Cuyoc, Trekking Huayhuash dia 5

21 de julho de 2012
Mais uma noite se passa e acordamos cedo novamente… Depois do café seguimos rumo ao Paso Cuyoc, o mais alto de todo o trekking (5000m).
O desnível de 600m foi realizado sem problemas, pois a subida era muito suave… A falta de ar, o sangramento do nariz e as dores de cabeça eram constantes, principalmente em mim e na Sarah… O guia Vladimir sugeriu que a Sarah subisse em um cavalo, mas teimosa que é decidiu ir a pé mesmo. Devagar conseguiu chegar ao paso.

 

 

 

 

 

 

O nevado Cuyoc aparece na nossa frente e a cada passo estamos mais perto dele. O paso fica ao lado do nevado e o interessante é que tem-se a noção de quão grandioso são as camadas de neve e gelo que cobrem esses nevados e que todos somos tão frágeis perante uma avalanche, por exemplo. Lindo paso…
Assim que cheguei, depois de comemorar a conquista, ganhei um belo pedaço de chocolate do Emerson… Como aquele pedaço de chocolate caiu bem…
O Elio, o Alberto (o Basco) e o guia Vladimir seguiram antes pois os três fariam outro paso de 5000m naquele mesmo dia. Era o Paso Santo Antônio. Os demais trekkings, inclusive eu, não topamos essa dureza e ficamos no Paso esperando a Sarah e o Dmitri chegarem para seguirmos ao acampamento com o nosso outro guia (e cozinheiro) Francisco (Pancho). Ao esperar, comecei a sentir muito frio quando meu corpo começou a esfriar, tanto que dei uma corridinha para aquecer (isso mesmo, a 5000m de altitude dei uma corridinha…).

 

IMG_3871-2

 

Quando eles chegaram, começamos a descer o paso. Meus Deus! O quanto foi fácil a subida, foi difícil a descida… Uma ribanceira de tamanho maior… Que medo de escorregar e parar lá em baixo… Ficamos quase 1 hora para descer o desnível de 600m… Mas a vista! Que lindo vale…

De repente olho para o Paso Santo Antônio e vejo pontinhos pretos andando no cume e digo a todos: “são eles, vejam lá! Os meninos, aqueles três pontinho no cume!!!”. E né que eram eles mesmo? Pena que na foto não dá pra ver, mas dá pra ver a trilha que eles fizeram…

Lá de cima o Elio tirou essas maravilhosas fotos:

 

 

 

Depois só descida até o acampamento Guanacpatay a 4300m de altitude, por um lindo vale… O guia Francisco me acompanhou o tempo todo… Cheguei no acampamento meia hora antes que o Elio, eles foram muito rápidos na subida do Paso Santo Antônio…
Hoje deu 7 horas de caminhada…

 Morro do Elefante

 

Jantamos, carne pela primeira vez no trekking, conversamos um pouco e fomos dormir…

8 comentários sobre “Cuyoc, Trekking Huayhuash dia 5

  1. Os caminhantes

    Olá amiga!
    Nossa! Realmente, correr há 5.000 metros não é para qualquer um… admiro!!!
    O paso é lindo e não percebi nas outras postagens, mas o céu parece ainda mais azul neste pedaço, ou é impressão minha?
    Lindas fotos, deve ser difícil escolher qual postar!
    Bjos!
    Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *