Chapada Diamantina – Cachoeira da Fumaça, Brasil

23 de dezembro de 2012

Acordamos as 7:30h tomamos café na Pousada Canta Galo e saímos para o trekking para a Cachoeira da Fumaça. A pousada fica próxima a entrada da trilha. Na entrada há uma Associação de guias onde você faz seu registro e pode doar alguns reais para a manutenção da trilha. A primeira hora da trila é só subida. Subimos devagar e não cansamos. Nem senti que subimos tanto (400 m de desnível). Lá de cima a vista é linda. Para o lado direito vê-se o Morrão e para o lado esquerdo o Vale do Pati. Depois são mais 1h andando em nível sobre um plato de pedras. Muito sol e nenhuma fonte de água. Use protetor, bonés e leve água.

 

Trilha para a Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

 

 

 

 

 

 

 

Chegando a cachoeira observamos o nível do Rio Fumaça que estava muito baixo, praticamente seco! A cachoeira estava totalmente seca. Estamos na pior seca dos últimos anos aqui na Bahia. Mesmo sem uma gota de água, a vista é linda. O cânion e os paredões impressionam. Cuidado ao se chegar a borda das pedras, pois um deslize você despenca até lá embaixo.

 

 

Travessia do rio seco da Cachoeira da Fumaça

 

 

 

 

 

 

 

Fomos comer nosso
lanche, dentro do leito vazio do Rio Fumaça, local que nos rendeu
belas fotos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltamos em 2 h também, pois a descida força mais nossos joelhos que não andam muito bem… Ao chegarmos paramos num barzinho, nos deliciamos com água-de-coco e cerveja e comemos um delicioso pastel de palmito de jaca.

 

 

 

 

 

Chegando na pousada tomamos um banho e depois saímos para jantar comida caseira da Dona Beli uma ótima refeição por R$ 10,00. Voltamos a pousada e fomos dormir!

2 comentários sobre “Chapada Diamantina – Cachoeira da Fumaça, Brasil

  1. Os caminhantes

    Olá amiga!
    Em muitos lugares que estou lendo, a seca tomou conta mesmo…
    Senti muita diferença nos atrativos comparando as duas épocas que fomos: em outubro de 96 e depois em janeiro de 2008. A quantidade de água na Cachoeira da Fumaça era bem diferente, temos fotos com o leito do rio bem cheio, já em 2008, está bem seco. É um alerta para os próximos anos, se continuar assim… uma pena…
    Beijos!
    Marcia

    1. Expedição Andando por aí...

      Uma pena mesmo! No meu caso peguei o leito do rio literalmente seco. Não havia uma gota sequer caindo na cachoeira. E isso que dezembro, a partir do dia 15, começaria a época das chuvas… Não pegamos nenhum dia de chuva até o dia 31 de dezembro. Uma tristeza! E pior, as queimadas estão avançando na mata… Torço para os animaizinhos se salvarem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *