Monte Verde – Minas Gerais

13 de junho de 2012

Chegando em Monte Verde

Monte Verde é uma pequena e graciosa cidadezinha no sul de Minas Gerais a 166 km da cidade de São Paulo. Mesmo com o final de semana prometendo tempo feio resolvemos passar o feriado de Corpus Christie lá, no mínimo faríamos as caminhadas para treinar para o trekking do Circuito Huayhuash no Peru em julho.

Chegamos na cidade e estava uma lama só. A avenida principal tinha sido interditada e todos os carros deveriam passar por um desvio longo em estrada de terra vermelha. Era carro derrapando, atolando… Credo!
Tentamos chegar na Pousada Starbar Inn que fica na Avenida das Montanhas, próximo a entrada das trilhas, mas foi impossível. Meu carro não é 4×4 e não conseguiu subir umas das 4 ladeiras que se tem pra chegar lá em cima. Acabamos desistindo.
Antes de partir, resolvemos ligar para a dona da pousada (Ester) e ela nos animou, dizendo para esvaziarmos os 4 pneus do carro para 25 libras de pressão e que se ficássemos em algum ponto parado era só retornar a ligação que seu esposo (Mário) iria nos buscar.

Resolvemos tentar pela última vez. As 2 primeiras ladeiras foram tranquilas, mas na terceira… Tentei 2 vezes (sou boa em ficar tentando subir, lembra a vergonha que passei para subir a ladeira do passeio às Capelas de Mármores na Carretera Austral? Clique aqui pra ver o vídeo!). Desisti! O Elio saiu do carro e foi até a pousada que estava a 700 m da gente pedir ajuda!
O Sr Mário chegou no seu fusca todo faceiro e disse pra eu seguir ele… Pedi gentilmente que ele levasse meu carro. Ele aceitou, mas com uma condição: que eu levasse o fusca dele!
Gente! Nunca tinha dirigido um fusca na minha vida! Tremi, mas aceitei. Quando entrei no fusca, ele não tinha o pedal do acelerador e o limpador de para brisas só fazia barulho e não limpava nada! Pensei: tô perdida!
Mas não é que o fusca tem motor? Subiu sem reclamar e nem patinou! O Sr Mário subiu com meu carro tranquilamente! Não sei qual é o meu problema com as subidas…
Chegamos!

Vista do quarto da pousada

A pousada é simples. Pegamos uma com vista para as montanhas, mas o tempo estava totalmente fechado e não havia nada para ver… Na pousada não oferecem as roupas de cama e banho, você tem que trazer de casa. Ainda possui um ótimo restaurante. Você nem precisa sair de lá para fazer suas refeições (é claro que eu não ia sair de qualquer jeito, senão nunca mais ia conseguir subir as ladeiras de novo!).

Trilha para a Pedra Redonda e Pedra Partida

No dia seguinte após o café da manhã (ótimo, mas tardio – das 10:00 ao meio dia), fizemos a trilha da Pedra Redonda (20 min) e Pedra Partida – 1900 m de altitude (1 hora) mesmo debaixo de chuva forte. Estávamos ali mais para treinar do que ver a vista!

 Pedra Redonda
 Trilha para Pedra Partida

 

 

Pedra Partida

A trilha para Pedra Partida estava bem fechada com bambus e muito lamacenta, pelo visto fazia tempo que alguém não ia até ela!

Trilha para o Chapéu do Bispo

No dia seguinte fomos até o Chapéu do Bispo (20 min), Platô (15 min) e Pico do Selado – 2080 m de altitude (1 hora). O dia estava um pouco melhor. A trilha para o Pico do Selado é linda!

 Início da trilha para Chapéu do Bispo

 

 Chegando ao Pico do Selado

 

 Pico do Selado

 

 

 Pôr do Sol da pousada

Monte Verde é uma ótima pedida para passeios de trilhas e caminhadas e também para casais, pois a cidade é bem romântica! Dica barata e pertinho de São Paulo.

Assista o vídeo: Um balé das nuvens!

 

10 comentários sobre “Monte Verde – Minas Gerais

  1. Bea

    oi querida, a cordilheira huayhuash não é nada difícil. sei q vais tirar de letra. apenas um conselhinho: fique uns 4 dias em huaraz pra aclimatar dando umas pernadas pela região. abração, bea

  2. Os caminhantes

    Oi amiga!
    Mesmo com a chuva as fotos ficaram lindas!!!
    Senti a mesma sensação quando fomos para Aiuruoca debaixo de uma chuva tenebrosa e o carro não subia… Daí dei todo o crédito para os que os mineiros falam: "Fé em Deus e pé na tábua!!!", que no seu caso específico, nem tábua no fusca tinha.hehehehe…
    Bjos!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *