao CTG da cidade de Cambará do Sul. Ótima comida caseira por 30 reais por pessoa. Ao terminar o almoço seguimos de carro ao Lageado das Margaridas.

A estrada estava muito ruim, pensei até em desistir, pois aos subidas eram acentuadas e como estava com carro 1.0 pensei que ele não fosse conseguir subir.

O Lageado das Margaridas é lindo, com quedas d’água em pequenos desníveis no qual pode-se caminhar sobre as pedras molhando apenas os pés e tornozelos. Um passeio super tranquilo.

Lageado da Margaridas

Retornamos a pousada e fomos dormir…

Veja mais o que fazer próximo ao Cânion Fortaleza:

Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho

São José dos Ausentes

Serra Gaúcha

6 comentários sobre “Cânion Fortaleza em Cambará do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *