Passeio Gran Aventura no Parque Iguazu

27 de junho de 2011

Parque Nacional Iguazú

Como nosso passeio do Gran Aventura era às 10 horas da manhã e não sabíamos se a aduana estaria cheia, acordamos cedinho e logo fomos fazer a travessia. Mas estava tranquilo e chegamos no Parque às 9 horas, deu tempo de fazer umas comprinhas nas lojas de dentro e fora do Parque Nacional Iguazú.

Passeio Gran Aventura no Iguazu

O passeio começa nas costas de um jipe/caçamba e uma guia nos explicou algumas coisas sobre o floresta que compõe o Parque Nacional do Iguazú e fez uma comparação que me deixou intrigada: para os argentinos a floresta de Mata Atlântica (floresta desse Parque) tem o mesmo significado que a Floresta Amazônica tem para os brasileiros. Daí fiquei pensando ‘por quê’? E conclui que, depois de conhecer boa parte da Argentina, ela tem razão, pois realmente é a floresta mais exuberante desse país, uma vez que as demais regiões são muito desérticas ou possuem uma variedade extremamente pequenas de espécies de árvores (na Patagônia é só lenga por todos os lados).

 

 

 

Depois fizemos uma trilha a pé para descer a encosta chegando no rio. Havia várias réguas de medição do nível do rio desde lá de cima e perguntei ao guia se alguma vez o rio tinha chegado lá em cima. Ele disse que nas cheias de 1982, 1983 e 1992 chegou ao seu nível máximo. Impressionante até onde a água chegou…

 

 

 

Já no barco, colocamos os salva-vidas e com as máquinas fotográficas nas mãos começamos a aventura. Com o nível baixo de águas do rio, as pedras do fundo do leito faziam corredeiras de arrepiar! Após alguns minutos você começa a ver as cataratas! Visão incrível! Não vou mentir: senti medo.

 

 

 

Depois das fotos tiradas, o guia pede para guardarmos as máquinas nas bolsas impermeáveis que eles nos dão e fomos ‘tomar banho de cachoeira’, literalmente… Apesar de estarmos com capas de chuva, a água sempre encontra um jeitinho de chegar nos lugares mais ousados… E QUE FRIO!!!! Mas valeu a pena. É tanta água que você nem consegue ficar com os olhos abertos.

Trilha no Parque Nacional Iguazu

Saímos do barco e fomos fazer o passeio na parte inferior do Parque, também com belas paisagens das cataratas.

 

 

 

Saímos do Parque às 14 horas e voltamos a Foz do Iguaçu para almoçar, desta vez no Shopping. Fomos devolver o carro às 17 horas no Aeroporto e retornamos a Curitiba.

Impressões da viagem:

Como já comentei, foi minha terceira visita às cataratas e em nenhuma das visitas anteriores eu tinha visto o nível das águas tão baixo e límpidos. Sempre fui no verão onde as águas estão barrentas e a vazão é maior. Para fotos, desta vez foi melhor. Mas o som e o volume de água nas cheias impressionam muito mais. Para o Elio foi a primeira vez e nem preciso dizer que ele adorou…

Veja mais dicas do que fazer em Foz do Iguaçu:

2 comentários sobre “Passeio Gran Aventura no Parque Iguazu

  1. oscaminhantes

    Amiga,
    Belo relato desta viagem. Não postei comentário nos outros mas li também.
    Fotos lindas!
    Aproveitando, uma ótima viagem para a Cordilheira Blanca! Aguardamos anciosos os relatos e as fotos!
    Um grande abraço!
    Marcia, João e Júlia
    Os caminhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *