Lagoa do Peixe e Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

28 de abril de 2012 – Lagoa do Peixe e Lagoa Azul

Mais um final de semana maravilhoso, desta vez no Maranhão! Fomos a Barreirinhas, porta de entrada aos famosos Lençóis Maranhenses.
Saímos do aeroporto de Guarulhos as 00:15h do dia 28/04 e chegamos a São Luiz as 4:00h da matina. Voamos pela Gol (nossa companheira de quase todas as viagens) pois conseguimos preços bons para essa época no site.
Lá no aeroporto mesmo esperamos um transfer realizado pela BR TUR que contratamos pela pousada por e-mail. O ônibus chegou as 6:00h e de lá fomos direto a Barreirinhas, cerca de 4 horas de viagem. O ônibus faz uma parada em um restaurante onde você pode tomar um ótimo café da manhã por apenas R$10,00 por pessoa.
Já em Barreirinhas (cidade pequena, ruas apertadas, comércio confuso) o motorista do ônibus, após passar 3 vezes em frente do local onde deveríamos ficar, nos deixou para pegarmos o barco até a pousada. Isso mesmo! Para se chegar a nossa pousada SOSSEGO DO CANTINHO tínhamos que atravessar o Rio Preguiças com um barqueiro particular. Muito chique!

Que pousada linda! São 4 chalés com camas enormes, ótimos banheiros, frigobar, varanda, TV de tela plana, ar condicionado, ventilador, mosqueteiro, ótimas roupas de cama e banho… Um jardim maravilhoso em volta e o Rio Preguiças ao fundo, dando um ar de casa de campo. Uns dos melhores custos-benefícios das nossas últimas viagens! A pousada ainda contem uma ótima cozinha que serve café da manhã, almoço e jantar todos os dias. Se você quiser, nem precisa ir até a cidade de Barreirinhas passar nervoso…

Almoçamos na pousada mesmo e depois fomos ao primeiro passeio nos Grandes Lençóis: Lagoa Azul e Lagoa do Peixe. Todo o receptivo contratamos pela pousada e foi agendado pela agência São Paulo Ecoturismo. O caminho é feito em Toyotas 4×4 que passam por rios e muita areia fofa até chegar ao início do local de trekking. Na caçamba das Toyotas há bancos confortáveis para você ir ‘quicando’ nesse trecho de estrada rústica, o que confere ao passeio ainda mais adrenalina e aventura!

Infelizmente as chuvas até agora ainda não foram suficientes para ‘encher’ todas as lagoas dos Lençóis Maranhenses, mas mesmo assim a magia do lugar é contagiante!

Após uma caminhada de 1 hora chegamos a lagoa do Peixe (uma das únicas abertas a visitação que é permanente) e depois de um longo banho voltamos por outra trilha que passa pela Lagoa Azul, que estava praticamente vazia. O pôr-do-Sol visto na Lagoa Azul é um dos mais lindos que já presenciei.

Lagoa do Peixe

Retornamos pela mesma estrada e ficamos na cidade de Barreirinhas para jantar. Comemos uma maravilhosa pizza na ‘A Canoa’ que fica na Beira Rio de Barreirinhas, uma rua cheia de bons restaurantes e lojas de artesanatos.

Lagoa Azul

Após o jantar, ligamos para o nosso piloto do barco nos buscar. Nos confundimos um pouco com o local exato onde ele nos pegaria (há um porto no local da balsa e não sabíamos) mas no final deu tudo certo. E depois de quase 48 horas sem dormir confortavelmente em uma cama, fomos descansar merecidamente!

O que tem mais para fazer nos Lençóis Maranhenses:

Travessia dos Grandes Lençóis a pé em 4 dias:

Dia 1 – Barreirinhas ao Canto do Atins

Dia 2 – Canto do Atins a Baixa Grande

Dia 3 – Baixa Grande a Queimada dos Britos

Dia 4 – Queimada dos Britos a Santo Amaro

E mais:

Passeio de barco até Caburé e Farol Preguiças

Lagoa Bonita

Quadriciclo até Caburé pelos Pequenos Lençóis

4 comentários sobre “Lagoa do Peixe e Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

  1. Cristiane Dias

    Amiga, que fotos maravilhosas! Estou louca pra ver o restante das fotos da viagem. rs
    Esse lugar é fantástico, né! Tenho vontade de conhecer. Daqui alguns anos iremos até lá, com certeza! 🙂
    Adorei a pousada! Parece ser bem confortável e bonitinha. Sem contar na aventura de barco pra se chegar até ela.
    Bjos

  2. Ellen

    Oi Carla

    Parabéns pelas fotos, estão lindas. Estou acompanhando seu blog desde o ano passado, em janeiro fui para el calafate e ushuaia, agora em junho vou para os lençõis. Seu blog tem ajudado muito. Parabéns!

    abraços

    Ellen

  3. Expedição Andando por aí...

    Cris!
    Lindo lugar mesmo. E posso te garantir que ao vivo é muito mais bonito! Quando você for a Lençóis, o baby Cris estará junto! 😉

    Ellen!
    Obrigada pelo carinho… Se precisar de alguma dica extra me fale!

    Ivaneide!
    Obrigada pelo carinho!

    Bjs
    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *