Lençóis Maranhenses: quadriciclo até Caburé

01 de maio de 2012 – Quadriciclo até Caburé

Acordamos cedo e vieram nos buscar para ir até a agência Via Nordeste, para fazer nosso passeio de quadriciclo até Caburé pelos pequenos lençóis.
O Clóvis, proprietário da agência, é um paranaense que já está por aqui a 22 anos. Sua empresa é uma das mais respeitadas da região e a segurança é o seu ponto forte primordial.
Como era o último dia do feriadão, acreditem: fizemos o passeio SOZINHOS! Foram dois guias nos monitorando pelo caminho a nossa frente, enquanto um pilotava o quadriciclo, o outro ficava olhando para trás vendo se estávamos bem. Uma segurança incrível.
Depois de uma aula rápida de como pilotar o quadriciclo, com direito a uma volta nos quarteirões com o guia sentado ao seu lado, partimos para nossa jornada. Capacetes a postos e vamos lá!
O quadriciclo do guia leva um caixa térmica grande para carregar nossas águas sempre fresquinhas. Outro diferencial da agência.
O caminho que leva até a entrada das dunas é maravilhoso, você passa por povoados isolados, rios e muita vegetação nativa. Já é um passeio a parte.

Passeio de quadriciclo até Caburé

Ao chegar as dunas confesso que fiquei com um pouco de medo subir aqueles paredões com o quadriciclo, mas é só acelerar que ele vai… Tem uma força danada o bichinho… Aliás, eu pilotei o tempo todo e o Elio fotografou e filmou o tempo todo…

Andar nas dunas é muito emocionante! A vista, os cantos, os encantos! Linda paisagem. O melhor passeio que fizemos, sem dúvida!

 

No caminho um quadriciclo com duas moças e um piloto/guia ficou preso em uma das lagoas e os nossos guias foram lá ajudar! Como eu disse, às vezes se paga menos e tem esses tipos de problemas…

Paramos para um refrescante banho de lagoa, que como as dos dias anteriores estava vazia, mas mesmo assim um lindo visual!

Depois das dunas vem uma fazenda com criação de gado e alguns quilômetros mais a frente a praia, onde pudemos colocar nossa 5ª marcha no quadriciclo e pegamos uma velocidade legal…

Chegamos em Caburé, almoçamos na barraca ao lado da do Paulo (nada comparado ao maravilhoso almoço do Restaurante do Paulo) e depois de descansarmos voltamos pelo mesmo caminho.

Na volta  paramos novamente na lagoa para tomar o nosso último banho nos Lençóis Maranhenses.

Retornamos a pousada, tomamos um banho e fomos até a Viação Cisne Branco pegar nosso ônibus para São Luis que sai as 18:30h.

Impressões do destino:

Chegamos em São Luis as 22:00 h, pegamos nosso avião e retornamos para casa com a sensação de que depois de tanto tempo querendo ir aos Lençóis Maranhenses, tínhamos conseguido e que a espera apenas apurou mais nossa curiosidade desse roteiro brasileiro tão famoso.
Satisfeitos: SIM!
Superou nossas expectativas: NÃO!
As dunas do Ceará e do Rio Grande do Norte são tão bonitas quanto aos Lençóis. Uns com areias mais brancas, outros com areias mais grossas… Um belo lugar, um ótimo roteiro, mas nada que justifique a enorme fama mundial.
Aliás, o Nordeste Brasileiro todo é divino, pena que fica tão caro pra gente ir sempre pra lá…

O que tem mais para fazer nos Lençóis Maranhenses:

Travessia dos Grandes Lençóis a pé em 4 dias:

Dia 1 – Barreirinhas ao Canto do Atins

Dia 2 – Canto do Atins a Baixa Grande

Dia 3 – Baixa Grande a Queimada dos Britos

Dia 4 – Queimada dos Britos a Santo Amaro

E mais:

Lagoa do Peixe e Lagoa Azul

Passeio de barco até caburé e Farol Preguiças

Lagoa Bonita

5 comentários sobre “Lençóis Maranhenses: quadriciclo até Caburé

  1. Cristiane Dias

    Deve ser uma delícia andar de quadriciclo nas dunas. 🙂
    Já anotei o nome da agência para quando conseguirmos retomar nossas aventuras por aí. Mas enquanto isso não acontece, fico por aqui só curtindo as aventuras dos amigos. rs
    E que venham as próximas!! 😉
    Bjo

  2. Os caminhantes

    Oi amiga!
    É até meio vergonhoso falar isso, mas o máximo do Nordeste que conhecemos é até a Bahia, Chapada Diamantina. Não fomos mais, porque como você diz, achamos muito caro!
    Mas, diante destes posts, acho que não dá para esperar muito!
    Um grande abraço!
    Marcia

    1. maria do carmo

      Maranhão foi o lugar mais barato q eu fui..e me surpreendi com tanta beleza..Rio preguiça, Alcântara, barreirinhas…tudibom..perde tempo não,quero voltar em breve.dica é ir procurando promoções de voos.qdo fui,mais ou menos a uns 6 meses comprei pacote c hotel 4* ,10 dias por 750,00 por pessoa…não pensei duas vezes…..fuiiii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *