Lençóis Maranhenses: de barco a Caburé e Farol Preguiças

29 de abril de 2012

Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã da Pousada Sossego do Cantinho seguimos de barco até o local de embarque para o passeio de voadeira no Rio Preguiças, até a praia de Caburé e Farol Preguiças.
A voadeira tem capacidade de 14 pessoas, todos devem colocar coletes salva-vidas e o piloto também é o guia. Fomos com o guia Jhony, prestativo e cuidadoso. Por 40 minutos descemos o Rio Preguiças. Neste trecho, nas margens do Rio Preguiças encontram-se várias espécies da flora local, com destaque aos Buritis e as Carnaúbas.

Para encurtar o caminho há um atalho de 800m de comprimento, construído por pescadores locais a alguns anos atrás, para encurtar em 14 km o trajeto até a vila de São Domingos que até então só podia se chegar de barco.

Depois nosso guia nos levou por uma passagem pelo meio do mangue onde avistamos macacos prego em seu habitat natural e o mangue vermelho. Enquanto isso as outras voadeiras passaram direto.

Saindo do mangue chega-se a primeira parada que foi na Vila de Vassouras, onde há uma comunidade de macacos pregos muito simpáticos. Vassouras fica em uma das extremidades dos Pequenos Lençóis e lá fizemos uma pequena caminhada até o topo da primeira duna para se ter uma visão dos Pequenos Lençóis. A cor laranja das dunas impressiona…

Seguimos para a vila de Caburé, onde reservamos nosso almoço no Restaurante do Paulo. O camarão grelhado é ótimo e a porção é caprichada. Do restaurante até a praia dá mais ou menos 5 minutos de caminhada e os nativos dizem que a poucos anos atrás a distância era muito maior. A praia tem águas turvas, por causa da influência dos rios da região e ainda muitos buracos, o que torna perigoso o banho de mar. Preferimos ficar na prainha as margens do Rio Preguiças.

Após o maravilhoso almoço, seguimos a Mandacaru, uma vila de pescadores onde fica o Farol Preguiças ou também conhecido de Farol de Mandacaru, com 54m de altura. Na vila há artesanatos e uma infinidade de cachaças temperadas para todos os gostos. O Farol é administrado pela Marinha e sua entrada é gratuita. Por estar dentro das dependências da Marinha não é possível ficar zanzando por lá, então há um oficial que organiza os grupos que irão subir. São vários lances de escada estreita e quando chegamos lá em cima o oficial já apitou pra gente descer… A vista é linda, pode-se avistar o mar, o Rio Preguiças e o povoado local. Mas a sensação é que ficamos mais tempo subindo e descendo as escadas que contemplando a paisagem…

Entrada do Farol Preguiças

Farol Preguiças visto por baixo

Retornamos a Barreirinhas ao final da tarde. Ainda deu para tomar um banho de rio na prainha da pousada e tirar lindas fotos do pôr do sol. Jantamos na pousada e depois fomos descansar.

7 comentários sobre “Lençóis Maranhenses: de barco a Caburé e Farol Preguiças

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Não conhecemos Lençóis, deve ser maravilhoso! E como vc falou a própria Pousada em si, já era um atrativo a parte, não? E aquelas águas são transparentes assim mesmo? Lindo!
    Beijos!
    Marcia

  2. Expedição Andando por aí...

    Oi meninas!
    Mari: O almoço no Paulo foi uma ótimo. Camarão grelhado! RECOMENDO!
    Cris: Você acredita que era um macaquinho macho que estava carregando o filhote? Uma boa dica pro seu Cris pra daqui alguns meses… kkkkk
    Márcia: Sim, sim, sim! As águas são transparentes mesmo. Uma delícia! Águas quentinhas… Pousada show mesmo!
    Obrigada pelo carinho meninas!
    Bjs
    Carla

  3. Cristiane Dias

    kkkkkkkk… com certeza!!
    Gostei! Vou mostrar a foto pra ele e dar a dica. rsrs…
    Por enquanto ele diz que tem medo de pegar criança recem-nascida no colo, mas tenho certeza que isso vai mudar depois que nascer. 🙂
    bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *