Praia do Sono, Antigos e Antiguinhos – Brasil

 

16 de abril de 2013

Acordamos cedo e depois do ótimo café da manhã na Pousada Eliconial seguimos até a Praia de Laranjeiras, condomínio fechado ao sul de Paraty. A estrada para Laranjeiras é a mesma para Trindade, mas em uma bifurcação segue para esquerda. Logo depois vem a primeira portaria do condomínio fechado. Lá perguntam aonde você vai e é só dizer que vai fazer a trilha para a Praia do Sono. O segurança explica onde deixar o carro na Vila Oratório, no final da rua onde há uma praça, no início da trilha. Ainda a caminho da Vila Oratório há ainda outra portaria do condomínio, essa sim para apenas convidados dos condôminos.

A trilha é bem demarcada, as vezes chega a ser um caminho de tão larga. Ouvi dizer por lá que na virada do ano foram mais de 6 mil pessoas para a Praia do Sono e que por causa disso os administradores do condomínio estão estudando a hipótese de reabrir uma antiga estrada de acesso a Praia do Sono que está desativada, pois esse estrada está em uma área de reserva. Tudo isso para diminuir o fluxo de carros e pessoas passando perto do condomínio nessas épocas de festas…

Levamos um pouco mais de 1h de trilha para chegar na Praia do Sono. Lá há uma linda vila de pescadores, alguns restaurantes simples e mercearias. No final da praia há um rio maravilhoso para o banho! Evite caminhar pela areia, pois é muito fofa e cansa demais. Siga na ruela entre as casas do vilarejo e sinta a comunidade local, sempre amistosa com o visitante! Fica a dica!

 

 

 

 

Depois de passar esse rio já pode-se ver o início da trilha até a Praia de Antigos. São mais 45 minutos de trilha. A primeira parte da trilha está horrível, pois é uma subida forte e a água corre pela trilha, erodindo-a. Mas garanto que vale a pena o esforço!

Vista da Praia do Sono na subida para a Praia de Antigos
Antigos é linda! Também tem um rio que corta a praia. E como era um dia de semana comum, estava totalmente vazia!

 

 

 

Mais 10 minutos de trilha e chegamos a Praia de Antiguinhos, menor e muito mais linda (como se isso fosse possível…)!

 

 

 Voltamos pela mesma trilha e agora visualizando as paisagens do lado contrário, que também tem suas surpresas e magia.

 

Voltamos a Paraty, jantamos no Galeria do Engenho e fomos descansar…
Diz pra mim, que belo dia, hein?

2 comentários sobre “Praia do Sono, Antigos e Antiguinhos – Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *